UM OLHAR PARA O NOSSO MERCADO

A Abracorp realizou, no último dia 30 de setembro, mais uma reunião entre os Associados. O encontro foi no Hotel Clarion, da Rede Atlantica, em São Paulo, um dos três parceiros do evento. Os outros dois foram Gol e Azul.

Nossa agenda tem se dedicado a entender o mercado além dos nossos números do BI, que preparamos mensalmente. O último que divulgamos foi o de agosto, no qual ficou demonstrado que as viagens corporativas mantiveram o ritmo de recuperação no mês. O setor chegou a crescer o faturamento 11% em relação a julho. É um ritmo constante. O segmento faturou R$ 390 milhões, contra R$ 351 milhões em julho.

Essa é a grande fotografia. Conversando com os nossos parceiros, entendemos a fundo o que está se passando com duas companhias aéreas e com os hotéis. A Gol, por exemplo, apresentou números animadores. Um deles é o dedicado à malha de setembro, que registrou 1.755 voos a mais, um crescimento de 15,3% em relação a agosto de 2020. A malha de outubro 2021 já retoma 60% da oferta (voos, assentos e ASK) ao comparar com o período de 2019 (pré-pandemia, Yo2Y).

Outro recado veio da Azul, ao destacar que recuperação está atrelada ao crescimento do mercado corporativo. A constatação da companhia aérea é que, mais importante do que o bom sinal de recuperação da ocupação de assentos, é o valor médio da passagem, e esse equilíbrio saudável para todos os agentes só chegará com a retomada do voo corporativo.

Já o hotel Atlantica Hospitality está otimista com o cenário de 2022. Já há sinais concretos positivos em função da movimentação do segundo semestre de 2021. A demanda de viagens corporativas depende de vários fatores, como avanço da vacinação, malha aérea, protocolos de segurança, entre outros, que já evoluíram muito, e isso se reflete nos números de 2021. A hotelaria tem como premissa trabalhar melhor a precificação nas negociações para o próximo ano, que será essencial para o segmento voltar a ter rentabilidade. A expectativa é alcançar em 2022 os números de 2019.

Uma notícia importante foi a adesão à Abracorp da Quickly Travel. A agência de viagens está presente no mercado desde 1998, sendo reconhecida no mercado pela qualidade dos seus serviços. Faz parte do Grupo JTB, um dos maiores conglomerados de turismo do mundo, presente em 39 países e 143 cidades. A agência foi uma das duas subdistribuidoras oficiais de ingressos para os Jogos Olímpicos de Tokyo, tendo também atuado nas Olímpiadas do Rio de Janeiro, em 2016, ao trazer para o Brasil cerca de 1.500 japoneses para assistirem o maior evento esportivo do planeta.

Estamos otimistas com o futuro do setor, após as dificuldades enfrentadas em 2020. E a visão dos parceiros desse encontro demonstra que o caminho para uma ampla recuperação está sendo preparado.

Published by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *