Nosso encontro em Fortaleza, quando falamos do tema “Valor da Distribuição”, no dia 7 de outubro, foi o primeiro presencial desde o início da pandemia, em 2020. Foi um debate rico sobre o tema, essencial às agências que fazem turismo corporativo. O nosso desafio, juntamente com os quatro convidados que fizeram palestras, foi dimensionar o quanto, de fato, custa distribuir qualquer produto ou serviço num mundo digital onde as fontes de conteúdo são variadas e os canais ampliados.
Abri o fórum falando de nossa reunião em março de 2020, que reuniu os nossos associados para avaliarmos a situação que se avizinhava. Tínhamos, como todos, uma noção do que seria o esse período. Na época identificamos seis pontos de atenção: Estrutura e Pessoas, Fonte de Receitas, Custos, Competição – Cooperação para Sobreviver, Clientes e Governança. Para os dias atuais, não mudaria nenhum deles, por estarem na essência de qualquer negócio que queira sobreviver.
Participaram do nosso encontro Elisa Carneiro, da Sabre; Diogo Elias, da Latam; Edmar Mendoza, da Copastur; e Paulo Henrique Pires, da Localiza. Todos eles formam unânimes, logo na abertura, quando instigados pelo Lucio Oliveira, mediador do Fórum, ao falar sobre distribuição. Comentaram a experiência do cliente.
A Elisa, por exemplo, falou da jornada de compra e que a Sabre está no processo para unir as pontas, cliente e agência. O Diogo entende que devemos conhecer o cliente e sua forma de relacionamento com o conteúdo. Já Edmar foi um pouco além, tratou das múltiplas facetas novas dos clientes e que as TMCs devem estar preparadas para atender todas elas. E, fechando o primeiro bloco, Paulo Henrique disse que as agências estão na hora da verdade e que as agências têm que fazer acontecer esse momento.
Gostaria também de ressaltar um pouco sobre a alegria de estar novamente em um evento presencial. É diferente e muito mais rico de ideias. Foi uma oportunidade de reencontrar as pessoas. Andando por Fortaleza, antes do evento, vi, como sempre, como o turismo de negócios movimenta a região durante suas atividades. Vi, novamente, o comércio ativo para atender os visitantes, os hotéis se ajustando com a volta dessa demanda, e assim toda a cadeia de serviços que se beneficia que nossos impulsos. Na parte da tarde, ainda durante a ABAV COLLAB, tivemos 2 workshops muito interessantes que iremos abordar em próximo encontro.
É isso que gostaria de dividir com vocês sobre o nosso fórum. A força da distribuição é tornar tudo isso viável por intermédio de experiências positivas para todos os envolvidos. Acho que conseguimos. Neste link https://www.youtube.com/watch?v=7bjbnhxWDxc você vai encontrar a íntegra do nosso encontro em Fortaleza, no Business Travel Day Abav Collab 21. Nosso encontro, além de presencial, foi também virtual, e teve o patrocínio da Localiza e o apoio do Sabre, parceiros fiéis de nossos eventos.
Published by