por Gervário Tanabe, presidente executivo da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas
No final do mês de outubro, demos o primeiro passo para a realização do projeto de criação do grupo Client Advisory Board, que, como uma instância da sua nova governança, tem como objetivo ampliar os canais de diálogo entre os clientes e a entidade.
Fazem parte do primeiro grupo de clientes executivos da BUNGE, KPMG, IT´S INFORMOV e PETROBRAS. Segundo Tanabe, esse canal oficial de comunicação é uma iniciativa inédita que vai fortalecer o relacionamento e a cooperação mútua.
O tema é tão relevante para nós que foi tratado separadamente de outro foco estratégico desta diretoria, o de GOVERNANÇA & COMPLIANCE, que tem como um dos pilares o Canal Transparência, reconhecido como uma das melhores práticas de governança e compliance do mercado.
Ouvir o cliente de forma estruturada é um avanço importante. Mais ainda é dar voz a essas contribuições. É um aprendizado que construiremos juntos com esses primeiros executivos.
Na mesma semana, outro tema movimentou nossa agenda. Divulgamos os resultados do 3 Trimestre deste ano. Voltamos a crescer. Mantivemos nosso ritmo de recuperação e fechamos o terceiro trimestre de 2022 com um faturamento de R$ 3,3 bilhões, 11,6% superior ao mesmo período de 2019, antes da pandemia da Covid-19. Em setembro, foram R$ 1,196 bilhões, contra R$ 996 milhões em igual mês de 2019.
Uma boa notícia, entre muitas, é que o segmento aéreo internacional começa a consolidar uma recuperação também. Embora alguns destinos ainda estejam com oferta razoavelmente menor, a retomada pode ser constatada pelos últimos números. Enquanto tivemos no 2º tri 2022 queda de -35% em relação a bilhetes emitidos no mesmo período de 2019, o 3º tri 2022 já apontou um distanciamento menor (-27%), refletindo essa recuperação.
Os dois temas, Grupo de Clientes e resultados, se unem adequadamente. O mercado pós-pandemia é outro, sabemos. Já construímos um aprendizado coletivo com os nossos associados, que diariamente dividem suas experiencias em nossos grupos. Mas ainda há um caminho para um mercado demandante. Encurtar essa jornada é um dos papeis do Grupo de Clientes. Estamos otimistas com a inciativa.
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