by Siderley Santos, presidente do CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO ABRACORP
Realizamos a nossa Reunião de Associados Abracorp, na semana passada. É uma importante instância de nossa governança, que amplia os horizontes de nossas pautas e alertas.
Essa edição, além de uma pauta robusta, foi marcada por uma importante renovação, que notamos nos novos rostos que representavam associados tradicionais.
Estamos em um momento muito importante da Abracorp, avaliando temas profundos de nossa agenda. Não explorarei esses temas nesse espaço. Vou dedicá-lo à participação do Guilherme Dietze, Presidente do Conselho de Turismo da Fecomercio-SP no nosso encontro.
Duas mensagens importantes que destaco: a primeira é que os principais indicadores da economia, no curto prazo, estão performando muito bem, porém por um tempo limitado, segundo esses mesmos indicadores; o outro tema importante é o histórico registrado de como o turismo corporativo contribui para o mercado como um todo. Guilherme apresentou um estudo demonstrando que, em 2011, o nosso share em faturamento era de 53% e hoje é de 62%. Grande parte desse volume atual se deve ao aumento dos preços das passagens aéreas.
Ele falou ainda que tivemos uma queda vertiginosa em 2020 e 2021 quando caímos para 29% e 31%, respectivamente. Foram os fatídicos anos da pandemia.
Este ano, nossas projeções apontam para um faturamento do setor corporativo de R$ 15 bilhões. As margens ainda são pequenas, de toda a forma.
Para 2025, entendemos que o mercado manterá o crescimento, e a notícia boa é que o setor de eventos tem demonstrado bastante vigor.
Esta foi a nossa reunião. Agora, estamos nos preparando para o encontro de final de ano, que acontecerá em novembro, em Campinas (SP). Vamos ver o que nos espera.
Published by