Agenda com MTur

Vinícius Lages permanece como Ministro do Turismo. Valdir Simão assumirá a Controladoria Geral da União. Em ambos os casos, credencias técnicas os qualificam como parceiros do trade.

A experiência de Vinícius Lages junto aos organismos internacionais do setor, com destaque para a sua atuação junto à OMT e marcante presença como Diretor de Turismo e Relações Internacionais do Sebrae, refletiram positivamente na atual gestão do MTur, exercida por ele com sensibilidade e apoio às demandas que nos mobilizam, especialmente àquelas relacionadas a projetos de capacitação e treinamento profissional.

Designado pelo então Ministro do Turismo Gastão Vieira, como interlocutor com as entidades representativas do trade turístico, Valdir Simão revelou compreender a importância socioeconômica da atividade, além de reiterar a sua competência administrativa, adotando sempre a transparência como modelo de gestão pública.

Ética, responsabilidade, comprometimento, transparência, inovação, serviço e qualidade são os valores abraçados pela Abracorp, os quais trilham o rumo da entidade e constituem referência para o aprimoramento constante do relacionamento mantido com os clientes, os fornecedores, os pares, a imprensa e, certamente, também com as autoridades públicas.

Por isso, convergência de propósitos e perspectivas de avanço significativo pautam as expectativas da reunião entre Abracorp e MTur já agendada para este mês de janeiro. Um passo importante para consolidar a política setorial, direcionada a elevar constantemente aos patamares da excelência competitiva o padrão de qualidade dos serviços prestados e consumidos no mercado de viagens corporativas.

Edmar Bull

Conspiração de Natal

Nesta época do ano tudo parece conspirar para que façamos um balanço dos acontecimentos; uma avaliação dos resultados e a revisão dos planos futuros.

Foi com esse espírito que eu revisitei os posts que, desde 2013, ocupam o Espaço Abracorp. Pude então constatar a predominância de três temas abordados e sempre os mais comentados: “Tecnologia”, “Treinamento” e “Capacitação”.

Foram esses os eixos que nortearam nossas conquistas associativas e, cada vez mais, alicerçam a força da nossa união e convergência de propósitos.

Os resultados falam por si. No primeiro trimestre de 2013, para citar apenas um de vários exemplos, as agências associadas Abracorp juntas mantinham 8.700 postos de trabalho. Em igual período de 2014, conseguimos ampliar os resultados (18,3%), com praticamente a mesma quantidade de colaboradores: 8.716. Ou seja: atuando com o mesmo foco, “Tecnologia”, “Treinamento” e “Capacitação”, alcançamos notáveis ganhos de produtividade. E o melhor é que nós não estamos sozinhos.

Em recente entrevista para o site Panrotas, comentando sobre a bem-sucedida negociação da consolidadora Rextur Advance com a operadora CVC, Marcelo Sanovicz foi lapidar referindo-se ao fato como um “movimento natural de crescimento, rumo às melhores práticas de governança da indústria”. Ele ainda completou: “Continuaremos investindo cada vez mais em tecnologia e pessoal, para melhorarmos cada vez mais nossos serviços para os agentes de viagens de todo o País. Estamos muito motivados”.

Quanto aos planos futuros, estejam certos de que continuaremos ecoando este mesmo mantra, seguros de que o sucesso do setor de viagens e turismo como um todo – incluindo não somente as agências e os fornecedores, mas também, e cada vez mais, os consumidores –, conspira a nosso favor.

Feliz Natal!

Edmar Bull

O melhor de todos os tempos

Distinção como essa não é comum de ouvirmos todos os dias. Pois foi essa a frase que resumiu o sentimento coletivo dos representantes de todas as agências de viagens associadas presentes à nossa Convenção internacional da Abracorp, realizada em Santiago, no Chile, neste ano conturbado, pelos descompassos da Copa do Mundo e das Eleições 2014.

O evento, que foi patrocinado pelo Grupo LATAM Airlines e pelo Turismo do Chile, além de contar também com o apoio da Travel Ace Assistance e da Imaginadora, proporcionou o ambiente ideal para compartilharmos as nossas reflexões sobre os resultados obtidos este ano e sobre os projetos para 2015. Em foco: a superação dos desafios futuros requer decisões no presente, alinhadas às diretrizes traçadas no passado, que garantem cada vez mais a conquista de metas e, não raro, ganhos de competitividade.

Refiro-me, sim, à expressiva e crescente importância dos dados divulgados trimestralmente pela pesquisa de vendas da Abracorp, reconhecida como referência setorial pelos fornecedores, imprensa e corporações dos mais variados portes e ramos de atuação.

Uma audiência que também tende a evoluir com a tendência do aumento de empresas que nascem ao longo da década:

310120141

Do mesmo modo, as responsabilidades e as exigências de competências só fazem aumentar a demanda por inovações e espírito empreendedor. Mas, certamente, há quem possa, com razão, lembrar que parcela significativa (cerca de 50%) das empresas que nascem, fecham as portas depois de três anos no Brasil. Não são esses os percentuais que se aplicam às associadas Abracorp. Longe disso, vislumbramos, no horizonte do segmento, mais, novas e melhores oportunidades de negócios; para quem, é claro, souber como aproveitá-las. Entre elas, MICE tecnologia, treinamento e gestão sob o foco dos clientes.

Edmar Bull