Os números não mentem

Segundo o relatório do Centro Universitário Senac – São Paulo, desenvolvido sob a coordenação do professor Hildemar Brasil e referente aos Indicadores Econômicos de Viagens Corporativas, “os gastos das empresas com viagens corporativas se ampliaram no período compreendido entre 2011 e 2013.  A melhoria da produtividade observada no estudo demonstra a preocupação das empresas fornecedoras em qualificar cada vez mais seus colaboradores, visando obter maior competitividade no mercado globalizado através de uma eficiente prestação de serviços. Fica demonstrado, mais uma vez, que as viagens corporativas induzem ao crescimento econômico da cadeia produtiva de fornecedores e de clientes na geração de postos de trabalho”.

De acordo com este mesmo estudo, o emprego direto no setor cresceu a uma taxa de 5,42% em 2013, se comparado ao ano anterior.

O documento também aponta que “o setor de tecnologia demonstra sua boa performance em consonância com as tendências de inovação e pesquisa, voltadas para o desenvolvimento de ferramentas adequadas ao setor”, ressaltando que este segmento “possui uma transversalidade e que, por consequência, qualquer tendência registrada tem um poder multiplicador nos demais”.

As agências de viagens associadas à Abracorp, que movimentaram, em 2013, algo próximo de 40% do volume estimado pelo IEVC, espelham esta tendência e confirmam a expectativa de aumento de concentração da demanda em 2014.  

Considerando que, em 2013, o Brasil registrou crescimento do PIB de 2,2% – a média mundial do PIB no mesmo ano foi de 3,5% e a média dos países emergentes foi de 5% -, o crescente desempenho das associadas à entidade atesta que estamos no rumo certo, atendendo às necessidades e superando as expectativas de clientes cada vez mais exigentes, porém satisfeitos com a prestação dos nossos serviços.

Gol de placa


ABAV 2013 - Abracorp

A parceria estratégica que foi firmada pela Abracorp com a ABAV Nacional, envolvendo a criação do espaço de exposição Ilha Abracorp (foto), dedicado ao mercado de viagens corporativas e tecnologia, atrai crescente e empolgada participação de compradores sediados no Brasil e no exterior. 

O vigoroso ambiente de negócios gerado, que pautam a conquista dos resultados mensurados, analisados e divulgados pelo Observatório do Turismo, núcleo de pesquisas vinculado à Universidade de São Paulo (USP), é contundente e não deixa nenhuma margem para dúvidas. 

A Gol – Linhas Aéreas Inteligentes, que acaba de renovar conosco o apoio ao bem-sucedido Programa Comprador Convidado, contribuindo com a presença de 1.300 (mil e trezentos) hosted buyers na próxima 42ª ABAV – Expo Internacional de Turismo, em São Paulo, de 24 a 28 de setembro de 2014, merece reconhecimento. 

Os gestores de viagens corporativas, que atuam no Brasil ou em outros países da América do Sul, interessados em participar desta que continuará sendo a maior plataforma de negócios do setor de todo o Hemisfério Sul, poderão em breve preencher o seu formulário de inscrição no site www.abavexpo.com.br.

A compreensão sobre a real importância dessa iniciativa, que é renovada pelo terceiro ano consecutivo, graças à parceria entre ABAV, Abracorp e Gol, revela o acerto de quem acreditou e continua investindo na valorização das agências de viagens como canal de atendimento qualificado e capacitado para corresponder às expectativas dos clientes – satisfeitas por meio da excelência dos serviços que prestamos.

Um verdadeiro gol de placa, que antecipa muitas novas oportunidades de bons negócios para todos os participantes do evento. Porém, não basta que estejamos por cinco dias no Centro de Exposições Anhembi, presentes como expositores ou visitantes da 42ª ABAV – Expo Internacional de Turismo. É preciso arrojo empresarial para obter os melhores e merecidos resultados que o evento pode propiciar. 

Edmar Bull

PS – Na edição de 2013, o Programa Comprador Convidado mobilizou a participação de 800 hosted buyers no evento. Com a presença de 1.300 gestores de viagens convidados, em 2014 alcançaremos mais um novo recorde, que projeta ainda mais em âmbito global a crescente importância da nossa feira internacional de negócios. O mérito é das agências de viagens que compartilham a força da união.

O melhor canal do setor

Os dados divulgados pela Abracorp, que consolida a movimentação do mercado de viagens corporativas no Brasil, incluindo viagens nacionais e internacionais, relativos aos períodos e segmentos (passagens aéreas, hospedagem e locação de automóveis) que permitem obter informações mensuráveis, ganham crescente importância setorial.

Além das coberturas especializadas, que resultam na publicação de matérias jornalísticas com o elevado grau de profundidade, esperado dos veículos do trade turístico, a exemplo do portal de notícias Panrotas, a grande imprensa reconhece a relevância das estatísticas Abracorp, a exemplo do Estado de S. Paulo, do Valor Econômico e da Revista Exame.

Cabe a nós reconhecer o mérito dos jornalistas que identificam fontes confiáveis para produzir reportagens de interesse aos seus respectivos leitores.

Dados foram divulgados na sala Versailles do Grand Mercure São Paulo Ibirapuera, considerado um dos hotéis mais luxuosos da capital paulista
Dados foram divulgados na sala Versailles do Grand Mercure São Paulo Ibirapuera, considerado um dos hotéis mais luxuosos da capital paulista

Clientes corporativos, redes hoteleiras, hotéis independentes, companhias aéreas, locadoras e outros players que compõem o pujante desempenho demonstrado pelo conjunto das agências de viagens associadas Abracorp também agradecem.  Mesmo quando os números apontam percentuais negativos de desempenho, os resultados da pesquisa realizada pela entidade, os quais, desde o ano passado (2013), ganharam recortes trimestrais, além dos já tradicionais relatórios divulgados desde a época do FAVECC, a cada semestre e ano, também são favorecidos.

Em meio às inúmeras análises e reflexões possíveis, quem se debruça sobre os dados pode ter também a chance de antever tendências, de maneira a evitar desvios indesejáveis, alinhar sua política comercial, rever rumos… enfim, acertar. De todas as perspectivas, entretanto, um fato irrefutável é demonstrado ao longo da série histórica dos dados apresentados pela Abracorp. Ou seja: constatamos a crescente demanda pelos serviços qualificados de gestão, prestados por quem entende e sabe como melhor atender às necessidades das corporações, cada vez mais exigentes. Os números Abracorp não deixam margem à dúvida, revelando que contratar a consultoria de uma agência de viagens é o melhor negócio.

Para o ano de 2014, apesar das especulações em sentido contrário, arriscamos afirmar que nós podemos crescer, assim como nos anos de 2013 e 2012, à base de dois dígitos percentuais. Dois dígitos sobre um total de, precisamente, R$ 13.043.527.205,00 bilhões, registrado em 2013, representam, com transparência e segurança, parcela significativa da força acumulada pelo conjunto das agências de viagens. Agências que investem em capacitação profissional, utilizam recursos tecnológicos compatíveis ao perfil de cada cliente e compõem o melhor canal do setor, posicionadas como as responsáveis pelo sucesso dos negócios de quem compra e vende viagens.

Na dúvida, independente do porte, do ramo de atividade ou da área de atuação dos clientes, a certeza que todos podem compartilhar, com base nas estatísticas Abracorp, é que os serviços prestados por uma agência de viagens sempre são a melhor opção para quem almeja, com toda a razão, usufruir a melhor relação custo-benefício.

Edmar Bull