Venda direta?

A adoção da política de vendas diretas ao cliente final é apontada como um dos fatores que explicam o baixo desempenho nas vendas da Accor (8,9%), líder no market share geral das vendas Abracorp no terceiro trimestre de 2013 e a rede com a maior oferta de UH´s no mercado brasileiro.

Pela primeira vez, a pesquisa também abrangeu a questão demanda x oferta e revelou as transações da Abracorp sobre o total de Unidades Hoteleiras (UH’s) disponibilizadas pelos meios de hospedagem. Com 22.569 UH’s ou room nights, o indicador apontou forte presença da entidade na rede Promenade, cujo volume de transações efetuadas foi de 19,9%. Windsor (19,5% – 52.698 UH’s), Intercity (16,7% – 39.222 UH’s) e Atlantica (16,6% – 198.221 UH’s) aparecem logo em seguida.

Durante o trimestre, no Brasil, a diária média praticada pelos empreendimentos hoteleiros diminuiu 5%, girando em torno de R$ 245. Entre julho e setembro, o segmento totalizou mais de R$ 662 milhões.

Com incremento de 12% no preço das diárias, cuja tarifa média foi de R$ 530, o segmento hoteleiro internacional reiterou a força dos hotéis independentes, que registraram participação de 49% nas vendas da Abracorp, bem à frente de “outras redes” (27,5%), Accor (11,5%) e brokers (4,9%).

Edmar Bull

Serviços agregados

Locação

Em âmbito brasileiro, o segmento de locação de automóveis movimentou quase R$ 48 milhões no último trimestre, conforme demonstra a pesquisa Abracorp. A Localiza se manteve como líder absoluta, respondendo por 56% das vendas no mercado corporativo. A Hertz (20%) aparece em segundo lugar, seguida por “outras” (11%), Unidas (7%), Movida (4%) e Avis (2%).

A diária média praticada no terceiro trimestre de 2013 caiu 10%, aproximando-se dos R$ 146.

Transfer

O segmento de transfers nacional também foi positivo neste período. Empresas como a Shift e a CEP, por exemplo, tiveram bom desempenho e estiveram envolvidas em 36% e 14%, respectivamente, nas vendas efetuadas pela Abracorp. O primeiro lugar ficou com “outros” (38%), enquanto a Masters ocupou a quarta posição (9%).

Mais serviços

Na categoria “serviços”, o setor de eventos novamente ganhou destaque, movimentando mais de R$ 122 milhões em nível nacional e internacional, à frente de “demais serviços” (R$ 53 milhões), lazer (R$ 35 milhões), assistência à viagem (R$ 3 milhões) e cruzeiros (R$ 2 milhões).

O exemplo dos ganhos resultantes de parcerias firmadas com as companhias aéreas recomenda às empresas que compõem a oferta de serviços agregados oportunidade de manterem e ampliarem parcerias com as agências de viagens que atuam no mercado de viagens corporativas.

Medidas simples, de reconhecimento e valorização das agências de viagens, podem ser adotadas em benefício não apenas das 32 associadas Abracorp.

Edmar Bull

O futuro das agências

Interessante observar a visão do cliente, que reitera: “eu tenho a razão, sempre”. Isto é: a verdade.
Mais interessante é observar o cliente, também repleto de razão, reconhecer como cresce a importância e a influência da tecnologia, incluindo redes sociais, no aprimoramento da política e da gestão de viagens corporativas.
Possuir dados estatísticos confiáveis; relatórios gerenciais customizados; força comercial, flexibilidade de negociação, recursos tecnológicos de BI, analisados com rigor profissional, entre outros fatores relacionados à política e gestão de viagens, contribui com os melhores resultados. Ou seja: sob a ótica do Cliente, é a Agência de Viagens Corporativas, TMC na sigla em inglês, quem presta serviços que são explicitamente reconhecidos como essenciais e cada vez mais. Portanto, com um presente promissor e um futuro ainda melhor.
No Brasil há centenas ou até mesmo milhares de agências de viagens que atendem o mercado de viagens corporativas, da iniciativa privada e do setor público, atuando em todos os segmentos e nichos, influindo positivamente nos avanços sociais, econômicos, ambientais e culturais.
Ao referenciar máxima eficiência e eficácia em gestão de viagens corporativas, a Abracorp estimula ganhos crescentes de eficiência e eficácia. Com isso, ela cria oportunidades para a adoção de melhores práticas e excelentes negócios. Por isso, o cenário, dinâmico por natureza, acelera o ritmo.
Rumo aos anseios da mobilidade, a sinergia entre fornecedor, agência e cliente corporativo garante a interminável busca pela excelência de qualidade.
Assim avançamos.
Edmar Bull