Em maio, a Abracorp divulgou os resultados da sua primeira pesquisa trimestral de vendas. Com essa iniciativa buscamos agregar cada vez mais prestação de serviços para o setor como um todo: as próprias agências de viagens, os clientes corporativos e os diferentes fornecedores.
As estatísticas setoriais revelaram que a Gol Linhas Aéreas assumiu a liderança no mercado doméstico, totalizando R$ 414,268 milhões em vendas registradas pelas agências associadas, com 34,5% do market share Abracorp. A TAM ficou logo atrás, acumulando R$ 395,6 milhões (32,9%). Nas viagens internacionais, a TAM manteve a liderança e movimentou R$ 145.720.886,00, com a tarifa média de R$ 2.821,38.
No que concerne ao segmento hoteleiro, o valor da diária média subiu em media 38% no mercado nacional e 45% no internacional. O destaque ficou por conta dos hotéis independentes, que totalizaram movimentação recorde de R$ 201.737.630 concentrando 41,8% do market share Abracorp, à frente das redes Atlantica (R$ 42.837.441,00) e Accor (R$ 42.381.210,00), que ocuparam a segunda e terceira posição no ranking, respectivamente. Os meios de hospedagem independentes também foram os mais procurados nas viagens para o exterior, superando 61 mil room nights, com movimentação de R$ 32.068.417,00 e representação de 51% do total entre as agências de viagens associadas à Abracorp.
A pesquisa também apontou que a Localiza continua líder no setor de locação nacional, respondendo por 59,7%, com a diária média de R$ 138,94.
Para o próximo trimestre, a expectativa é que a movimentação do setor de viagens corporativas registre queda, principalmente devido à realização da Copa das Confederações. Em contrapartida, haverão mais promoções em todas as rotas.
Dados estatísticos detalhados podem ser consultados no portal www.abracorp.org.br, à partir do link http://www.abracorp.org.br/?url=estatisticas_1s_2013. Vale conferir, analisar e comentar.
Edmar Bull