Transparência dos fornecedores

Nos últimos dias a Air France e a Alitalia lançaram promoção de venda online, com desconto de 10% e 20% respectivamente.
Encaminhamos ofício às duas empresas aéreas e questionamos a falta de isonomia entre os canais de venda, online e off-line.
Em resposta, ambas as companhias afirmam que essas ações, de venda direta, não impactam nas vendas. Por que fazem?????

Quanto pior, melhor!

Melhor ter paciência, analisar cenários e aproveitar as oportunidades. “Crise e oportunidade compõem o mesmo ideograma japonês”, nos ensina Chieko Aoki, a quem agradeço o gentil e agradabilíssimo jantar que nos ofereceu, em sua residência, em homenagem à Abracorp.
Mesmo em cenários de crise ou nas marolas, estar atento às oportunidades constitui iniciativa estratégica de várias corporações. Prospectar mercado e fidelizar clientes familiarizados com os sistemas e os recursos tecnológicos – pragmáticos, exigentes e rápidos – requer investimentos em gestão de viagens.
Ofertar o melhor já não é suficiente. Quando o cenário piora, é melhor enxergar além do que fica oculto nas aparências. Faturar com a venda dos serviços especializados, que já superaram R$ 11 bilhões em 2012 (vejam: http://www.abracorp.org.br/?url=estatisticas-2012), só faz qualificar, ainda mais, as agências de viagens associadas como referência em gestão de viagens de negócios para corporações dos vários ramos e portes.
Investimos em um programa de desenvolvimento de recursos tecnológicos com foco e ganhos no aumento da competitividade. Os empresários ou gestores, que não compartilharem esta mesma perspectiva, ficarão inativos ou deficitários.
Pior para alguns e bem melhor para outros. O mais importante, contudo, é vivenciarmos com competência o crescimento da demanda pela qualidade, que garante rentabilidade para todos os envolvidos: clientes, agências e fornecedores.
Edmar Bull

Transparência: vamos compartilhar!

A cada semana abordaremos um dos temas sugeridos, a exemplo da sugestão que foi postada pelo leitor Adriano Pereira: “Afinal, transparência só é boa da TMC para os outros?”
Transparência é para todos: fornecedores, agências e clientes. Máxima transparência é o que de melhor obtemos quando cliente, agência e fornecedor analisam tabelas e gráficos nos sistemas de Business Intelligence (BI), adotados como recurso à gestão de viagens corporativas. Sonegar ou maquiar informações, portanto, é dar tiro no próprio pé. É perder credibilidade e rentabilidade.
Pior que falta de transparência é a fraude. Em 2006, denunciamos, com grande impacto na imprensa, o golpe do hotel fantasma, que anunciava estar localizado em Ilha Bela (SP), mas exibia a foto de um meio de hospedagem que ficava em outro destino. Tenho arquivado em PDF a imagem do anúncio para encaminhar por e-mail. Quem se interessar, por favor, é só me pedir.
Agir com total transparência, evitar fraudes e obter a melhor relação custo-benefício é o que interessa a todas as pessoas, jurídicas e físicas, que precisam ou desejam viajar. Com os avanços da tecnologia da informação, temos acesso rápido a mais informações. Por isso, mais balizados, os clientes são mais exigentes, as agências mais qualificadas e os fornecedores ainda investem em programas de fidelização e venda direta, em acirrada concorrência virtual.
Enquanto isso, no mundo real, aquela conhecida recomendação “CONSULTE UMA AGÊNCIA DE VIAGENS” renova de importância cada vez mais. Aproveito para renovar, também, meus sinceros agradecimentos à expressiva participação de todos no Espaço Abracorp. Sejam muito bem-vindos!