Copa do Mundo: a seleção no hotel mais luxuoso vai embora cedo

A Arábia Saudita estreou na Copa do Mundo 2018 levando uma goleada de 5×0 do time da casa no estádio Luzhniki, em Moscou. Hospedados em São Petersburgo, os sauditas esfriaram a cabeça em um dos melhores hotéis da cidade. A seleção está no hotel da Copa do Mundo mais luxuoso e bem localizado, do ponto de vista turístico, entre os escolhidos pelas 32 equipes da fase de grupos.

Um dos quartos do Belmond Grand Hotel Europe, base da seleção saudita | Foto de divulgação

O hotel escolhido pela seleção saudita na Copa do Mundo é o Belmond Grand Hotel Europe na esquina da Nevsky Prospekt, a principal avenida de São Petersburgo. Está perto de diversas atrações turísticas. Vários dos 266 quartos deste hotel histórico oferecem vista para a Catedral do Sangue Derramado, um dos muitos cartões-postais de uma das mais bonitas e importantes cidades russas.

Leia mais: Outros três hotéis de luxo em São Petersburgo.

O histórico Grand Hotel Europe em seus primeiros anos, na principal avenida de São Petersburgo | Foto de divulgação

Há 140 anos na avenida aberta por Pedro, o Grande, o glamouroso Grande Hotel Europe conquista já pelo lado de fora, por conta da sua arquitetura art nouveau. Dentro, nas áreas comuns, mármores e vitrais causam as melhores segundas impressões.

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O Mezzanine Café pronto para transmitir todos os jogos da Copa do Mundo | Foto de divulgação

Um de seus restaurantes, L’Europe, é dos mais antigos da cidade e considerado um dos melhores do país. E o Grande Hotel Europe entrou no clima de #VaiTerCopa. Seu Mezzanine Café virou campo de futebol e terá transmissão ao vivo de todos os jogos. Nenhuma seleção escolheu hotel tão fascinante na Copa do Mundo quanto a da Arábia Saudita.

Uma das piscinas do resort Kamelia, que hospeda a seleção brasileira em Sochi | Foto de divulgação

O Brasil optou por um resort de praia no balneário de Sochi, no Sudoeste do país. A seleção está no Swissôtel Kamelia. O hotel de 203 quartos no Mar Negro combina design suíço com praia particular (com pedras em vez de areia), piscinas, spa, bares e restaurantes.

O Mar Negro visto do hotel que abriga a equipe polonesa | Foto de divulgação

A Polônia é vizinha do time brasileiro e hospeda-se no novo Hyatt Regency Sochi, também em frente ao mar. Mas sem praia privativa como o Kamelia.

O hotel na Baía de Gelendzhik, onde está a seleção sueca | Foto de divulgação

A Suécia é outro time às margens do Mar Negro, mais ao Norte, no Kempinski Grand Hotel Gelendzhik. O resort de luxo tem 379 quartos na entrada da Baía de Gelendzhik.

A seleção do Peru está ao lado do aeroporto internacional de Moscou | Foto de divulgação

Os arredores de Moscou foram a região escolhida pelos alemães para defender seu título mundial. Os atuais campeões estão no bucólico Vatutinki Hotel, às margens do Rio Desna. Na mesma região, a Tunísia fica no Imperial Park Hotel and Spa. A França se hospedada no novo Hilton Garden Inn New Riga, também nos arredores da capital russa. Les Bleus estão cercados de verde fora do Centro da cidade. A seleção do Peru é outra distante do Centro de Moscou. Os peruanos optaram pela vizinhança do aeroporto internacional, no caso o novo Sheraton Sheremetyevo.

Outras quatro equipes, Inglaterra, Coreia do Sul, Costa Rica e Croácia, ficam em São Petersburgo e arredores, porém em endereços menos interessantes do ponto de vista turístico do que o Grand Hotel Europe que abriga os sauditas. A Costa Rica, adversária do Brasil no dia 22, está no Hilton ExpoForum, inaugurado ano passado ao lado do Centro de Convenções, fora do Centro. A Croácia escolheu um resort de praia (na realidade, de lago) a cerca de uma hora de São Petersburgo, o Woodland Rhapsody. Há quem prefira montanhas. O Senegal está em um dos resorts de ski mais premiados da Rússia, o SK Royal Hotel Kaluga. E a Colômbia, no Ski Resort Kazan.

Moscow Country Club, base da Bélgica nos arredores da capital russa | Foto de divulgação

Não há consenso sobre qual é a melhor base para o sucesso na Copa. Clubes, hotéis históricos em grandes cidades, resorts de montanha cercados por florestas onde a paisagem é a única distração, resorts de praias… Um terço das equipes optou por ficar em centros de treinamento ou em clubes, onde há mais privacidade. E menos pretexto para comentarmos aqui.

A bandeira da Bélgica na entrada do clube de golfe de Moscou | Foto de divulgação

É o caso da dona da casa, de Portugal, do Irã, do México e da Bélgica, por exemplo. Estas cinco seleções estão baseadas nos arredores de Moscou em centros de treinamento ou clubes, como o elegante Moscow Country Club, que tem um hotel. O country club, que hospeda a Bélgica, é de golfe. É o primeiro campo de 18 buracos do país, aberto no início da década de 1990. Este ano foi também o escolhido pela organização do concurso Miss Rússia.

Durante a Copa do Mundo, vamos mostrar outros detalhes dos hotéis que abrigam as seleções no Instagram e no facebook. Vai ser show de bola ter a companhia de vocês também nas redes sociais!

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Luxo 100% australiano

Cada vez mais, a Austrália se consolida como território fértil na hotelaria de luxo, de Sydney à encantadora Tasmânia. Não bastasse a presença de grandes redes de luxo como Four Seasons e Shangri-la há bastante tempo no país (e a chegada de novas bandeiras, como já contamos aqui), os australianos sabem (e muito bem!) manejar hotéis boutique de verdade, de pequenas propriedades nos arredores de Melbourne a lodges em regiões mais remotas.

Neste cenário estrelado, é preciso destacar a atuação impecável da associação Luxury Lodges of Australia, que reúne indiscutivelmente alguns dos melhores hotéis do país, e com sotaque 100% australiano (o mais famoso internacionalmente é o pomposo Saffire Freycinet na Tasmânia, mas são hoje dezenove hotéis e lodges exclusivíssimos compondo a coleção).

Em diferentes viagens ao longínquo continente, tive a oportunidade de conhecer diferentes hotéis que fazem parte do portfólio e é realmente tarefa difícil encontrar falhas na administração dos mesmos (existem, é claro, mas são mesmo só os olhos mais exigentes que tomam nota delas).  Nesta última viagem ao país, em abril passado, tive o prazer de ser convidada a me hospedar em dois outros hotéis que são parte da estrelada coleção: o inesquecível Emirates One & Only Wolgan Valley, a cerca de 3h de carro de Sydney, e o adorável The Louise, em Barossa Valley, nos arredores de Adelaide. 

Picnic impecável entre cangurus no Wolgan Valley. Foto: Mari Campos

A propriedade no Wolgan Valley é fora de comparação, não apenas pela paisagem arrebatadora que a rodeia como pela excelência em acomodações e serviço – opera em sistema all inclusive e é (ainda) o menor One&Only em funcionamento no mundo.  O casamento das excelências em serviço e acomodações das duas bandeiras – One&Only e Luxury Lodges of Australia – dá  muito samba e resulta, não à toa, numa tremenda propriedade que anualmente leva prêmios como a melhor do país. 

Conto muitos detalhes de minha estadia lá neste texto aqui para o Estadão, mas vale destacar que, além da bela gastronomia (bem acompanhada por diversos vinhos australianos incluídos na diária), das atividades diárias incluídas, dos quartos todos em sistema vila (e enormes! sempre com piscina privativa) e da excelência também na entrega das atividades cobradas à parte, o hotel entrega mais close encounters com a vida selvagem australiana que qualquer outro (incluindo cangurus e wombats todos os dias literalmente ao redor das vilas). Um hotelaço daqueles difíceis de superar – e, extremamente bem administrado, reúne de casais em busca de sossego e romance a famílias com crianças pequenas sem nenhum stress ou ruído. 

O padrão Luxury Lodges of Australia garante instalações de primeira, serviço primoroso e gastronomia caprichada. Vistas caprichadas são também fator importantíssimo – o que dizer, por exemplo, dos apartamentos debruçados sobre a Grande Barreira do adorável Qualia, nas Whitsundays?

Piscina com vista para os vinhedos: yes, please. Foto: Mari Campos

Para quem busca romance e uma bela escapada enoturística, o The Louise é matador: um idílico lodge rodeado pelos vinhedos de Barossa Valley, uma das mais importantes regiões vinícolas do mundo (e lar de mais de uma centena de vinícolas e de restaurantes deliciosos), a apenas uma hora de carro de Adelaide. São apenas 15 luxuosas e enormes suítes, cada qual com seu terraço e total privacidade entre elas. 

O design é contemporâneo mas com detalhes de arte e design que não conflituam nem um pouco com a bucólica paisagem dos vinhedos ao redor. Banheiros enormes (com direito a ducha, banheira e chuveiro externo separados), vinho fortificado e outras amenidades cortesia e café da manhã à la carte servido todos os dias direta e romanticamente na suíte estão incluídos em todas as diárias.  O The Louise é também parte da associação Relais&Chateaux, que chancela também a alta qualidade de seu (pequeno e premiado) restaurante Appellation. 

Minha crítica ao The Louise? As atividades cobradas são extremamente overpriced – como o “café da manhã com cangurus”, que eu experimentei em abril e, na minha opinião, não vale nem um tico dos absurdos 250 dólares cobrados pelo passeio.

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Hotel Esencia Tulum Playa del Carmen Riviera Maya

Moda e hotelaria de luxo se encontram na Riviera Maya

Grifes de moda já viraram hotel há algum tempo e Armani Hotels e Palazzo Versace são apenas dois bons exemplos de alta costura aplicada à hotelaria de luxo. Com o delicioso Esencia, escondido em uma pequena baía em Tulum, aconteceu o contrário. O hotel boutique na Riviera Maya acaba de virar moda com roupa grifada à venda em lojas de departamentos nos Estados Unidos.

Hotel Esencia Tulum Playa del Carmen Riviera Maya
A baía da Riviera Maya que abriga o Hotel Esencia e seus hóspedes famosos | Foto de Carla Lencastre

O estilista de Michele Obama inspirado pelo Hotel Esencia, na Riviera Maya

Encravado entre Playa del Carmen, balneário movimentado, e Tulum, praia com ruínas maias, o Esencia há uma década espalha suas espreguiçadeiras pela areia banhada pelo Mar do Caribe. Em 2014 foi comprado pelo dono atual, o empresário e colecionador de arte Kevin Wendle, que passou um ano e meio renovando o hotel. Desde então, Wendle coleciona também hóspedes famosos (principalmente artistas de Hollywood) e prêmios de revistas e sites especializados. Logo depois de concluída a reforma, o estilista Jason Wu costurou a sua parte para o Esencia entrar no radar de quem procura luxo fora da trilha mais batida.

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Nascido em Taipé, criado em Vancouver e baseado em Nova York, Wu já era estilista famoso quando se tornou um favorito de Michelle Obama. Ficou ainda mais conhecido. Apaixonado pelo Esencia, escolheu o lugar para celebrar a união com Gustavo Rangel, parceiro de longa data. Com celebridades da moda na lista de convidados e muitas fotos no Instagram, o hotel de luxo na Riviera Maya se destacou no mapa.

Mas o Esencia não foi apenas cenário de casamento para o estilista. Ele lançou agora uma coleção cápsula de roupas de primavera-verão com estampas e desenhos inspirados no lugar. São apenas 11 peças em algodão e seda, como vestidos, saias e camisas. A coleção Jason Wu x Hotel Esencia está à venda em lojas de departamento nos Estados Unidos como Saks Fifth Avenue, Nordstrom e Bergdorf Goodman e na boutique do hotel. O Instagram vai ajudando a espalhar a novidade, com fotos de atrizes e modelos vestindo as novas peças.

Leia mais: Como será a hotelaria de luxo na era covid-19

Hotel Esencia Tulum Playa del Carmen Riviera Maya
Um dos 40 quartos do Esencia: branco é sempre o tom predominante | Foto de Carla Lencastre

Quando o dia não é de festa, celebridades vão a este hotel low profile em busca da paz e da privacidade que só uma praia deserta como Xpu-Ha pode oferecer. Do conforto de passar alguns dias na casa rústica e chique construída por uma duquesa italiana e decorada com obras de arte. Da delícia de ter o melhor da cozinha mexicana a alguns passos da rede na varanda. Do azul-turquesa hipnotizante das águas do Caribe. E de inspiração.

Hotel Esencia Tulum Playa del Carmen Riviera Maya
Inspira, respira: vista para a floresta de um dos quartos do Esencia | Foto de Carla Lencastre

No final do ano passado, o Esencia chegou a 40 quartos e suítes. Não há dois iguais. Em comum, todos têm o branco como cor predominante e muitas janelas que emolduram os azuis do mar e os verdes da luxuriante selva da Península de Yucatán. Alguns oferecem varandas e chuveiros ao ar livre, outros dispõem de banheiras com vista para o Caribe e os jardins. Sempre com uma trilha sonora personalizada. As músicas do hotel foram escolhidas pelo DJ francês Michel Gaubert, especialista em trilhas para desfiles de moda de maisons de alta-costura como Chanel e Dior.

Hotel Esencia Tulum Playa del Carmen Riviera Maya
O verde invade também os banheiros | Foto de Carla Lencastre

Além de novas suítes, o Esencia inaugurou seu terceiro restaurante, Mistura. Instalado em uma palapa (construção com teto de palha) na praia, é comandado pelo chef Dimitris Katrivesis, grego que faz um mix de cozinha peruana e asiática com toques mexicanos. Em determinados meses do ano, o jantar pode até ser servido na areia. Mas não durante a alta temporada, no inverno, porque tartarugas marinhas fazem ninhos em Xpu-Ha.

Hotel Esencia Tulum Playa del Carmen Riviera Maya
Mistura, o mais novo restaurante do Esencia, de frente para o Caribe | Foto de divulgação

O adorável Esencia fica a apenas uma hora de carro ao sul do Aeroporto de Cancún e a um mundo de distância dos resorts all-inclusive da cidade. Não se deixe enganar pelas fotos do casamento de Jason Wu publicadas no Instagram com a hashtag #RangelWu. Rapazes sem camisa servindo shots de tequilla e modelos em vestidos de festa dentro das duas piscinas de frente para o mar estavam no Esencia apenas para a celebração. Até podem voltar, se você organizar uma fiesta por lá. Caso não, o dia a dia do lugar é dos mais tranquilos.

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Para alguma agitação, a 20 minutos de carro ao norte do Esencia fica Playa del Carmen, com barracas de praia sofisticadas, bons e movimentados restaurantes e animadas casas noturnas. Do século 13, as belas ruínas de Tulum estão ao sul, à beira-mar, a 30 minutos de carro. Mas lembre-se que de agora em diante o calor só aumenta, assim como a chuva. O risco de furacões na Riveira Maya é maior nos meses de setembro e outubro. Depois recomeça a alta temporada.

E como a região tem infraestrutura hoteleira impecável para todos os meses do ano, em breve vamos falar aqui sobre outros hotéis da Riviera Maya.

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Liberem o cafezinho nos hotéis!

Faço o check in no meio da tarde, cansada da viagem. Trata-se de uma pousada de luxo no sudeste brasileiro, cheia de mimos. O quarto tem uma varandinha deliciosamente convidativa e – bingo! – uma bela máquina de café espresso, igualzinha à que tenho em casa. Preparo um cafezinho e me instalo em uma das espreguiçadeiras da varanda para curtir o incrível visual montanhoso à minha frente, enquanto degusto uma de minhas bebidas prediletas. Liberem o cafezinho nos hotéis!

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Porque há um detalhe importante nesta equação: apesar de se tratar de uma pousada de luxo, cheia de amenidades, a cápsula de café é cobrada (e BEM cobrada) à parte. E isso não é raridade por aqui, infelizmente; enquanto o uso da cápsula de café nos quartos é gratuito nas propriedades de alto padrão fora do Brasil, a maioria das propriedades similares brasileiras ainda cobra por ela.

Já conversei com muito hoteleiro brasileiro sobre o tema. “Consideramos um produto que é parte do frigobar e por isso deve ser cobrado” ou  “a cápsula de café é um produto premium demais no Brasil para ser cortesia”  foram as razões mais comumente apresentadas. Em um momento em que a imensa maioria dos hóspedes destas propriedades usa regular ou mesmo diariamente estas mesmas máquinas em suas próprias casas, tais justificativas não me convencem.  Hoteleiros, liberem o cafezinho!

Para mim, a questão nem é se é caro ou não cobrarem entre 6 e 12 reais por uma cápsula que chega a custar menos de um terço disso; sabemos do valor agregado e bla bla bla. O ponto aqui é a decisão da gerência de um hotel ou pousada de alto padrão, que cobra mais de R$1000,00 a diária, em não agregar esse item à sua lista de amenidades-cortesia (como boa parte das propriedades do gênero no Brasil já faz com a garrafinha de água mineral na abertura de cama à noite, por exemplo).

Reforço: não estou defendendo que seja uma regra geral para a hotelaria. Cada hotel no seu quadrado. Estou falando da incoerência do fato de muitos hotéis e pousadas de luxo (que cobram mais de mil reais pela diária, que defendem a plenos pulmões a filosofia de “mimar o hóspede o máximo possível” etc) não acharem válido incluírem também ao menos dois meros pares de cápsulas de café no valor de suas diárias. 

Acho ótimo as pousadas de charme brasileiras incluirem farto café da manhã nas diárias. Acho lindo como a maioria agora se preocupa com a customização dos serviços, com os lençóis de muitos fios, com as amenidades grifadas de banho, com o chocolatinho de boa noite. Quando a gente investe alto em uma opção de hospedagem, queremos mais é ter conforto e ser mimados. Por isso mesmo, na minha cabeça, não fez o menor sentido me hospedar em um chalé lindo e cheio de mordomias, que valia R$1250,00 por noite, e ter que pagar extra no check out pelo cafezinho do quarto. 

Please, senhores hoteleiros de luxo no Brasil: liberem o cafezinho nos hotéis!  #freethecafezinho

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Leia mais sobre pousadas brasileiras.

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Os hotéis mais esperados de 2018

Detalhe da piscina aquecida do novo Hyatt de Santiago. Foto Divulgação.

A ILTM Latin America, que aconteceu na semana passada em São Paulo, reuniu alguns dos maiores nomes do turismo de luxo internacional. Destinos, hotéis, serviços e operadores de mais de 65 países se reuniram com travel specialists, agentes de viagem, jornalistas e blogueiros do setor de 8 a 11 deste mês para discutir o mercado e as principais novidades do setor. 

A América Latina continua aumentando o número de viajantes de alto padrão provenientes de países como Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai – e, conforme levantamentos do setor, o montante que eles irão gastar em suas viagens também deverá ser cada vez maior. 

A hotelaria internacional foi destaque absoluto na feira, com muitos balanços e novidades para este ano e o próximo sendo anunciados em appointments, painéis e press conferences. O grupo Hyatt Hotels, por exemplo, anunciou suas seis aberturas deste ano (incluindo Bogotá, Lima, Santiago e Macaé), além de oito outros hotéis já em desenvolvimento nas Américas. 

Detalhe dos quartos 100% renovados do Mandarin Oriental London at Hyde Park. Foto Divulgação.

O grupo Mandarin Oriental trouxe como grande novidade o detalhamento de seu programa de relacionamento com clientes, Fans of MO, já em operação desde março e com grande potencial de destaque dentre programas do gênero. A conclusão da renovação do Mandarin Oriental Hyde Park após 18 meses de reformas, as 22 estrelas Michelin distribuídas em 15 hotéis do grupo e a aquisição e rebranding de hotéis em Santiago e no Caribe também estiveram na pauta trazida por Suzette Deveau, vice-presidente de vendas e marketing para as Américas. O grupo, que tem como meta inaugurar entre três e quatro hotéis por ano, deve colocar em funcionamento até o final do ano propriedades em Dubai, Beijing e Doha. 

A Marriott International Luxury Brands, que tem 8 marcas na hotelaria de luxo internacional (JW Marriott, St Regis, Bulgari, Ritz-Carlton, Ritz-Carlton Reserve, Edition, W e The Luxury Collection), chegou a 380 hotéis em mais de 60 países. Também trouxe o número mais impactante: a rede vai tão, mas tão bem, que abre um novo hotel a cada 14 horas! O ritmo aceleradíssimo faz parte da meta do grupo de acrescentar pelo menos 285 mil quartos ao seu portfólio até 2019 – incluindo os programas líderes da indústria de hospitalidade, Marriott Rewards, The Ritz-Carlton Rewards e Starwood Preferred Guest, que agora somam mais de 100 milhões de membros.  Novos hotéis em Paris, Los Cabos, Beijing, Abu Dhabi, Bangkok, Bodrum, Barcelona, Panamá, Brisbane, Dubai, Costa Rica e até em plena Times Square também foram anunciados. Além disso, sua The Ritz-Carlton Yacht Collection, operação única no mercado hoteleiro, em um projeto que vai de vento em popa – e deve chegar a três iates até 2020.

Detalhe do novo Four Seasons Seychelles, aberto neste ano. Foto Divulgação.

O grupo Four Seasons Hotels and Resorts, líder mundial na hotelaria de luxo, confirmou durante a feira a esperada inauguração do seu primeiro hotel no Brasil, passo fundamental para a expansão da rede na América Latina. O Four Seasons Hotel São Paulo at Nações Unidas abrirá suas portas em outubro próximo (com direito a um bar aberto para o lobby que promete ser o novo hot spot para encontros de turistas e paulistanos).  O projeto ainda conta com 84 Four Seasons Private Residences, as primeiras do grupo na América do Sul.

A rede divulgou também quais são seus dez hotéis mais procurados por hóspedes brasileiros no exterior (Lisboa, Orlando, Nova York, Paris, SurfClub, Miami, Milão, Vail, Florença e Beverly Hills) e anunciou novas aberturas em 2018 (Atenas, Philadelphia, Kuala Lumpur e Bengaluru), além de futuras propriedades a serem inauguradas nos próximos anos em Bangkok, Boston, Belize, Fort Lauderdale, Los Cabos, Madri, Montreal, Napa Valley e Nova Orleans.

 

 

 

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