Antes de entrar na reflexão do tema, quero agradecer a todos os contatos que recebi vindos do meu último artigo, onde me coloquei à disposição do trade para conversar e auxiliar neste momento de crise. Foram dezenas de empresários que me procuraram, a maioria de agências, buscando caminhos. Espero ter contribuido e caso mais alguém queira compartilhar seu momento comigo, acesse o post: Como lidar com a crise neste momento? e pegue meus contatos.
Enfim, introduzindo o tema, pode parecer redundante, mas é sempre bom frisar, sim, estamos vivendo a pior crise de saúde, com impactos na economia, da história. Focando no segmento de Turismo, temos ainda um agravante de sermos um dos mais afetados, devido as regras de isolamento social imposta em âmbito Mundial.
Apesar de termos destinos que estão liberados para receber viajantes, não conseguiremos trabalhar com projeções enquanto não tivermos uma forma de imunização contra o mal, afinal, estamos vendo o “efeito sanfona”, comandado pelo aumentos ou diminuição do número de infectados e mortos. E temos que respeitar, afinal, são 14 mi de infectados e 600 mil vidas perdidas. Um alento vem no número de recuperados, 7 mi, mas ainda não é o bastante.
Sabendo do cenário, vou colocar abaixo algumas orientações que venho aplicando tanto com meus clientes na INSANE Estratégia e Comunicação, minha agência, e no Mochilaí, meu portal de turismo:
Aprenda a lidar com um dia de cada vez
Como já falei acima, vivemos um “efeito sanfona”, portanto, temos que buscar ações de curto prazo e ter a capacidade de analisar e mudar a rota. Você precisa ser ágil como um Jet Ski e não ter a capacidade de viagem de um Transatlântico.
Foque naquilo que você consegue resolver
Apesar de algumas oportunidades, o mercado está praticamente parado, portanto, se você não tem uma reserva, vai ter que selecionar os temas mais urgentes. Foque em buscar o máximo de receita, porém sabemos que o momento é de enxugar os gastos, reduzir seus riscos e construir caminhos para retomar a operação, conforme o mercado for reabrindo.
Trace pequenos objetivos
Assim como você precisa ser um “Jet Ski”, também precisa traçar metas de curto prazo, que podem ser mensais com validações semanais. Ex: manter contato com meu público. Listar contatos quentes para fechar negócio, etc.
Mostre sua cara
Apesar do isolamento, o desejo de viajar existe, ou seja, os clientes estão “namorando” seus destinos preferidos. Portanto, vá à frente da comunicação do seu negócio e dê a informação que seu cliente quer, tire dúvidas, compare soluções/locais, etc. Porém, sempre reforce os cuidados e o comprometimento com segurança e higiene.
Essas são apenas algumas orientações. Quer saber mais? Me siga nas redes sociais @gustavoellero e acompanhe a coluna Mindset.
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