Quando os CVBs dão certo ?

Essa semana na posse da nova diretoria do Recife CVB alguns pensamentos logo pularam à mente: já se passaram 10 anos e, o RCVB é uma entidade de sucesso !

Tenho acompanhado a trajetória do RCVB, minha rápida passagem de quase 2 anos sempre me fez ficar com os dedos cruzados para que a entidade tivesse sucesso e se superasse sempre.

Essa semana, fiquei muito feliz e minha reflexão combina com a fala do querido amigo José Otávio Meira Lins, que deixou a Presidência para dar lugar ao Paulo Menezes:

Quando os Convention & Visitors Bureaux dão certo ? (só 5 razões)

  • representam todos os setores da cadeia produtiva
  • renovam suas lideranças e trabalham em equipe
  • planejam, trazem resultados e prestam contas a seus associados
  • estão sempre ousando e inovando tanto nas estratégias de lazer como de eventos
  • trabalham em parceria ( e não dependência ) com o setor público

Published by

Jeanine Pires

Apaixonada pela indústria de viagens e turismo, há 31 anos atua como líder do setor no Brasil e no exterior. Já Presidiu e foi Diretora da EMBRATUR entre 2003 e 2010; é Diretora da Pires Inteligência em Destinos e, no final de 2022, entrou para a CVC Corp como Diretora de Alianças e Relações Governamentais. Jeanine foi Co-fundadora da startup ONER Travel em 2020 e já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America. Com formação e especialidade em marketing de destinos e economia do turismo, Jeanine faz palestras, cursos e consultorias.

14 thoughts on “Quando os CVBs dão certo ?

  1. Cara Jeanine,

    Gostei dos cinco pontos, resume com exatidão.

    Conheço diversos CVBx brasileiros que lograram sucesso mas Recife CVB é realmente exemplar.

    Um abraço,

  2. jeanine,

    Excelente seu post sobre os cinco pontos que resumem bem o que deveria ser a base de qualquer CVB eficiente. Eu acrescentaria apenas um sexto ponto: perseguir a independência financeira que lhe permita contratar bons e dedicados profissionais capazes de garantir os outros cinco pontos.

    Você que já dirigiu CVBx sabe das dificuldades de se trabalhar com equipes desmotivadas e sem a presença de um bom executivo, por mais que a diretoria seja representativa, competente e esforçada.

    Um beijo.

    1. Ótimo ponto Rui, concordo que é fundamental a independência financeira. No caso do RCVB, sei que o setor privado investe mesmo na entidade, além do Room Tax. Os recursos devem ser para remunerar bem a equipe (diga-se de passagem com perfil bastante específico e merecedor de remuneração adequada) e também para investimentos em projetos.
      Sabe, o ideal é ter um teto de gastos de salários que seja proporcional à arrecadação e, se não existe investimento em executivos não dá pra reclamar que a entidade não funciona.
      Abs,

  3. jeaninne……exatamente e por ai o caminho….são os pontos fundamentais…….por isso tem dado certo o RCVB
    foi muito bom ter participado dessa construção nas primeiras reuniões de formação e discusão do RCVB
    bjs

    1. Milton, me lembro como a participação da Varig à época (lá se vão 10 anos!) foi essencial para que as coisas dessem certo. As cias aéreas são parceiros importantes, sempre entendendo que devem fazer parte de uma estratégia de captação de visitantes e não somente dando descontos em bilhetes !

  4. A independencia financeira, ainda depende muito do room tax. Os responsaveis pela cadeia produtiva, desde o gestor de viagens, a agencia corporativa, a hotelaria, envolvendo desde a equipe comercial, a recepção e o financeiro, precisam, mais do que contribuir, entender o papel da entidade na busca constante de aumentar o fluxo de visitantes no destino. Luta incansavel, mas fundamental!

    1. Toni, é verdade. Todos podem ajudar a melhorar a arrecadação, afinal estão sentindo os resultados do trabalho dos CVBs, sobretudo no setor de eventos.

  5. Jeanine,
    Muito bom ver opiniões sobre o trabalho e sustentabilidade dos CVBx.
    Ainda somos muito jovens no Brasil e temos muito a aprender.
    O seu post nos faz ter a certeza que se hoje o RCVB funciona bem é porque teve uma raiz muito forte no início da sua vida!
    Como disse o Toni, “Luta incansavel, mas fundamental!. Acrescento ainda que temos que ser muito criativos para darmos soluções às barreiras que temos sejam elas financeiras ou operacionais.
    E bola para frente!!!beijo grande a todos!!!

    1. Tati, é isso mesmo! Concordo com você que a inovação e a criatvidade e, sobretudo o apoio de novas tecnologias podem trazer opções de resultados para a atuação dos CVBs

  6. I’ll right away take hold of your rss feed as I can not find your e-mail subscription hyperlink or e-newsletter service. Do you’ve any? Kindly allow me recognize in order that I may just subscribe. Thanks.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *