Vencendo o medo de falar e se fazer notar em qualquer situação

No universo profissional, poucos desafios são tão universais quanto o medo de falar em público. Este temor, que paralisa a imensa maioria, não deve ser visto apenas como um obstáculo, mas como uma oportunidade valiosa para o crescimento pessoal e profissional. Superar esse medo é possível e necessário, especialmente quando consideramos a grande importância da comunicação eficaz em todos os momentos de nossa carreira. 

Para enfrentar e superar o medo de falar em público, trago duas dicas práticas: 

1. Aceitação da Ansiedade: É fundamental reconhecer e aceitar os sinais físicos de nervosismo. Ver esses sintomas como indicadores normais e até mesmo úteis pode transformar a forma como lidamos com o medo que nos contamina. 

2. Transformar ameaça em oportunidade: Encarar cada momento como uma chance de se destacar, mais do que uma ameaça, encare como oportunidades de visibilidade e de colaboração. 

Além de superar o medo, a importância de uma comunicação eficiente no ambiente de trabalho não pode ser subestimada. Ela é a chave para o sucesso em negociações, liderança, e colaboração em equipe. A habilidade de comunicar ideias de forma clara e persuasiva é diretamente proporcional às oportunidades de avanço e reconhecimento profissional. 

 Segundo o LinkedIn Learning, no estudo sobre as habilidades mais requisitadas dos recrutadores em 2024, a Comunicação está no alto do podium. Veja a ilustração abaixo: 

Portanto, é essencial que as pessoas busquem ativamente desenvolver suas habilidades de comunicação. Isso significa praticar regularmente, seja através de cursos, workshops ou até mesmo participação em eventos. Também envolve estar sempre atento às oportunidades de falar em público, seja em reuniões, conferências ou apresentações, transformando cada momento em um exercício prático de aprimoramento. 

Ouça o HUB TURISMO PODCAST que traz esse conteúdo em detalhes à partir de minha palestra na WTM Latin America.

Estudar técnicas de comunicação e aplicá-las consistentemente prepara os profissionais para não apenas enfrentar o medo de falar em público, mas também para se destacarem em suas carreiras. A comunicação é uma competência crítica que, uma vez dominada, abre portas para inúmeras oportunidades e colaborações enriquecedoras. 

Published by

Jeanine Pires

Apaixonada pela indústria de viagens e turismo, há 31 anos atua como líder do setor no Brasil e no exterior. Já Presidiu e foi Diretora da EMBRATUR entre 2003 e 2010; é Diretora da Pires Inteligência em Destinos e, no final de 2022, entrou para a CVC Corp como Diretora de Alianças e Relações Governamentais. Jeanine foi Co-fundadora da startup ONER Travel em 2020 e já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America. Com formação e especialidade em marketing de destinos e economia do turismo, Jeanine faz palestras, cursos e consultorias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *