As viagens dos brasileiros

A pesquisa mensal realizada pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, encomendada pelo Ministério do Turismo vem mostrando pistas importantes sobre a intenção de viagem dos brasileiros. De acordo com os dados de Agosto de 2011, o desejo de viagem dos brasileiros está bastante semelhante ao do mesmo mês de 2010, cerca de 33,7% dos entrevistados disseram que têm intenção de viajar. Destes, 71% dentro do Brasil, e para a região nordeste ( 48,9%) e sul (21,5%), principalmente. Cerca de 26% dos brasileiros manifestaram intenção de viajar ao exterior, 5% a mais que em agosto do ano passado.
Muitos ainda desejam se hospedar em hotéis ( 57,7%) e outros em casas de amigos e parentes (30,2%). E o percentual daqueles que desejam viajar de avião cresceu de 55,5% em agosto de 2010 para 62,5% em agosto desse ano. Grande parte das pessoas, disseram que iriam viajar acompanhados: 86,1%.
A análise desses e outros dados disponíveis, e ainda a comparação com meses anteriores é uma importante ferramenta para entender o mercado nacional e olhar tendências.

Published by

Jeanine Pires

Palestrante e consultora apaixonada pelo turismo com 25 anos de experiência no Brasil e no exterior. Diretora da Pires Inteligência em Destinos e Eventos e Diretora da MATCHER, sua especialidade é marketing de destinos, tendências em turismo e o segmento de eventos. Presidiu a EMBRATUR de 2006 a 2010, onde também foi Diretora de Turismo de Negócios e Eventos desde 2003. Já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America.

One thought on “As viagens dos brasileiros

  1. Bom dia! Não tem muito a ver com o assunto em questão aqui, mas tenho lido sobre todas as coisas erradas envolvendo o Ministério do Turismo, e me sinto envergonhado, quero que saiba que se fosse por eleição pública e aberta o cargo de Ministro do Turismo, o meu voto seria seu Jeanine! Precisamos de gente capaz e séria no NOSSO Ministério! Projetos ótimos que estavam em andamento na Braztoa estão parados por conta destes corruptos, que sequer sabem o que é turismo neste país, quanto mais sua importância! Me desculpe usar seu blog para este desabafo, porém vejo sua preocupação com o crescimento do Turismo, e tomei esta liberdade! Um Abraço, e uma ótima semana!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *