A realidade mudou. O discurso e a prática precisam mudar

Quero ir além de falar que saiu um Ministro e entrou outro. Podemos não concordam com a forma, mas essa é a política, e a realidade. Quem nomeia Ministro é a Presidente da República.
Considero importantes as críticas, elas devem ser feitas e aceitas. Debatidas. A honestidade e postura das pessoas deve ser levada em conta, sem colocar todos aqueles que trabalham no setor público no mesmo balaio. Muitas coisas precisam mudar no sistema público e político brasileiro para que possamos viver uma realidade diferente daquela que vemos hoje.
Mas a pergunta que faço é: qual é a política de turismo, como está o Plano Nacional de Turismo ?
Cada gestão antes e depois da criação do Ministério deu sua colaboração. Muitos programas foram iniciados, e ao longo dos últimos anos diversos avanços foram identificados, enormes desafios ainda existem pela frente.
Entendo que posicionamento das entidades e lideranças do setor não deve depender só do nome do Ministro, mas de qual é sua proposta de trabalho, isso devemos cobrar e conhecer. E colaborar quando for o caso, e criticar quando temos uma posição diferente.
O Brasil vive um momento muito especial, e a responsabilidade daqueles que querem fazer sugestões, que querem melhorar seus negócios, deve ser a da crítica que leve à busca de soluções, à cobrança sobre programas de governo, e a propor ir muito além do que estamos hoje, porque as oportunidades nem bateram na nossa porta, entraram sem pedir licença.

Published by

Jeanine Pires

Apaixonada pela indústria de viagens e turismo, há 31 anos atua como líder do setor no Brasil e no exterior. Já Presidiu e foi Diretora da EMBRATUR entre 2003 e 2010; é Diretora da Pires Inteligência em Destinos e, no final de 2022, entrou para a CVC Corp como Diretora de Alianças e Relações Governamentais. Jeanine foi Co-fundadora da startup ONER Travel em 2020 e já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America. Com formação e especialidade em marketing de destinos e economia do turismo, Jeanine faz palestras, cursos e consultorias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *