2014, 2016, turismo e legados

Amplo e produtivo debate sobre as oportunidades que os mega-eventos esportivos vão trazer para o Brasil e em especial para o turismo. Foi o que aconteceu na Fecomércio SP hoje, 22/11, em evento do Conselho de Turismo e Negócios.

Uma palestra do diretor do Grupo Águia Gilson Novo e uma bancada de debatedores do setor formado por Toni Sando, Ricardo Ferreira, Anita Pires, Robin Johhson e José Estevão Cocco trouxe alguns temas que compartilho aqui:
– os eventos esportivos de 2014 e 2016 devem ser pensados em termos de legado e benefícios após sua realização
– desafios de infra-estrutura, qualificação, roteiros e informações turísticas são importantes para melhorias no turismo a curto, médio e longo prazos
– devemos preparar pessoas e empresas de forma permanente, aproveitando a oportunidade dos eventos e continuar a desenvolver melhorias depois deles
– cuidar das mensagens que o Brasil quer passar ao mundo é fundamental para o avanço do turismo no cenário global e para maximizar os resultados de exposição de mídia desses eventos
– existem muitas oportunidades de negócios antes e durante a realização da Copa do Mundo de 2014, não somente nas cidades-sede, mas nas localidades que vão receber grupos de torcedores, de visitantes estrangeiros, imprensa e que vão integrar roteiros turísticos e de entretenimento entre as datas dos jogos
– lembrar sempre quais foram os compromissos que o Brasil assumiu nas fases de candidatura e colocar em prática dos objetivos do País com a realização desses eventos é ponto essencial para garantir legados para a sociedade brasileira e para o turismo
– sustentabilidade, valores do esporte e qualidade de produtos e serviços são variáveis de grande valor nesse cenário de realização dos eventos e para a indústria de viagens e lazer
– realizar os eventos com a alegria dos brasileiros e com profissionalismo será fundamental para o sucesso dos eventos e a garantia de consolidação dos legados

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Jeanine Pires

Apaixonada pela indústria de viagens e turismo, há 31 anos atua como líder do setor no Brasil e no exterior. Já Presidiu e foi Diretora da EMBRATUR entre 2003 e 2010; é Diretora da Pires Inteligência em Destinos e, no final de 2022, entrou para a CVC Corp como Diretora de Alianças e Relações Governamentais. Jeanine foi Co-fundadora da startup ONER Travel em 2020 e já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America. Com formação e especialidade em marketing de destinos e economia do turismo, Jeanine faz palestras, cursos e consultorias.

4 thoughts on “2014, 2016, turismo e legados

  1. Jeanine, perfeito os pontos levantados neste encontro, que com certeza deve ter sido bastante rico e produtivo. Não resta dúvida que esses eventos representam a grande oportunidade de fazer o turismo brasileiro decolar. Lembro de ter assitido uma palestra sua onde demonstrou dados e experiências de outros paises onde o maior crescimento está posterior a realização desses eventos. Essa união de empresários e parcerias em buscando pensar estratégicamente é perfeito. Obrigado por compartilhar.

    1. Olá Vagner,a idéia é exatamente identificar oportunidades e mesmo gerar parcerias que possam nos ajudar a maximizar os resultados da realização dos grande eventos no Brasil. Pensar sobretudo no pós-evento, no legado e futuros negócios
      Obrigada pelo comentário

  2. Jeanine, sempre acompanho os passos que estamos dando na busca da capacitação, preparação da mente dos principais players da indústria do Turismo e novidades deste tema, através de seus posts. Obrigado por mais um compartilhamento! O vídeo é uma graça e vou compartilhar com o time comercial da empresa em que colaboro. Grande beijo, Filipe

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