2013: crescimento mundial supera expectativas

As projeções de crescimento do turismo mundial foram superadas no primeiro semestre de 2013.

Segundo a OMT – Organização Mundial do Turismo, entre janeiro e junho desse ano, as chegadas internacionais cresceram 5%, chegando a quase meio milhão de viagens ( 494 milhões ).

Como já vinha sendo projetado, a Europa mostrou forte crescimento, de 5% e a Ásia Pacífico 6%. As economias emergentes (+5%) cresceram em média mais do que os avançadas (+4%), sob a liderança da Ásia. As Américas cresceram 2%, com desempenho fraco da América do Sul, que apresentou crescimento médio de 0,3%.

Vale ressaltar que no primeiro semestre desse ano o crescimento dos países da América do Sul foi bastante diverso. Países como Argentina, Uruguai, Venezuela e Chile apresentaram queda de crescimento de visitantes; o Peru foi o país com maior crescimento (+11%), seguido da Colômbia e do Paraguai (+7%).

No caso do Brasil os dados não foram apresentados, e a OMT acredita que o país tem crescimento estacionado. Em 2012 as chegadas internacionais em nosso país cresceram 4,7% em relação a 2011, segundo a entidade.

A projeção da OMT é de que em todo o ano de 2013 o volume de passageiros cresce entre 3,8 a 4% no mundo.

Os países emergentes apresentam os maiores crescimentos de gastos no exterior:

– China: +31%

– Rússia: + 22%

– Brasil +15%

Published by

Jeanine Pires

Apaixonada pela indústria de viagens e turismo, há 31 anos atua como líder do setor no Brasil e no exterior. Já Presidiu e foi Diretora da EMBRATUR entre 2003 e 2010; é Diretora da Pires Inteligência em Destinos e, no final de 2022, entrou para a CVC Corp como Diretora de Alianças e Relações Governamentais. Jeanine foi Co-fundadora da startup ONER Travel em 2020 e já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America. Com formação e especialidade em marketing de destinos e economia do turismo, Jeanine faz palestras, cursos e consultorias.

5 thoughts on “2013: crescimento mundial supera expectativas

  1. Wonderful put up, very informative. I’m wondering why the opposite specialists of this sector do not notice this. You must proceed your writing. I am confident, you have a huge readers’ base already!|What’s Going down i’m new to this, I stumbled upon this I have discovered It absolutely helpful and it has aided me out loads. I’m hoping to give a contribution & help other customers like its aided me. Great job.

  2. Hello there, just changed into aware of your weblog via Google, and found that it is really informative. I’m going to watch out for brussels. I’ll be grateful in the event you continue this in future. Lots of folks shall be benefited from your writing. Cheers!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *