Indústria de Eventos 2: Brasil

O estudo da ICCA – International Congress & Convention Association, “A Modern History of International Association Meetings” foi alvo de um post aqui no blog semana passada INDÚSTRIA DE EVENTOS. Vamos agora dar uma olhada no crescimento do Brasil nesse cenário, que ao lado da China apresentou um dos maiores índices de crescimento.

A América Latina saiu de 4,2% do total de eventos realizados em 1963 para 10% em 2012. Veja abaixo o market-share atual dos continentes:

Europa: 54%

Ásia: 18,2%

América Norte: 12%

América Latina: 10%

África: 3,3%

Oceania: 2,5%

Cabe destacar, que os eventos latinoamericanos também aumentaram em quantidade, representavam menos de 1% dos eventos mundias e hoje chegam a 4%.

No início dos anos 60, o Brasil realizava em média 15 eventos a cada cinco anos, atualmente, realiza quase mil eventos a cada cinco anos. Isso significa sair de um market-share de 0,8% para 2,8% e também receber a cada cinco anos cerca de 536 mi turistas estrangeiros para participar de eventos internacionais pelo critério da ICCA.Um olhar mais detalhado para os últimos 10 anos, mostra a evolução do número de eventos que o Brasil recebeu, veja no link: EVENTOS ICCA BRASIL

Muitos desafios pela frente. Creio que o fato de recebermos os grandes eventos esportivos em 2014 e 2016 devem ser motivo de muita ação para mostrar a capacidade de receber e realizar eventos com profissionalismo. Lembrando que poderíamos estar recebendo muito mais eventos, em muitas cidades brasileiras, e para isso é preciso um trabalho focado e direcionado para as entidades de classe mundiais, instituições e organizadores de eventos espalhados pelo planeta.

Published by

Jeanine Pires

Apaixonada pela indústria de viagens e turismo, há 31 anos atua como líder do setor no Brasil e no exterior. Já Presidiu e foi Diretora da EMBRATUR entre 2003 e 2010; é Diretora da Pires Inteligência em Destinos e, no final de 2022, entrou para a CVC Corp como Diretora de Alianças e Relações Governamentais. Jeanine foi Co-fundadora da startup ONER Travel em 2020 e já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America. Com formação e especialidade em marketing de destinos e economia do turismo, Jeanine faz palestras, cursos e consultorias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *