Sou apaixonada por informações, dados, tudo aquilo que possa ajudar a entender a realidade do mercado turístico e nos ajudar na tomada de decisões.
Como decidir investimento num determinado mercado, em aumento de equipe de vendas, em novos negócios sem dados? E sem informações? E sem conhecimento ? E sem inteligência ? Como são investidos milhões sem ter como base dessa decisão um conjunto de informações que permitem minimizar os riscos ?
Esses são os caminhos a percorrer para conhecer melhor o mercado e nos ajudar na tomada de decisões tanto em nossas empresas como no setor público. Começamos com os dados estatísticos, as pesquisas, que nos trazem informações ( dados agregados, comparação, análises ). Depois disso, vem o conhecimento, que nos permite utilizar técnicas de análise para o conhecimento e atualização sobre o mercado e, finalmente, a inteligência que acontece com a experiência, a precisão de análise e possibilita a orientação e maior acertividade na tomada de decisões.
Faço essa reflexão porque entendo que o turismo brasileiro avançou muito nos últimos anos no fornecimento e dados e informações, mas ainda muito é necessário para que possamos ter mais dados, mais informações detalhadas e possamos desenvolver nosso conhecimento e nossas técnicas de inteligência de mercado. Mesmo a Espanha, que é o país que podemos considerar mais avançado nesse campo continua a aprimorar e criar novas formas de conhecer o turismo e analisar o mercado.
Published by