Dos dados à inteligência

Sou apaixonada por informações, dados, tudo aquilo que possa ajudar a entender a realidade do mercado turístico e nos ajudar na tomada de decisões.

Como decidir investimento num determinado mercado, em aumento de equipe de vendas, em novos negócios sem dados? E sem informações? E sem conhecimento ? E sem inteligência ? Como são investidos milhões sem ter como base dessa decisão um conjunto de informações que permitem minimizar os riscos ?

Esses são os caminhos a percorrer para conhecer melhor o mercado e nos ajudar na tomada de decisões tanto em nossas empresas como no setor público. Começamos com os dados estatísticos, as pesquisas, que nos trazem informações ( dados agregados, comparação, análises ). Depois disso, vem o conhecimento, que nos permite utilizar técnicas de análise para o conhecimento e atualização sobre o mercado e, finalmente, a inteligência que acontece com a experiência, a precisão de análise e possibilita a orientação e maior acertividade na tomada de decisões.

Faço essa reflexão porque entendo que o turismo brasileiro avançou muito nos últimos anos no fornecimento e dados e informações, mas ainda muito é necessário para que possamos ter mais dados, mais informações detalhadas e possamos desenvolver nosso conhecimento e nossas técnicas de inteligência de mercado. Mesmo a Espanha, que é o país que podemos considerar mais avançado nesse campo continua a aprimorar e criar novas formas de conhecer o turismo e analisar o mercado.

Published by

Jeanine Pires

Apaixonada pela indústria de viagens e turismo, há 31 anos atua como líder do setor no Brasil e no exterior. Já Presidiu e foi Diretora da EMBRATUR entre 2003 e 2010; é Diretora da Pires Inteligência em Destinos e, no final de 2022, entrou para a CVC Corp como Diretora de Alianças e Relações Governamentais. Jeanine foi Co-fundadora da startup ONER Travel em 2020 e já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America. Com formação e especialidade em marketing de destinos e economia do turismo, Jeanine faz palestras, cursos e consultorias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *