É um debate importante para fazer em poucas linhas, mas vamos tentar resumir: o número de turistas não é indicador de resultados para a indústria de viagens e turismo, se usado isoladamente.
Estudos mostram que para avaliar os resultados do desenvolvimento do turismo de um destino precisam conjugar dados estatísticos, informações e inteligência comercial. Mais do que isto, conjugar diferentes indicadores que mostram quantos turistas chegaram, quantos dias ficaram, quanto gastaram: VOLUME DE TURISTAS X PERMANÊNCIA MÉDIA X GASTO MÉDIO DIÁRIO.
Por que isso é importante? Principalmente porque o objetivo em atrair turistas para um destino é atrair negócios para os empresários, gerar empregos e contribuir para a entrada de divisas e ingressos. Além disso, alguns destinos podem receber dezenas de milhares de visitantes (destino de praia ou de cidades, por exemplo), mas outros só podem receber números menores de turistas (destinos de ecoturismo). Além disso, condições históricas, nível de maturidade do turismo no destino, posição geográfica e outros fatores exercem grande influência na atração de turistas de diferentes mercados emissores.
Na verdade, quanto mais desenvolvido e sustentável é um destino mais exigentes são empresários e comunidade local quanto ao tipo de visitantes que recebe e quais os verdadeiros resultados que lhes interessam.
Concordo, Jeanine
Infelizmente o Brasil ainda está no estágio anterior… Precisamos de volume, haja vista o tamanho do País, a quantidade de atrativos, tudo o que o mercado interno consome… Depois de termos quantidade que não nos envergonhe, aí sim poderemos fazer essa análise mais profunda e que é perfeita. Por ora, estamos correndo atrás, e muito, de líderes na América Latina. Não somos esses líderes (ainda, espero). Peru, Chile, Argentina, Colômbia, pelo nível que alcançaram e pelo tamanho limitado, podem sim analisar essas variáveis. México, destino maduro, também. Nós… o que vier é lucro. Por falar nisso… e a Marca Brasil? Foi aposentada? beijos