Receita e Despesa caem

Nos três primeiros meses de 2014 a receita e a despesa do turismo internacional do Brasil mostram quedas de -7,8% e -2,8 respectivamente. Despesa ainda é muito maior do que a receita.

Veja os dados divulgados pelo Ministério do Turismo de janeiro a março de 2014:

RECEITA total: 1.770 milhões de US$, queda de -7,8% em relação ao mesmo período de 2013

DESPESA total: 5,873 milhões de US$, queda de -2,8 % em relação ao mesmo período de 2013.

A Copa do Mundo FIFA deve interferir nos períodos de férias e, portanto, de viagens internacionais do brasileiros, assim como dos estrangeiros ao Brasil. Cabe salientar que o estudo realizado em parceria com a ForwardKeys e a Pires & Associados indica que os brasileiros irão viajar mais até o final da primeira etapa do mundial, ou seja, até 26 de junho, e depois tendem a ficar no Brasil entre  28 de junho e 14 de julho, quando o evento acaba. No mês de agosto a tendência também é de aumento das viagens em mais de 30% em relação a 2013.

No caso dos estrangeiros, nos meses de junho e julho, cresce 2,5 vezes o número de turistas no Brasil, e no período entre 6 de junho e 14 de julho cresce 4,5 vezes mais o número de estrangeiros para o mundial da FIFA.

Para saber mais sobre o estudo sobre a vinda dos estrangeiros para a Copa clique aqui: http://pireseassociados.com.br/2014/03/estudo-inedito-revela-o-impacto-da-copa-do-mundo-de-2014-no-turismo-brasileiro/

 

Published by

Jeanine Pires

Professora e empresária, tem 19 anos de experiência em turismo e eventos. Diretora da Pires & Associados e da MATCHER Travel Business.Suas principais atividades são a realização de Planos de Marketing de Destinos Turísticos e palestras no Brasil e no exterior. Presidiu a EMBRATUR de 2006 a 2010, onde também foi Diretora de Turismo de Negócios e Eventos. Liderou o trabalho de promoção do Brasil como destino turístico no exterior, os programas de captação de eventos internacionais e a agenda de promoção do Brasil de 2003 a 2010. Participou da elaboração do Plano Aquarela - Marketing Turístico Internacional do Brasil em 2005 e também coordenou sua versão para 2020. Nos Convention & Visitors Bureaux de Maceió e Recife como diretora executiva, desenvolveu os programas de marketing de lazer e eventos para aquelas cidades entre 1997 a 2002. Esse blog reflete opiniões pessoais e não tem qualquer vínculo institucional

One thought on “Receita e Despesa caem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *