Eles vem ou nós vamos ?

O ano de 2015 chega com dólar alto e economia sem crescimento. Normalmente esse cenário poderia tornar o Brasil mais atrativo para os estrangeiros e incentivar as viagens dentro do país. Essa equação, aparentemente simples, também chega num cenário mais complexo, com variáveis externas que podem ou não favorecer esses movimentos.
Por um lado, 2014 teve no geral um resultado positivo no número de estrangeiros e nos seus gastos, mas diretamente influenciado pela realização da Copa do Mundo FIFA; ou seja, o início e o final do ano não favoreceram a atração de visitantes internacionais.
A diminuição dos gastos dos brasileiros no exterior é um sinal de maior precaução, mas ainda não de re3tração das viagens. Talvez menos dias, gastos mais controlados, vamos aguardar o final da temporada para ver o quadro de forma mais clara. O desempenho da economia e a variação cambial terão efeito direto sobre essas tendências.
O fato é que, seja para estimular as viagens domésticas ou para atrair estrangeiros, segue a máxima de melhoria dos serviços públicos e privados; da qualidade e da quantidade de informações disponíveis sobre os destinos e seus atrativos; do conhecimento dos diferenciais e do aumento da competitividade de maneira geral.
Temas para cuidar agora com resultados de médio e longo prazos. Sem esquecer que o sucesso dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016 são o sucesso do Brasil, e não somente do Rio.
Feliz 2015.

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Jeanine Pires

Apaixonada pela indústria de viagens e turismo, há 31 anos atua como líder do setor no Brasil e no exterior. Já Presidiu e foi Diretora da EMBRATUR entre 2003 e 2010; é Diretora da Pires Inteligência em Destinos e, no final de 2022, entrou para a CVC Corp como Diretora de Alianças e Relações Governamentais. Jeanine foi Co-fundadora da startup ONER Travel em 2020 e já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America. Com formação e especialidade em marketing de destinos e economia do turismo, Jeanine faz palestras, cursos e consultorias.

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