Viver um destino, ou num destino. É o que propõe o Airbnb em seu vídeo “Don´t Go There, Live There“. Deixando de lado as questões em debate sobre a concorrência com a hotelaria, ou as taxas e impostos, ou outras polêmicas sobre as formas de hospedagem, quero comentar sobre o conceito que está no foco da campanha.
Os viajantes dizem, não quero fazer programa de turista, quero fazer o que os locais fazem; quero ir a lugares que possibilitem viver como as pessoas daquela cidade passam o seu dia a dia. Também, os especialistas em imagem de lugares dizem, a visão positiva de um país ou destino é mais positiva se as pessoas quiserem não somente visitar, mas trabalhar, morar e investir.
Assista ao vídeo no link acima, e observe que ele propões justamente ao turista virar um habitante local e conviver com as pessoas daquela comunidade. Autenticidade da experiência e ao mesmo tempo fazer coisas que você faria em sua casa. Independente de ficar em hotel ou em imóvel alugado, a questão permanece cada vez mais verdadeira; será que nossa comunicação de destinos ou produtos está pensando e fazendo isso ?
Cara Jeanine, respondendo sua pergunta, creio que não. Precisamos avançar muito e nos espelhar em campanhas inovadoras utilizadas por muitos destinos. Nosso produto tem grande potencial nos conceitos de experiência e storytelling, tanto os destinos de sol & praia quanto nossas cidades globais. Cultura rica, povo hospitaleiro e experiências maravilhosas. Somente em Paris existe “charme” em comprar os ingredientes de seu próprio almoço no mercado local? Claro que não!!!
O problema é que não estamos usando quase nada do que temos disponível em nossa “prateleira”.
Abraços e parabéns pelo artigo!