Destino NORDESTE

PRAIA NE

O nordeste do Brasil é ainda uma das mais vigorosas regiões do turismo nacional. Não mais importante do que as demais, afinal o país é enorme, diverso, rico e melhorou muito sua oferta e infraestrutura nos últimos anos.

O que tem o nordeste além das praias e dos demais produtos ? Qual sua importância para a indústria de viagens e lazer? Certamente não é a maior emissora, mas é a maior receptora, aonde cada real ou dólar gasto muda a vida das pessoas.

Turismo no nordeste significa (2015):

  • mais de 1 milhão de empregos com carteira assinada
  • 31 milhões de visitantes
  • mais de 70 mil UHs nas capitais
  • R$ 30 bilhões de receitas somente nas 9 capitais

Daí a importância do evento que reinventa a região para receber operadores estrangeiros e brasileiros (cerca de 200), a Destination Brasil Travel Mart, que acontece em Porto de Galinhas de 18 a 19 de abril de 2016.

Com 2015 marcado pela variação cambial no mundo, onde o dólar se valorizou cerca de 20% frente ao euro, 42% frente ao real e 60% frente ao rubro russo, a tendência é atrair mais estrangeiros para o Brasil e para o nordeste. Os brasileiros, 47,5% que pretendem viajar entre maio e outubro de 2016 querem ir ao nordeste, com sua família.

Está a oportunidade, realizada com a força dos empresários de Porto de Galinhas, com o apoio do Governo de Pernambuco, de Recife, do Ministério do Turismo e a força de todos os estados do nordeste. O turismo muda rápido, no cenário adverso, cooperação, inovação e promoção podem contribuir não para sair da crise, mas para resistir a ela e voltar a crescer com mais mais força quando o vendaval passar.

Published by

Jeanine Pires

Apaixonada pela indústria de viagens e turismo, há 31 anos atua como líder do setor no Brasil e no exterior. Já Presidiu e foi Diretora da EMBRATUR entre 2003 e 2010; é Diretora da Pires Inteligência em Destinos e, no final de 2022, entrou para a CVC Corp como Diretora de Alianças e Relações Governamentais. Jeanine foi Co-fundadora da startup ONER Travel em 2020 e já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America. Com formação e especialidade em marketing de destinos e economia do turismo, Jeanine faz palestras, cursos e consultorias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *