Mapa do Turismo e prioridades

Canoa Quebrada é uma praia mágica, que impressiona a todos os visitantes com sua atmosfera animada e suas belezas naturais. Suas falésias, dunas, mar e sol são as principais atrações do lugar. Assistir ao pôr-do-sol do alto das dunas é uma experiência única. São quilômetros de praias que podem ser conhecidas a pé ou por meio de passeios de bugue. Aracati (CE). 1999. Foto: Christian Knepper / Embratur *** Local Caption *** PT: Autorizado o uso exclusivo para divulgação do produto turístico brasileiro. EN: Exclusively authorized for promoting the brazilian tourist product.
Canoa Quebrada

O Ministério do Turismo apresentou ontem (terça-feira, 12) 0 novo Mapa do Turismo Brasileiro, uma forma de organizar as cidades como agrupamentos econômicos, já que os critérios de organização foram:

  • número de meios de hospedagem formais
  • empregos formais nos meios de hospedagem
  • estimativa de turistas brasileiros
  • estimativa de turistas internacionais

Vale ressaltar que o mapa não é uma comparação, ranking ou classificação de potencialidade turística, é apenas um agrupamento de cidades que possuem desempenho semelhante nos critérios mencionados.

É importante destacar que 29% dos municípios do Mapa são categorizados como A, B e C, e representam 93% da demanda nacional e 100% da demanda internacional. De acordo com a Cartilha da Categorização  esses critérios serão utilizados para políticas do setor e como forma de distribuição de recursos públicos. Como esse material foi validado por cada estado, pode ser uma alternativa para decisões também do FORNATUR para tratar com o Ministério sobre a verba descentralizada e como os recursos da pasta chegam aos estados. Mais do que isso, também podem servir de referência para emendas parlamentares, para priorizar investimentos dos estados.

Parece um tema simples, no entanto a inexistência de critérios técnicos (sejam quais forem eles), faz com que os já minguados recursos do MTur não cheguem a muitos municípios ou deixem de ser otimizados para fazer obras ou investimentos que seriam de outra pasta. Vamos torcer para que esse seja um passo inicial para a volta da verba descentralizada e para políticas públicas mais equilibradas em repasses de recursos e conteúdos de promoção.

Published by

Jeanine Pires

Apaixonada pela indústria de viagens e turismo, há 31 anos atua como líder do setor no Brasil e no exterior. Já Presidiu e foi Diretora da EMBRATUR entre 2003 e 2010; é Diretora da Pires Inteligência em Destinos e, no final de 2022, entrou para a CVC Corp como Diretora de Alianças e Relações Governamentais. Jeanine foi Co-fundadora da startup ONER Travel em 2020 e já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America. Com formação e especialidade em marketing de destinos e economia do turismo, Jeanine faz palestras, cursos e consultorias.

One thought on “Mapa do Turismo e prioridades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *