Durante a BTL de Lisboa, a TAP anunciou uma medida que terá forte impacto nos resultados para o turismo internacional do Brasil com origem da Europa. Ainda nesse primeiro semestre 5 cidades iniciam o stopover: Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília e Rio de Janeiro. Trata-se de uma iniciativa que, se bem divulgada e aproveitada, pode aumentar as receitas que os estrangeiros deixam no Brasil, contribuindo para nossa balança comercial. Trata-se, ainda, de um pleito de muitos anos dos empresários que trabalham o mercado internacional.
O stopover permite que o visitante internacional fique até cinco dias a mais no Brasil e conheça dois destinos sem nenhum custo adicional à sua viagem. Os fatos mais significativos dessa novidade são o fato de que um dos esforços para aumentar as receitas dos turistas é justamente fazê-los ficar mais tempo e gastar mais; o outro é que permite aos visitantes conhecerem mais cidades brasileiras e explorarem a diversidade de destinos e opções de experiências que temos.
Um país grande e com tantas opções de experiências de norte a sul, leste à oeste precisa trabalhar para que essa indústria traga mais divisas e isso só pode ser feito se aumentarmos o volume de visitantes, sua permanência e seu gasto. Sempre gosto de ressaltar que os dados que mostram o impacto econômico e os bons resultados do turismo no Brasil não podem ser medidos somente pelo número de pessoas que chegam (e que precisamos aumentar), mas sobretudo pela equação: Volume + permanência + gastos.
[…] Por Jeanine Pires, artigo publicado também no blog Marketing Destinos […]