OMT REVELA: QUASE METADE DO TURISMO MUNDIAL VOLTA AO NORMAL

O setor de turismo internacional está mostrando uma recuperação impressionante, atingindo 84% dos níveis pré-pandemia entre janeiro e julho de 2023, segundo os últimos dados da <a href="http://PORTAL. Portal de Dados – Painel de Chegadas. Embratur.com.br. Disponível em: Organização Mundial do Turismo (OMT). O Oriente Médio, Europa e África estão à frente nesta recuperação global.

A indústria do turismo tem mostrado uma resiliência notável, com uma recuperação sustentada apesar dos desafios econômicos e geopolíticos. De acordo com o Barômetro Mundial do Turismo da OMT:

  • 700 milhões de turistas viajaram internacionalmente entre janeiro e julho de 2023, um aumento de 43% em comparação com o mesmo período de 2022.
  • Julho foi o mês mais movimentado, registrando 145 milhões de viajantes internacionais, o que representa cerca de 20% do total de sete meses.
  • O Oriente Médio lidera a recuperação, com chegadas 20% acima dos níveis pré-pandemia. É a única região que superou os níveis de 2019 até agora.

E o Brasil?

Dados recentes da EMBRATUR mostram que chegamos a 4 milhões de visitantes estrangeiros entre janeiro e agosto de 2023. Olha que legal o gráfico abaixo mostrando que estamos quase aos níveis de 2019 nesse período. Aliás, a fonte dos dados é o Portal da EMBRATUR (amei!). O mais importante, no entanto, é que superamos a marca de receitas internacionais com os gastos dos estrangeiros no Brasil entre janeiro e julho de 2023 em relação a 2019. Veja a imagem.

PORTAL. Portal de Dados – Painel de Chegadas. Embratur.com.br. Disponível em: <https://dados.embratur.com.br/in%C3%ADcio/painel-de-chegadas>. Acesso em: 20 set. 2023.
Fonte: Portal de Dados da EMBRATUR. https://dados.embratur.com.br/início/painel-de-receitas

Para os profissionais de turismo no Brasil, esses dados são altamente relevantes. O Brasil tem um forte apelo turístico, tanto para visitantes internacionais quanto para brasileiros que viajam ao exterior. A recuperação global pode significar um aumento na demanda por destinos brasileiros, bem como mais oportunidades para parcerias internacionais.

Perguntas Cruciais

  1. Como o Brasil pode se posicionar para aproveitar essa recuperação global?
  2. Quais estratégias podem ser adotadas para tornar o turismo mais sustentável e resiliente?
  3. Como podemos preparar a infraestrutura turística para acomodar um aumento na demanda?

A recuperação do turismo internacional é uma excelente notícia, mas também um chamado para a ação. É crucial que essa recuperação seja acompanhada por um repensar profundo sobre como tornar o setor mais sustentável e inclusivo, não apenas globalmente, mas também no contexto brasileiro.

Quer saber mais sobre o Portal de Dados da EMBRATUR? Checa abaixo meu papo com Mariana Aldrigui:

MEU PAPO COM MARIANA ALDRIGUI SOBRE O PORTAL DE DADOS DA EMBRATUR

Published by

Jeanine Pires

Apaixonada pela indústria de viagens e turismo, há 31 anos atua como líder do setor no Brasil e no exterior. Já Presidiu e foi Diretora da EMBRATUR entre 2003 e 2010; é Diretora da Pires Inteligência em Destinos e, no final de 2022, entrou para a CVC Corp como Diretora de Alianças e Relações Governamentais. Jeanine foi Co-fundadora da startup ONER Travel em 2020 e já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America. Com formação e especialidade em marketing de destinos e economia do turismo, Jeanine faz palestras, cursos e consultorias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *