Estou desde segunda-feira (3) em São Paulo participando da WTM Latin America 2017 & 47º Encontro Comercial Braztoa, no Expo Center Norte. O evento tem reunido grandes nomes do trade e profissionais gigantes no compartilhamento de práticas do Turismo, com promoção de debates e ideias comerciais.
Pois bem, aqui destaco alguns pontos que têm regido o encontro e que são propulsores de transformações e desenvolvimento para o nosso setor. O primeiro é a valorização da experiência, uma das tendências mais fortes do Turismo que tem moldado as principais etapas de atuação da indústria (escolha do destino, comunicação com clientes, vivência da viagem etc). Sempre presente na nos encontros da WTM através dos lounges de experiência, o conceito de vivência possui ainda mais força, por ser, basicamente, uma motriz do “Turismo do futuro”.
Os debates sobre as inovações, que são frequentes entre os profissionais do setor (já que estamos num período de transição e adaptação às novas tecnologias), também têm se mostrado uma constante por aqui. Com espaços de diálogo aberto para discussão de novos métodos, mudanças comportamentais, uso de tecnologias e/ou aplicativos que desenvolvam o Turismo e criação de start ups, o evento promove o compartilhamento de práticas diversas e cases de sucesso.
E por fim, o incentivo à sustentabilidade nas agências, no setor de hospedagem e nos destinos. Sendo 2017 declarado o ano internacional da Sustentabilidade no Turismo pela ONU, a WTM Latin America 2017 & 47º Encontro Comercial Braztoa tem realizado uma agenda ativa para a discussão de planos sustentáveis, metas, soluções, oportunidades de negócio e reflexões a respeito do tema, além de apresentar iniciativas premiadas e realizar a divulgação do vencedor do Prêmio Top de Sustentabilidade.
A programação da WTM Latin America 2017 & 47º Encontro Comercial Braztoa permanece intensa, com as palestras, business meeting, painéis de participação e reuniões internas. O evento deve reunir até 9 mil profissionais do trade, até esta quinta-feira (6).
[…] Por Jeanine Pires, diretora da Pires & Associados – Artigo publicado também no blog Marketing Destinos. […]
Parabéns pelo Post.
Acho essencial entendermos e sermos responsáveis por esse novo caminho do Turismo de Experiência.
Nos colocamos á disposição para discussões a respeito do assunto.
Fernanda, obrigada por nos acompanhar. Realmente a responsabilidade é de todos, e o debate bastante amplo e interessante.
Espero que possamos conversar mais. Você pode me enviar um texto seu e comentamos aqui.
Meu email é jeaninepires@me.com
Abraço, Jeanine
Jeanine, muito bom o texto! Eu vi uma startup lá com o Sebrae que era super inovadora, de passagens aéreas com 50% de desconto. Chamava NaHora.com e os fundadores eram todos do setor. É muito bonito ver essa garotada querendo evoluir e crescer junto com o mercado. Temos que apoiar!
Mariana, vamos dar uma olhada. As mudanças no turismo são muito grandes e estão ocorrendo muito rápido, Jeanine