Belém pelo esTôMago…

Fui a primeira vez a Belém, 20 anos atrás. Eu já gostava de apreciar sabores, mas ia comer onde quer que fosse e obviamente não me lembrava, às vésperas de voltar pra lá, nenhum lugar em que comi naquela época. Me lembrava apenas de ter comido muita caldeirada de patas de caranguejo, que por alguma razão misteriosa e trágica, não se encontra mais na Capital paraense (eu procurei em todos os cardápios que tive em mãos).

Então pedi sugestões a duas paraenses, que recomendaram – em matéria de gastronomia – nada diferente do que se encontra pela internet, justamente porque são unanimidades: Remanso do Bosque, Remanso do Peixe, Manjar das Garças, Amazon Beer (fica na Estação da Docas e a versão com Bacuri é espetacular, Tati tomou duas e ainda comprou pra levar pra casa!) e a obrigatória Sorveteria Cairu (tem varias pela cidade e recomendo o sabor “mestiço”, de tapioca com açaí, singular!).

Mas tenho duas dicas preciosas que não vi por aí em nenhum lugar: a feira da 25 e a Dona Fátima.

A Feira da 25, é um mercado Ver-o-Peso em menor escala e frequentado pelos locais, não pelos turistas. Qual a grande vantagem? Não é cheio de oportunistas que vendem as coisas mais caras para os turistas, é mais seguro pq não tem o trombadinhas todos do Mercado e alguns produtos são até de melhor qualidade porque os locais sabem diferenciar o ótimo do regular… coloque no Google Maps “Feira da 25” que ele te mostra onde é e os dias/horários de funcionamento.

A Dona Fátima é uma senhora que faz bombons de castanha e de cupuaçu sob encomenda: então vc compra estas iguarias fresquinhas e não feitas há uma ou duas semanas. Muito mais saborosos e se for comprar em grande quantidade, estarão gostosos mesmo que você leve um bom tempo para consumir todos. Liga pra ela assim que chegar pra fazer sua encomenda e ela te diz quando e onde ir buscar (liguei numa quinta à noite e estavam prontos sábado de manhã): (0XX91) 32245706.

Published by

Tati Isler

Formada em História e jornalismo, Tati Isler trabalhou 15 anos como jornalista, 7 deles cobrindo cinema em Hollywood, antes de fundar a TI Comunicações, empresa de marketing e comunicação que representa o Turismo da África do Sul no Brasil e América do Sul. Há sete anos, quando teve um diagnóstico de câncer de mama, começou a incluir a meditação diariamente na sua vida. Passou muito bem pelo tratamento, e nunca mais parou de meditar, aprofundando-se nesta viagem interior a cada dia. Virou monja Ishaya, professora de meditação, levou a prática para sua equipe e em plena quarentena lançou uma empresa especializada em viagens pra dentro, a Ti Transforma, que tem como missão levar consciência para o universo corporativo, por meio da meditação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *