10 torneios: um calendário para unir esporte e viagem

Acredito que a esta altura do ano todo mundo sabe que, em breve, a Rússia sediará a edição 2018 da Copa do Mundo de futebol. Com os olhos de todos voltados para o país, a Europa como um todo quer tirar proveito dessa onda de turistas que deve visitar o continente entre junho e julho com um propósito: curtir o torneio esportivo mais importante do ano.

Unir férias à paixão esportiva é sonho de muitos e isso não deveria se limitar a mega eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas. Em 2018, a programação de torneios com potencial turístico na Europa é incrível e o Viajante 3.0 resolveu preparar um calendário para você que tem passagem comprada para o Velho Continente em breve.

Até que não é má ideia aproveitar passagens por cidades como Londres, Paris, Berlim, e Moscou para apreciar os melhores do mundo em ação, independentemente do esporte em questão. Este calendário contém alguns torneios óbvios, aguardados por todos, mas alguns que podem servir de inspiração para viagens futuras. Confira abaixo:

Tour de Corse (Divulgação/FIA)

Rali mediterrâneo
O cenário e o clima mediterrâneo da ilha de Córsega por si só já valem uma visita. Entre 5 e 8 de abril, no entanto, a ilha francesa recebe uma das etapas do campeonato mundial de rali (Tour de Corse). Baseado em Bastia, a corrida possui 12 etapas que passam por estradas e vilarejos pitorescos da região.

Maratona de Londres (Divulgação/Virgin Money London Marathon)

Maratona da Rainha
Uma das mais tradicionais maratonas acontece anualmente em Londres. As ruas da capital inglesa se transformam com os mais de 40 mil corredores inscritos na competição, que corta a cidade desde Blackheath até The Mall. Em 2018, a corrida será realizada no dia 22 de abril – com a Sua Majestade, por um telão, dando a largada oficial.

UEFA Champions League (Divulgação/Федерація Футболу України)

Aquecimento para a Copa
O grande evento do universo do futebol este ano acontece na Rússia. Muito próximo de lá, no entanto, será disputada a partida mais importante antes da Copa. A três semanas do início do mundial, a capital da Ucrânia, Kiev, será sede da final da Liga dos Campeões (no dia 26 de maio). Os maiores clubes europeus (com os melhores atletas do esporte) prometem um bom aperitivo do que veremos nos gramados russos.

Roland Garros (Divulgação/Fédération Française de Tennis)

Terra batida em Paris
Muita coisa rola em Paris o ano todo. Mas para quem é fã de tênis, junho tem um significado especial: o torneio de Roland Garros. A Cidade Luz ganha novos ares com a disputa do Grand Slam no saibro (aquela terra batida), em uma competição que reúne os melhores tenistas da atualidade. Neste ano, as partidas acontecem entre 21 de maio e 10 de junho.

Seleção rumo ao hexa (CBF/Lucas Figueiredo)

Copa na Rússia
Talvez esse seja o grande motivo para que muita gente tenha escolhido a Europa para as férias de 2018. A oportunidade de conhecer um país tão rico histórica e culturalmente como a Rússia e ainda por cima acompanhar o maior evento esportivo do ano são ingredientes infalíveis. De 14 de junho a 15 de julho, o mundo vai parar para acompanhar a Copa do Mundo de futebol – e, se for possível, porque não ver tudo isso de perto?

Tour de France (Divulgação/Le Tour de France)

A França em uma bicicleta
O Tour de France é uma das competições mais importantes do ciclismo mundial, este ano realizado entre 7 e 29 de julho. A vantagem para quem visita o país e quer curtir a emoção da prova é que, com três semanas e 21 etapas, os competidores rodam quase que toda a França. No dia 29, Paris recebe a chegada triunfal dos ciclistas, uma boa data para estar pela Champs Elysées.

Sailing World Championships (Aarhus 2018/Mick Anderson)

Nas águas dinamarquesas
A baía de Aarhus, na Dinamarca, será a casa dos melhores velejadores do mundo entre 30 de julho e 12 de agosto. Lá será realizado o Campeonato Mundial de Vela de 2018, reunindo todas as 10 classes disputadas nas Olimpíadas. Se estiver de passagem pelo país nórdico no período, o torneio pode ser o convite que faltava para você conhecer uma nova região.

Fórmula 1 (Divulgação/FIA)

A elite do automobilismo
Como a Fórmula 1 roda por diversas cidades europeias, eu resolvi juntar tudo em um item só. Aproveitar a visita a destinos incríveis e ainda acompanhar uma corrida de perto é o sonho de qualquer amante da velocidade. Nesta temporada, a F1 na Europa passará por Espanha (Barcelona, 13/5), Mônaco (27/5), França (Le Castellet, 24/6), Áustria (Spielberg, 1º/7), Inglaterra (Silverstone, 8/7), Alemanha (Hockenheim, 22/7), Hungria (Budapeste, 29/7), Bélgica (Spa, 26/8), Itália (Monza, 2/9) e Rússia (Sochi, 30/9).

BMW Berlin Marathon (SCC EVENTS/Camera4)

42 km em Berlim
Em setembro, no dia 16, é a vez de Berlim sediar sua maratona. Na 45ª edição, a prova reunirá cerca de 40 mil corredores de rua – e ainda outro grupo que atravessará as ruas da capital alemã sob rodinhas de patins. Passando por pontos icônicos da cidade, o trajeto da corrida termina no monumental Portão de Brandemburgo.

Quiksilver Pro France (Flickr/Antoine Thibaud)

Surfando ondas europeias
Quem já esteve no litoral europeu sabe que sol e calor não são garantias de um mar convidativo para mergulhos. Ainda assim, duas cidades do Velho Continente recebem etapas do campeonato mundial de surfe. Se a água é gelada demais para um mergulho, porque não assistir os melhores surfistas em ação? Quiksilver Pro France (em Landes, de 3 a 13 de outubro) e MEO Rip Curl Pro Portugal (em Peniche, de 16 a 27 de outubro) são as duas provas europeias – que, em 2017, tiveram o brasileiro Gabriel Medina como vencedor.

Published by

Renato Machado

Renato é jornalista e encontrou na cobertura do Turismo a junção de grandes prazeres: escrever e conhecer novas culturas e lugares. Agora vive em Napoli, na Itália, e neste espaço irá experimentar na prática tendências e inovações do mercado, além de buscar um olhar menos óbvio de destinos internacionais. No Instagram @Viajante3.0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *