INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA GESTÃO CORPORATIVA

Falar em disrupção tecnológica nos faz pensar em quantas inovações provocadas pela tecnologia testemunhamos neste século, que tem menos de 20 anos…

Inovação é uma palavra desgastada atualmente, tudo (ou quase tudo) se diz inovador, os termos novidade e inovação são frequentemente confundidos, por equívoco, por hábito ou por exagero mesmo.

Vamos então falar da verdadeira disrupção, da genuína inovação tecnológica, resumindo: a inovação disruptiva.

A mais recente foi mesmo a internet e não é nosso objetivo aqui discorrer sobre ela, assunto velho, manjado, presente em nossas vidas, em nossas mãos e mentes, 24 horas por dia. Apesar de jovem, cerca de 20 aninhos se considerarmos o início da aderência popular, praticamente uma menina no frescor da juventude, o fato é que a internet transformou-se num grande “museu de novidades”.

Se você acredita que, entre as diversas tecnologias em pesquisa e desenvolvimento nos laboratórios em todo o mundo, nehuma impactará tanto a nossa vida quanto a internet, é hora de rever seus conceitos.

A Inteligência Artificial vai superar a internet em termos de impacto disruptivo

1) O avanço da IA será estimulado pela própria internet e por uma indústria em ascensão, apesar de ainda pouco difundida no uso popular: a robótica cognitiva.

2) Os grandes players da tecnologia de massa (Microsoft, Apple, Google e Facebook) e os grandes marcas da indústria de bens de consumo (automobilística, eletroeletrônicos etc) investem muito dinheiro e esforço em IA, visando perpetuar seus negócios e sair na frente nesta que consideram a nova fronteira do comportamento humano.

3) Os algoritmos baseados em IA já superam algumas das maiores barreiras da inteligência humana, estabelecidas desde que o supercomputador Deep Blue da IBM venceu o campeão mundial de xadrez Gary Kasparov no final do milênio passado, e seu sucessor Watson, também da IBM, venceu 2 super-campeões do tradicional programa de conhecimentos Jeopardy, da TV americana, em 2011.

O super-computador Watson da IBM: pela primeira vez na história, a inteligência artificial venceu a inteligência humana

4) IA já tem capacidade de i) aprender e aplicar conhecimento, ii) entender, simular e reagir de acordo com o comportamento humano, iii) ensinar, ludibriar e emocionar um ser humano, iv) sentir emoções e reagir de acordo.

5) Cientistas já trabalham e avançam no que consideram o último elo deste caminho sem volta: o sentido ético, o discernimento entre o certo e o errado, aquilo que define a sociabilidade de um indivíduo, o elo que levará à capacidade de julgamento por IA…

IA + Big Data + IoT + Robótica Cognitiva, juntas, levarão a humanidade a uma nova ordem

Diante do desafio de encarar essa nova onda gigantesca, esse verdadeiro tsunami tecnológico que começa a se formar, algumas empresas de tecnologia tentam boiar para sobreviver, enquanto outras simplesmente mergulham, apesar do risco de não mais emergir.

Vertente fundamental da IA, o “machine learning” ou aprendizado de máquina significa um avanço tecnológico sem precedentes, tema de inúmeras pesquisas e teses de mestrado e doutorado, mas a verdade é que ninguém ainda faz ideia do quanto IA impactará o mercado de gestão corporativa.

O conceito de inteligência artificial considera a tomada de decisões a partir do processamento e análise de quantidade massiva de dados

Imagine um cenário em que você receberá uma oferta de transporte (avião, ônibus ou carro alugado), da melhor hospedagem (hotel, hostel ou Airbnb), do transfer (99taxi, Uber ou Cabify), recomendação de restaurantes e outros serviços diretamente em seu smartphone, tudo isso para as datas de uma viagem que você está ainda pensando em fazer…

Ou ainda um sistema de reservas em que seu cliente corporativo simplesmente fala para o smartphone o que deseja em quais datas, e o sistema responde com as melhores opções de serviços, após pesquisar online todos os fornecedores e cruzar a política de viagens da empresa com o perfil de preferências e comportamento do passageiro.

Nós decidimos surfar esta nova onda, Inteligência Artificial já faz parte de nosso roadmap de produtos em 2017

Não, isso não é ficção científica, esses são apenas exemplos de soluções já em desenvolvimento, sistemas que contarão com algoritmos de IA para antecipar a demanda do cliente, no momento em que ele deseja e na forma que ele aceita, tudo em compliance com as regras de negócio e com as políticas de despesas e viagens da empresa pagante.

Como se vê, o futuro chegou. Podemos desacreditar o inexorável ou até achar que não estaremos aqui para presenciar isso, mas em algum momento teremos que escolher entre sermos expectadores ou protagonistas desta nova realidade, que já está sendo considerada a Quarta Revolução Industrial.

.

Published by

Luís Vabo

Entusiasta da inovação, do empreendedorismo e da alta performance, adepto da vida saudável, dos amigos e da família, obstinado, voluntário, esportista e apaixonado. Sócio-CEO Reserve Systems 📊 Sócio-fundador Solid Gestão 📈 Sócio-CFO MyView Drones 🚁 Sócio Link School of Business 🎓 Conselheiro Abracorp ✈️

One thought on “INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA GESTÃO CORPORATIVA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *