Reinventando Paris através dos tempos

Espaços culturais, agricultura urbana, lugares festivos ou esportivos, galerias de arte ou consumo são algumas das idéias para ressuscitar os subsolos e porões de Paris. Este é o novo conceito do projeto que acolheu e selecionou participantes da segunda fase do concurso “Reinventar Paris”. A primeira fase ocorreu em 2014 com foco na construção e renovação de edifícios,  tornando a cidade mais ecológica e humana. Os links abaixo mostram os lugares e detalhes dos projetos vencedores da primeira fase.

Projetos vencedores primeira fase “Reinventando Paris”

https://www.thinglink.com/scene/751399908971380738?buttonSource=viewLimits

Nesta segunda fase, a cidade quer aproveitar quilômetros de subterrâneo esquecidos pelo tempo.

Antigas estações de metrôs como a abandonada Estação Saint- Martin, um túnel que atravessa a Place de L’Etoile com 3000m2, o subsolo do Edifício da AirFrance no Champs de Invalides com 22 000 m2, espaços de estacionamentos subterrâneos, antigas pedreiras são alguns destinos visados pelo plano de renovação dos sub-solos. Assista a seguir ao vídeo que mostra o que encontramos hoje abaixo de nossos pés quando andamos na superfície da cidade luz .

Como podemos ver, Paris promete muitas novidades nos anos a seguir, garantindo o crescimento em torno de uma das cidades mais antigas da Europa, sempre inovando, preservando e valorizando seu patrimônio simultaneamente. Se o filme abaixo lhe parecer demasiado extenso, acelere até o quinto minuto para ver imediatamente os lugares que serão reinventados.

E olha que a  idéia de utilizar esses espaços subterrâneos não é de hoje !!

Paris
As catacumbas eram pedreiras da antiguidade quando o Estado resolveu mudar para o local os ossos e restos humanos do cemitério dos Inocentes. O cemitério datava do séc V, época Merovingia e foi removido no séc XVIII. Atualmente as Catacumbas se transformaram em renomado ponto turístico.

 

Praça dos Inocentes, local do antigo Cemitério dos Inocentes Paris
Praça dos Inocentes, local do antigo Cemitério dos Inocentes Paris. A Fonte data de 1550 e foi transferida para sua atual localização depois da mudança dos ossos para as pedreiras romanas em 1780.
Fonte dos Inocentes Paris
Fonte dos Inocentes Paris

 

 

Postagens relacionadas

Published by

Silvia Helena

Após breves passagens pela Faculdade Metodista de São Bernardo e Belas Artes de São Paulo, aos 18 anos fui estudar no Canadá, onde vivi durante 23 anos. Lá me formei em História da Arte pela Universidade de Montréal, estudei turismo no Collège Lasalle de Montréal e no Institut de Tourisme et Hôtellerie du Québec. Comecei minha carreira na área trabalhando em Cuba. Durante os anos vividos no Canadá, entre outras coisas, fui guia de circuitos pela costa leste e abri minha primeira agência de receptivo para brasileiros. Há dez anos um vento forte bateu nas velas da minha vida me conduzindo até França. Atualmente escrevo de Paris, onde vivo e trabalho dirigindo a empresa de receptivo, a Holatour.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *