Com a crescente polarização da sociedade, ações intolerantes e ultra-nacionalistas têm se tornado frequentes e, inclusive, sendo incentivada por ações de governantes. Seguindo essa crescente, especialistas do mercado de turismo colocaram o apoio a diversidade como tendências para as marcas desse segmento, em 2018.
Tudo isso se tornou muito latente após as crescentes ondas nacionalistas vindas por algumas ações de governantes pelo mundo, como o bloqueio da entrada de algumas nacionalidades nos EUA, imposta pelo presidente Donald Trump, ou o Brexit, na Europa.
Com isso, se tornou cada vez mais importante que as marcas que fazem o turismo pelo mundo acontecer, se posicionarem de alguma maneira. E como falamos no universo do Branding – posicionamento é renúncia. A partir do momento que nos posicionamos de acordo com algum tema, ideia ou causa, assumimos um lado e renunciamos outro. E foi isso que algumas empresas como Delta Airlines, Expedia, Uber, Trip Advisor, entre outras , fizeram na questão das ações intolerantes.
Como isso acontece no Brasil
Mesmo que atualmente não temos sofrido muito com ações governamentais que sejam intolerantes com nossos visitantes, internamente, ações extremistas têm se tornado cada vez mais frequentes em nossa sociedade. Levando para o segmento de turismo, um bom exemplo é o aumento da presença do público LGBT em viagens, que, por mais que sejam um stakeholder importante para o mercado, ainda sofre com preconceito e desrespeito. Vale lembrar que o Brasil é o país que mais mata LGBTs no mundo: 1 a cada 25 horas. Atualmente, existem associações e empresas especializadas se engajando na causa, como a Câmara LGBT e a Associação Brasileira de Turismo LGBT , porém, ainda é necessário muito apoio, principalmente de marcas maiores, que eduquem o trade e a sociedade a serem, no mínimo, respeitosos.
Atue em causas que realmente acredita
Quando falamos em posicionamento de marca, temos que ser muito claros com o fato de que não se deve apoiar causas que não estão inseridas nos atributos e nem na verdade da empresa. Por exemplo: é incabível uma instituição se posicionar amigável para o público LGBT, mas na prática, seus colaboradores terem algum tipo de preconceito. Isso, com certeza ficará claro no momento da prestação do serviço e será uma experiência horrível para seu cliente.
No vídeo abaixo eu falo um pouco mais sobre o tema e reforço alguns conceitos expostos no texto. Não deixe de conferir. É só dar o play!
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