O ano voa, mal começou e parece que já vai acabar…
Ano de crise ética, política e econômica, de impeachment, de renascimento da esperança, de Jogos Olímpicos, de início de retomada da economia (será?), de reconstrução da nação…
A evolução tecnológica acelera o ritmo de inovações, buscando atender demanda do consumidor e o mercado de viagens e turismo vai junto, embalado por uma tsunami de novidades, de tecnologias disruptivas, que oferecem novas formas de fazer a partir de comportamentos diferentes.
Pensando nesse tema, li o excelente artigo do Luis Carlos Vargas, da Travelport, publicado Portal Panrotas em 19/04, que me estimulou a reler o também ótimo artigo do Alexandre Cordeiro, do Sabre, no Portal Panrotas de 16/03, ambos sobre a revolução que a tecnologia está provocando no mercado de viagens e turismo (recomendo a leitura de ambos).
Inspirado por esses dois artigos, iniciei a construção deste post, mas lembrei-me de entrevista que concedi no final do ano passado, sobre as tendências e novidades do mercado de viagens e turismo para este ano de 2016.
O resumo das respostas desta entrevista são as tendências tecnológicas em que acreditamos e apostamos em nosso planejamento estratégico para este ano de 2016:
1. As empresas buscarão, mais do que nunca, novos meios para cortar custos, otimizar processos, reduzir despesas, fazer mais com menos e, seguramente, a tecnologia de gestão de despesas (expense management) é o caminho natural.
2. As agências de viagens focarão em capacitar-se para novas ferramentas tecnológicas para o atendimento e encantamento do cliente, seja para operação ou agenciamento de viagens, de turismo ou corporativas.
3. A diversificação será a tônica para um mercado sem barreiras, em que todos podem tudo, agenciar, operar, intermediar, consolidar, distribuir e representar, diretamente para o cliente final ou através do agente de viagens ou através de grupos associados com o mesmo propósito.
4. O NDC (New Distribution Capability), novo padrão tecnológico desenvolvido pelo IATA para distribuição de reservas e bilhetes aéreos, deixará de ser uma promessa e começará a mostrar suas vantagens, integrado aos sistemas que focam em inovação (no início) e a todos os demais (em seguida).
5. Não bastará a uma agência de viagens corporativas ser uma TMC puramente, devido à crescente demanda por novos e variados serviços, como gestão de despesas, gestão de eventos e gestão de frotas, entre outros serviços e produtos agregados a viagens corporativas.
6. Da mesma forma, não bastará a uma agência de viagens de turismo e lazer ou a uma operadora de turismo, ser intermediário de serviços prestados por cias. aéreas e hotéis, entre outros, já que estes investem cada vez mais na comercialização direta com o consumidor.
7. A similaridade entre todos esses cenários são os investimentos em tecnologia, não mais opcionais, mas mandatórios, seja num sistema backoffice mais eficiente, num motor de reservas para entrar no mercado de OTAs, num sistema de gestão de viagens corporativas (self-booking tool) para disputar o mercado de viagens corporativas, num sistema de gestão de eventos ou de frotas, ou mesmo numa plataforma de gestão de despesas para diversificar e abrir o leque de ofertas para a mesma carteira de clientes corporativos.
O que não dá mais é para ficar parado lamentando a velocidade do bonde sem ao menos tentar entrar nele, afinal poucas coisas são tão democráticas quanto as novas tecnologias.
Quanto mais se usa em casa, mais se aprende a usar no trabalho.
E o agente de viagens já descobriu isso.
.
Vabo , Bom Dia ,
É uma pena retornar ao seu blog tão importante nessa situação ,mas creio que é necessário .
Permita-me replicar mensagem que acabo de mandar ao Edmar Bull :
Edmar , Bom Dia !!
Como não pretendemos transformar nossa agencia para o ramo de TURISMO SEXUAL , peço encarecidamente ( e vai em caixa alta ) :
VOCÊ DEVE COMEÇAR A BERRAR , E MUITO , AINDA HOJE MESMO , SOBRE O ESCÁRNIO , O RIDÍCULO , A SITUAÇÃO ABSOLUTAMENTE GROTESCA A QUE ESSE SENHOR INTITULADO “MINISTRO” E A SUA “PRIMEIRA DAMA” ESTÃO EXPONDO A TODOS NÓS QUE ESTAMOS ENVOLVIDOS NO BRASIL !!! ESSA FIGURA NÃO PODE FICAR NEM MIAS UM MINUTO NO CARGO !!!
Chega de aguentarmos todo esse tipo de coisa com reações bovinamente submissas .
Ou então ficaremos eternamente relegados a uma situação de atividade periférica por aqui ….
Aguardando sua reação ,
Abraço Indignado
……………………………………………….
Creio que essa coisa passou dos limites , devemos nos posicionar o que você acha ?
Grande Abraço do seu SEMPRE seguidor
Hélio Rheinfranck
É mesmo lamentável a que ridícula situação o turismo brasileiro foi levado.
Triste mesmo…
Luís Vabo
Vabo , Bom Dia ,
É uma pena retornar ao seu blog tão importante nessa situação ,mas creio que é necessário .
Permita-me replicar mensagem que acabo de mandar ao Edmar Bull :
Edmar , Bom Dia !!
Como não pretendemos transformar nossa agencia para o ramo de TURISMO SEXUAL , peço encarecidamente ( e vai em caixa alta ) :
VOCÊ DEVE COMEÇAR A BERRAR , E MUITO , AINDA HOJE MESMO , SOBRE O ESCÁRNIO , O RIDÍCULO , A SITUAÇÃO ABSOLUTAMENTE GROTESCA A QUE ESSE SENHOR INTITULADO “MINISTRO” E A SUA “PRIMEIRA DAMA” ESTÃO EXPONDO A TODOS NÓS QUE ESTAMOS ENVOLVIDOS NO BRASIL !!! ESSA FIGURA NÃO PODE FICAR NEM MIAS UM MINUTO NO CARGO !!!
Chega de aguentarmos todo esse tipo de coisa com reações bovinamente submissas .
Ou então ficaremos eternamente relegados a uma situação de atividade periférica por aqui ….
Aguardando sua reação ,
Abraço Indignado
……………………………………………….
Creio que essa coisa passou dos limites , devemos nos posicionar o que você acha ?
Grande Abraço do seu SEMPRE seguidor
Hélio Rheinfranck
É mesmo lamentável a que ridícula situação o turismo brasileiro foi levado.
Triste mesmo…
Luís Vabo