A ERA DA VELOCIDADE

“As empresas precisam encontrar alternativas e modelos disruptivos, estimulando, continuamente, a revisão de seus planos estratégicos e a busca pela estrutura societária mais adequada para suportar o crescimento futuro dos negócios”.

Esta frase icônica se adequa perfeitamente a qualquer estrutura societária, de qualquer empresa, de qualquer tamanho, de qualquer segmento econômico e consta do Fato Relevante que uma gigante do ecommerce brasileiro enviou à CVM na quarta-feira, 07/03/18, para esclarecer mudanças na sua presidência e conselho de administração.

Da mesma forma que as empresas precisam de agilidade para adequar sua estrutura societária à realidade de cada momento, o mesmo se aplica à estrutura organizacional, que também demanda mudanças e ajustes frequentes, para evitar a obsolescência precoce do poder executivo (aquele que realiza e produz) da companhia.

Aquilo que já foi chamado de uma empresa instável, que “vive trocando o organograma”, sem dar tempo para a equipe ajustar-se à nova realidade, hoje tornou-se uma empresa antenada, ágil e proativa, que antecipa movimentos do mercado e previne-se com antecedência, sobrevivendo aos picos e vales de uma economia errante, de um governo errado e uma classe política aberrante.

Esta tendência foi acompanhada por uma geração de profissionais mais versáteis, adaptáveis e dinâmicos, cuja formação acadêmica costuma ser a base inicial de sua carreira, capazes que são de desenvolver outras atividades e talentos e, tal e qual as empresas em que atuam, evoluir, crescer e seguir em frente, muitas vezes em direções que jamais imaginaram conquistar.

Nas idas e vindas desta reestruturação serial, alguns profissionais têm dificuldade para se readaptar, outros demonstram simples resistência (ou falta de resiliência) à mudança, alguns poucos simplesmente congelam, mas o fato é que são nesses frequentes e rápidos ajustes que costumam surgir incríveis oportunidades, para as empresas e para os profissionais que nasceram e vivem esta era da mais alta velocidade.

.

Published by

Luís Vabo

Entusiasta da inovação, do empreendedorismo e da alta performance, adepto da vida saudável, dos amigos e da família, obstinado, voluntário, esportista e apaixonado. Sócio-CEO Reserve Systems 📊 Sócio-fundador Solid Gestão 📈 Sócio-CFO MyView Drones 🚁 Sócio Link School of Business 🎓 Conselheiro Abracorp ✈️

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *