A Desinfoxicação do Mundo

Você também deve estar “infoxicado” e nem percebe. A quantidade de publicidade no mundo nos deixou incrédulos.

Lembra quando decidíamos o hotel das férias pelo folheto oferecido na agência? Parece que foi no século passado, não? O conteúdo gerado pelo usuário mudou a indústria do turismo nos últimos 15 anos. É a “sabedoria das multidões”, que não representa um ranking de qualidade, mas um índice de popularidade e satisfação.

Pois Stephen Kaufer, fundador do Tripadvisor, teve a idéia do site após se decepcionar com a distância entre a promessa e a entrega de alguns hotéis. Hoje são mais de 260 milhões de visitantes únicos por mês e mais de 100 milhões de opiniões sobre hotéis, restaurantes e destinos.

Os motivos para nossa “libertação” de informações são:

1) Confiança – discrepâncias entre as brochuras (ou o site) e os comentários dos hotéis não são mais desculpadas.

2) Mobilidade – o celular não é só para reservas de última hora. 94% dos viajantes usam o telefone para obter informações sobre as atividades locais, 75% para procurar restaurantes, e 80%, para pesquisar mapas.

3) Oportunidade – claro que foi aberto um espaço também para concorrentes, clientes insatisfeitos e inimigos pessoais despejarem seus comentários. Depois de uma fase de pavor, os hotéis estão aprendendo a lidar com isso, revertendo situações on-line e entendendo o amadurecimento dos seus clientes.

4) Internacionalização – se tornou vital que o hoteleiro entenda que o americano vai reclamar se o apto. for pequeno e que, esse mesmo fator não tem tanta importância para o europeu.

Published by

Gabriela Otto

Com mais 20 anos de hotelaria, Gabriela Otto já atuou nas redes Plaza, Caesar Park, Intercontinental, Sofitel Luxury Hotels e Worldhotels, sendo responsável, respectivamente, pela área de Vendas e Desenvolvimento na América Latina nas últimas duas. Atualmente, é proprietária da GO Consultoria, Presidente da HSMai Brasil, Professora da Educação Executiva da ESPM, Head de Fóruns da GoNext Governança e Sucessão, Embaixadora de Conteúdo da Equipotel, Board Member WTM Latin America, Leader Coach pela Soc.Bras. de Coaching, além de palestrante, blogueira e articulista. Instagram: https://www.instagram.com/gabrielaotto/ Linkedin: https://www.linkedin.com/in/gabrielaotto/ GO Consultoria: https://www.gabrielaotto.com.br/ HSMai Brasil: https://www.hsmaibrasil.org/

2 thoughts on “A Desinfoxicação do Mundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *