Você costuma ouvir essas frases no seu ambiente de trabalho?
- Aqui sempre foi assim.
- Mudar para quê?
- Meus clientes só querem preço.
- Em time que está ganhando não se mexe.
- Vou fazer do meu jeito.
- Já tentamos uma vez e não deu certo.
- Treinar? Para que treinar? Já sei tudo.
Se soou familiar, da próxima vez questione: “Se queremos resultados diferentes, melhores e maiores, como continuar fazendo sempre a mesma coisa?”
Os principais motivos que contribuem para a inércia são:
- Medo do novo (enfrentar o desconhecido gera ansiedade).
- Mudar dá trabalho
- Apego ao modelo antigo
- Acomodação a horizontes limitados
- Falta de paixão pelo que faz
- Impaciência e imediatismo
Geralmente, o que mais impulsiona a mudança no ser humano é o sofrimento. Portanto, no ambiente corporativo, é a perda de talentos, inovação da concorrência, baixa rentabilidade, perda de market share, etc.
Sabemos que adquirir um novo comportamento requer esforço, mesmo quando temos consciência que a mudança é necessária. Mas a hora é essa, pois não há mais espaço no mercado para essa inércia. Atitudes assim são prejudiciais não só para o profissional (pois deixa muitos com potencial estacionados no tempo), mas para toda a empresa.
Em um ano de incertezas, aproveite para sair (definitivamente) da zona de conforto:
- Fazer mais com menos é possível sim. Acredite, estude, ouse!
- Pare de reclamar dos intermediários, e utilize-os a seu favor, sem criar relação de dependência. Tome ‘as rédeas’ da sua comercialização.
- Faça um diagnóstico profundo e transparente das operações do seu hotel. Esteja aberto para ouvir as coisas boas e as ruins.
- Se você já deu todas as chances e aquele funcionário não alcança a performance esperada, demita.
- Ouça sua equipe. Faça uma pesquisa de clima e tome as medidas necessárias para melhorar o ambiente de trabalho imediatamente.
- Coloque metas para TUDO.
- Aprenda a dizer ‘não’.
- Pare de adiar as decisões difíceis.
- Planeje, mas não fique esperando o momento ideal para agir. Comece AGORA!
- Por fim, ‘não se acomode com o que te incomoda’.
Realmente Gabriela. Vejo muito o medo das mudanças em muitas pessoas que nos contatam na minha agência de inbound marketing, a Biziil (http://www.biziil.com). Nós propomos métodos diferentes de promover negócios. Métodos que não necessitam de grandes investimentos. No entanto, muita gente ainda fica ressabiada achando que é melhor não mudar o que já estão fazendo. Só que isso é muito mais prejudicial do que eles imaginam, pois fazer mais do mesmo não trás resultados diferentes. Mas ainda sim existem outros clientes, como o caso de um que gastava mais de 10 mil reais no Adwords e, com um trabalho de SEO, eles começaram a reduzir esse gasto e aumentaram seu faturamento em 17% desde janeiro de 2015. É só questão de pensar diferente e agir. Parabéns pelo texto.
Rafael, bem lembrado, SEO é um exemplo claro dessa inércia. E o mesmo acontece em várias outras áreas.
É preciso virar a chave, parar de pensar só no custo de fazer, mas também no custo de não fazer…
Abs,
[…] Travel Managers do presente começarem a planejar seu futuro. ============== Leia também: Não se acomode com o que te incomoda Apagão de talentos ou processo seletivo eficaz No que acreditamos… – VALORES para o […]