Trump e o Turismo em Orlando

O que muda? Essa é  a pergunta mais difícil a ser respondida no momento. O turismo é responsável por 10% do total das exportações dos Estados Unidos e grandes corporações e associações representativas do setor já se mobilizam em Washington, não só para manter conquistas alcançadas, mas encontrar os pontos chaves da nova administração que possam vir a beneficiar o setor.

Segundo Euromonitor, as políticas propostas contra imigração Mexicana e Muçulmanas, incluindo a visitação vinda desses países, podem custar aos Estados Unidos mais de 71 bilhões de dólares e 132 mil empregos anualmente. Está previsto que o México alcance os números do Canada em visitantes em 2016 e Orlando é um dos destinos preferidos no país. Outra reação antecipada vem do Reino Unido, aonde pesquisas mostram que 1/3 dos britânicos pensam em rever seus planos de viagem para terra do Tio Sam em função da eleição de Trump. Levando em conta que são 3 milhões de viajantes anuais, estamos falando de um milhão a menos de turistas. Orlando é também o destino número 1 para o Reino Unido.

Bob Iger - CEO WDW
Bob Iger – CEO WDW

Bob Iger, Ceo da Disney manda uma mensagem otimista, depois de mais um resultado positivo anunciado por sua companhia e espera continuar crescendo, mas em passos bem mais moderados.

Roger Dow, presidente da US Travel Association, espera que os republicanos tirem da gaveta o tão esperado projeto de investimento na infraestrutura de transporte do país, o que levaria a melhoria de aeroportos e estradas. Esse projeto vinha sendo evitado pelos republicanos durante a administração de Barack Obama.

Em relação a viagens para Cuba, para onde a Jet Blue começa a voar direto de Orlando em novembro e teve oposição de Trump, Trip Advisory (que tem permissão para operar em Cuba), tomou a posição de esperar para ver. Trip Advisory reforçou através de nota oficial que sua missão é de unir pessoas através do poder do turismo e viagens e que essa visão é independente de quem esteja na presidência. Já Norigean Cruise Lines acredita no fim do embargo e Marriott World Wide vai lutar para proteger seus interesses no País.

Hugo Burge - CEO Momondo
Hugo Burge – CEO Momondo

Com o voo direto de Orlando para Havana, várias oportunidades de pacotes combinados estão trazendo um outro perfil de viajante à cidade e mais turistas para região.

Para Hugo Burhe, Ceo do grupo Momondo, é preciso esperar para ver se a campanha isolacionista de Trump vai permanecer quando ele assumir a presidência, porém, mais que nunca é responsabilidade de todos continuar lutando por um mundo mais aberto. Se esse foco for mantido será muito difícil colocar o gênio da globalização de volta na garrafa.

Concluindo, todos estamos à espera do inesperado ou quem sabe, sejamos surpreendidos com o esperado. As instituições americanas continuam sólidas e foram construídas para proteger o país acima de tudo e todos.

Roger Dow - U.S. Travel Association
Roger Dow – U.S. Travel Association

Assim como as mensagens e opiniões de vários CEOs da indústria são de espera e otimismo, a minha segue a mesma linha. E se a pergunta que não quer calar vier à tona, e eu tiver que responder em que se baseia esse otimismo, aí vai a resposta:

Não há outro caminho e o negativismo além trazer muitos problemas nunca trouxe uma solução.

Em Nota: Embora Trump tenha vencido na Florida, o Condado de Orange votou massivamente em Hilary:

ORANGE COUNTY SUPERVISOR OF ELECTIONS
2016 GENERAL ELECTION
NOVEMBER 8, 2016

 

President and Vice President
247 of 247 Precincts Reporting Total Votes % Early Voting Vote By Mail Election Day
Donald J. Trump & Michael R. Pence (REP) 195156 35.38% 82824 55595 56737
Hillary Rodham Clinton & Timothy Michael Kaine (DEM) 329693 59.77% 161070 94355 74268

Uma semana cheia de otimismo a todos!

Direto de Orlando!,

Published by

Claudia Menezes

Vice-presidente da GoPegasus, companhia de transporte e receptivo na Florida desde 2001. Morando em Orlando desde 1996, é apaixonada pelo destino que cresce e se reinventa a cada dia.

4 thoughts on “Trump e o Turismo em Orlando

  1. Cláudia,
    Acho que Trump eh louco mas não eh burro.
    Ele sabe que os turistas são que movem a máquina financeira do país também.
    Acho que cão que muito ladra, não morde.
    Esperemos para ver o que acontece e quem sabe teremos uma boa suspresa?
    Bjo

    1. Ola Gel,

      Isso eh o que todos nos esperamos, O Presidente não tem todo o poder que as pessoas imaginam aqui nos Eua. Uma das maiores contribuições que se espera do Presidente Americano, eh sua posição como estadista. Nisso ele vai ter que trabalhar bastante, pois o governo era republicano já que eles controlavam as duas casas antes de Trump.

      Mas vamos esperar e torcer pelo melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *