Império dos sentidos

Quem esteve por aqui nas últimas semanas de 2015 pôde se deleitar com as delícias  oferecidas nos inúmeros mercados de Natal sobre os quais postei fotos anteriormente.Por toda Paris, uma profusão de odores, sabores e cores apelavam para os  sentidos dos transeuntes, convidando-os a tomar um vinho quente, comer uma especialidade local francesa ou ainda cheirar e tocar os inúmeros objetos expostos a fins comerciais.

Mas quem deixou para vir em 2016 não precisa se privar de tais prazeres, bem ao contrário! Há em Paris delicias convidativas em muitos lugares e isso, durante 365 dias ao ano.
Mesmo para quem já conhece a cidade, uma série de novos endereços merecem ser explorados. Especialmente na temporada de inverno, quando o friozinho incita a atividades internas

Museu do chocolate

Uma das mais deleitáveis visitas da cidade acontece no pouco conhecido Museu do Chocolate, situado no bairro 2 de Paris. Uma imensa coleção de artefatos e objetos antigos permite ao visitante uma completa descoberta da história do cacau através dos séculos e em diferentes continentes.
O encontro com um chefe chocolateiro e a degustação de diversos tipos de chocolates constituem o ponto alto (e mais gostoso) da visita. Um verdadeiro prazer para os olhos e o paladar.

A entrada para adultos custa 11€ e crianças 10€.

O museu organiza também ateliês em datas específicas ou sob demanda para grupos desejosos em aprender a confeccionar produtos a base de chocolate. 

Uma boutique na saída oferece a oportunidade de tomar um chocolate quente ou ainda comprar diferentes tipos de chocolates e uma profusão de produtos ligados ao saboroso artigo.

MUSEU DO PERFUME EM PARIS

Outro lugar de incontestável prazer é o Museu do Perfume, pertencente à empresa Fragonard.

Graças a uma rica e curiosa coleção de peças ligadas ao perfume e a toalete, assim como ao apoio de lindas fotos e imagens cinematográficas, o museu expõe a trajetória do perfume desde a antiguidade até os dias de hoje. 

A visita guiada em português é gratuita e deve ser obrigatoriamente reservada. Nela a guia do museu explica em detalhes os objetos e conta curiosidades sobre o perfume  e hábitos de higiene passados.

O agradável momento termina, no entanto, em uma boutique, o que pode intimidar o visitante. Porém nas imensas salas onde estão expostos produtos da casa Fragonard, a guia dá uma aula sobre fragrâncias florais, cítricas, amadeiradas, com direito a provas e perguntas. É o momento de festa para o olfato! Tudo acompanhado por um imenso sorriso e nenhuma pressão para que você compre algo. É vero que fica difícil não comprar nada depois de um atendimento tão impecável e tentador. Eu sou testemunha disso. Mesmo porque, considero a qualidade dos produtos de beleza Fragonard superior aos da conhecida Occitane e os preços mais accessíveis.

A família Fragonard recebe grupos de turistas em sua usina em Grasse no sul da França e no Museu do Perfume em Paris. Aos sábados pela manhã, o museu oferece cursos de confecção de perfume. Além disso, a casa Fragonard  atende a milhões de clientes em suas lojas espalhadas pelo Sul da França e nas 7 lojas situadas nos pontos mais nobres de Paris, tais como o Carrossel do Louvre, a Rua Saint Honoré, a região da Opera, no Marais assim como nos aeroportos.

Paris é o império dos sentidos porque além destes, há na cidade uma série de lugares para atiça-los como, por exemplo, o restaurante Dans le Noir?, onde o cardápio surpresa é servido completamente no breu; o Museu do Erotismo; o Museu do Vinho, entre outros endereços. Humm, bons temas para novos posts.

Boa semana querido leitor(a)

Published by

Silvia Helena

Após breves passagens pela Faculdade Metodista de São Bernardo e Belas Artes de São Paulo, aos 18 anos fui estudar no Canadá, onde vivi durante 23 anos. Lá me formei em História da Arte pela Universidade de Montréal, estudei turismo no Collège Lasalle de Montréal e no Institut de Tourisme et Hôtellerie du Québec. Comecei minha carreira na área trabalhando em Cuba. Durante os anos vividos no Canadá, entre outras coisas, fui guia de circuitos pela costa leste e abri minha primeira agência de receptivo para brasileiros. Há 18 anos um vento forte bateu nas velas da minha vida me conduzindo até França. Atualmente escrevo de Paris, onde vivo e trabalho dirigindo a empresa de receptivo, LA BELLE VIE.

3 thoughts on “Império dos sentidos

  1. Realmente a Fragonard possui perfumes maravilhosos, vale muito a pena conhecer e comprar os perfumes Diamond e Eclat, sem falar nos cremes maravilhosos! O legal do museu do chocolate, além da história são os cubos de chocolate que colocamos no leite quente e vira uma deliciosa bebida,um chocolate quente dos deuses! Post maravilhoso!

  2. […] Não que eu não goste do inverno, muito pelo contrário. Como gosto de lembrar aos friorentos, a cada ano esta temporada oferece inúmeras atividades únicas e excepcionais. Eu por exemplo, venho aproveitando os últimos momentos desta estação para dar continuidade a minha “turnê dos pequenos museus da capital” ou pelo que gosto de chamar “Império dos Sentidos”. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *