Infectado pela Covid-19, o presidente Macron trava uma nova batalha

O presidente françês, Emmanuel Macron testou positivo para a Covid-19.

E falando sobre Macron, aproveito para esclarecer uma questão. Certas pessoas que leram o texto A França de Pernas Para o Ar podem ter concluído precipitadamente que eu não aprovo a gestão de seu governo referente a pandemia. Será?

Que fique claro, se houvesse jeito bom para gerenciar esta situação não estaríamos falando de uma CRISE. Crise é sinônimo de dificuldade, apuro, ataque, acesso, carência, conflito, queda.

Na medicina, onde a palavra encontra sua origem, crise é : uma mudança brusca produzida no estado de um doente, causada pela luta entre o agente agressor e o mecanismo de defesa.

Nesta crise o planeta está doente e como cidadãos submissos contamos com nossos governos como primeiros soldados quanto mecanismos de defesas.

E uma coisa é certa! Não se pode criticar o governo Macron por inércia.

Lembrando que mesmo antes do Covid-19, pessoas tinham viroses por descuído, outras por fatalidade e outras ainda ficavam doente porque trabalhavam demais e o sistema se abalava. No caso do presidente françês as três possibilidades unidas são plausíveis.

Gestão de crise

Desde março, o governo françês criou incalculáveis dispositivos de auxílio para autônomos e salariados, garantiu empréstimos junto aos bancos para pequenas empresas, deu subsídios milionários para grandes empresas, negociou com a Europa verbas e empréstimos com condições financeiras favoráveis, confinou, criou um conselho científico, desconfinou paulatinamente, liberou geral, confinou de novo, criou dispositivos de controle e informação tais como o atestado derrogatório de saída ou o aplicativo anti-covid , criou (mais de uma vez) regras específicas para os asilos de idosos e as escolas, travou briga e discussões com os médicos e profissionais da saúde, com a Igreja, com os comerciantes, com os Islamistas radicais, com a imprensa e os jovens, enfrentou e enfrenta atualmente polêmicas e discórdias com a polícia nacional, com os proprietários de restaurantes, hoteleiros e com a toda a área da cultura.

E para cada medida impopular, cada polêmica e manifestação, o governo Macron reage publicamente, negocia com os representantes de classes e sindicatos quando possível, cede ou não e até mesmo ajusta certas medidas sanitárias.

Macron nas redes sociais- Brut- jornalismo on-line independente destinado aos jovens

um mundo de gregos e troianos

Há esquecidos, pessoas e empresas contempladas indevidamente, uns com verba demais outros com verba de menos. De fato, apesar da grande reatividade do governo da França, a “coisa” não está fácil para quase ninguém!

Enfim, pode-se criticar tudo, afinal cada ação tomada gerou satisfação de uns e insatisfação de outros.

No entanto, é necessário admitir que esse governo trabalha. E como! Macron não foi passear de jet-ski ou fazer churrasco com os amigos. O presidente não ignorou a ciência, não politizou questões medicinais, não ignorou ou minimizou a questão sanitária, nem as dores causadas pelas perdas de inúmeras vidas, não.

Sendo assim, independente da impopularidade do empirismo que nos impõe essa CRISE da Covid-19, o mínimo que se pode dizer é que governo Macron tem sido reativo, sério e engajado com seus objetivos. Doa a quem doer.

E além de todas as batalhas travadas por seu gabinete desde março, agora as notícias anunciam a contaminação de Emanuell Macron pela Covid 19.

Estou certa que ele vencerá essa luta também! No mais, que dizer além de desejar ao presidente que virou a França de Pernas para o Ar, assim como à todos contaminados PRONTAS MELHORAS?!

Published by

Silvia Helena

Após breves passagens pela Faculdade Metodista de São Bernardo e Belas Artes de São Paulo, aos 18 anos fui estudar no Canadá, onde vivi durante 23 anos. Lá me formei em História da Arte pela Universidade de Montréal, estudei turismo no Collège Lasalle de Montréal e no Institut de Tourisme et Hôtellerie du Québec. Comecei minha carreira na área trabalhando em Cuba. Durante os anos vividos no Canadá, entre outras coisas, fui guia de circuitos pela costa leste e abri minha primeira agência de receptivo para brasileiros. Há 18 anos um vento forte bateu nas velas da minha vida me conduzindo até França. Atualmente escrevo de Paris, onde vivo e trabalho dirigindo a empresa de receptivo, LA BELLE VIE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *