Verão 2021 em Paris e na França

Verão 2021 em Paris, ou, todas as atividades as quais não veremos este ano.

Paris e a pequena região onde se encontra a capital francesa a Ilê de France, sediam durante o verão milhares de manifestações artísticas e culturais.

Desde a Festa da Música, dia 21 de junho, até os dias do Patrimônio em setembro, passando por Paris Plage em julho e agosto e pelas comemorações do 14 de Julho, o calendário de atividades de lazer, de cultura e diversão está, mais uma vez, repleto em 2021.

Para dar um exemplo de quão variada e eclética está a programação segue uma pequena lista de alguns eventos e links para seus respectivos sites.

Verão em Paris- Atividades

Pelas manhãs a cidade ainda fica vazia
De junho à setembro, jovens preenchem o espaço com muita festa e animação nas margens do Rio Sena

Festival Paris l’été

Desde 1990, o festival Paris l’été oferece atividades ao ar livre em Paris e em uma dúzia de cidades da Île-de-France.

O evento oferece apresentações de dança, peças teatrais, espetáculos musicais e circenses próximos a monumentos, parques e às vezes até mesmo dentro da sua casa. No total são mais de 70 apresentações gratuitas ou pagantes em cerca de trinta localidades diferentes.

Acesse o site para conhecer o Festival Paris l’été ( Festival Paris no Verão)

Paris Jazz Festival

O evento que conta com a vanguarda do Jazz da cena parisiense e internacional recebeu em sua última temporada mais de 120.000 espectadores.

30 de junho a 8 de setembro

Concertos Gratuitos, entrada ao Parc Floral 2,50

Paris Jazz Festival – Festivals du Parc Floral

La Nuit aux Invalides

Este ano, mais uma vez, Les Invalides e Amaclio Productions propõem uma viagem no tempo em pleno coração do edifício. O espetáculo oferece uma noite inesquecível em comemoração ao bicentenário da morte de Napoleão.

De 07 julho 2021 ao 26 agosto2021

Hôtel national des Invalides – Esplanade des Invalides, Paris

Fête Nationale du 14 juillet

Desfile Militar tendo como maior destaque as apresentações das Forças Aéreas, Concerto e Fogos de Artifício na Torre Eiffel e (quase) todas cidades da França, Concertos musicais variados, enfim, dia de festa geral!

13 e 14 de julho 2021

Sem esquecer obviamente do famoso Baile dos Bombeiros

Le bal des Pompiers ou Baile dos Bombeiros

13 e 14 de julho nas casernas de Bombeiros do Pais

Paris et Ile-de-France – Paris et Île-de-France, Paris

Além da Semana da Alta-Costura ( Haute Couture Week), Ópera ao Ar Livre, os espetáculos do Théâtre de la Verdure du Jardin de Shakespeare, a exposição Napoleão na Villette  entre centenas de outras atividades.  

Museus

Seguindo as últimas medidas do governo, a maioria dos museus parisienses abriram suas portas novamente a partir do dia 19 de maio. Para garantir uma visita segura às suas exposições permanentes e temporárias, os locais culturais adaptaram suas normas e horários.

Com as novas condições “pós Covid19”  é aconselhável reservar entradas com antecedência; alguns museus impõem reservas on-line obrigatórias. O uso de uma máscara segue necessário para visitas.

Dentre as inúmeras exposições, o Atelier dês Lumières apresenta a obra de Gaudí em seu espetáculo de som, luz e música até 2 de janeiro 2022. Trata-se provavelmente do único espetáculo que verei, se a situação sanitária melhorar daqui até lá!

Verão em Paris 2021-Crise Sanitária

Sim, porque belezas à parte, a crise sanitária ainda continua. E mesmo estando vacinada, aguardo pacientemente a confirmação que o procedimento será eficaz contra as diversas variantes anunciadas pela imprensa recentemente: Delta, Epsilon, etc e tal.

As autoridades estão de olho em Paris, onde um leve aumento de casos já preocupa e preenche os telejornais.

A taxa de incidência da covid-19 ao longo dos últimos dias era de 54,2 casos por 100.000 habitantes em Paris, contra 49,8 nos Landes, o segundo departamento mais afetado pela epidemia no momento.

Esses níveis permanecem baixos em termos absolutos, mas colocam esses departamentos na linha de frente se uma possível quarta onda ocorresse.

Quarta onda já anunciada pela mídia. Assim como o temor de novas contaminações que tem obrigado alguns países a reforçar normas sanitárias de deslocamento (novamente).

Então, para a autora desse texto, muitas das atividades culturais do verão em Paris 2021 podem esperar.

2022 tem mais…

Esse ano vou aproveitar do verão para visitar a França, seu patrimônio e sua natureza. Adeus cidade grande, Au revoir Paris, França lá vamos nós.

Published by

Silvia Helena

Após breves passagens pela Faculdade Metodista de São Bernardo e Belas Artes de São Paulo, aos 18 anos fui estudar no Canadá, onde vivi durante 23 anos. Lá me formei em História da Arte pela Universidade de Montréal, estudei turismo no Collège Lasalle de Montréal e no Institut de Tourisme et Hôtellerie du Québec. Comecei minha carreira na área trabalhando em Cuba. Durante os anos vividos no Canadá, entre outras coisas, fui guia de circuitos pela costa leste e abri minha primeira agência de receptivo para brasileiros. Há 18 anos um vento forte bateu nas velas da minha vida me conduzindo até França. Atualmente escrevo de Paris, onde vivo e trabalho dirigindo a empresa de receptivo, LA BELLE VIE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *