Show must go on-Tournée das coxias

Neste momento de turbulências, fico aqui me perguntando como estão as coisas para você, os negócios, o astral, os prognósticos futuros? Desejando, obviamente que tudo esteja bem, pergunto-me como está sendo seu novo normal como agente de viagens.

Afinal, tenho consciência que fazemos parte de uma indústria fragilizada e estamos num momento de reconstrução. 

Por essas e outras razões, mais do que nunca, teremos que fortalecer nossos laços e trabalharmos em conjunto para nos destacarmos face aos desafios do mercado atual. Nesta cadeia formada por chefes de produtos e operadoras, agências e vendedores, receptivos e fornecedores que liga o cliente à sua viagem precisamos um dos outros.

O que me leva a compartilhar com você, querido leitor, como está o novo normal por aqui.

Tournée das coxias

Seguro Desemprego Parcial

Para evitar uma onda massiva de desemprego durante a pandemia o governo estabeleceu uma nova categoria de “seguro desemprego” atrelado às empresas contratantes. Neste dispositivo o salariado segue ligado à empresa, porém enquanto está inativo seu “salário” ou “alocação de seguro desemprego” é subvencionado pelo governo. O que significa que enquanto o colaborador está inativo ou parcialmente inativo a empresa recebe um subsídio. Este dispositivo tem mantido vários profissionais fora de seus cargos ou simplesmente trabalhando em tempo parcial (algumas vezes 2 dias durante a semana, algumas horas por dia, etc), resultando em tempos de espera muito maiores para obtenção de quaisquer respostas.

Para você ter uma ideia da extensão do seguro desemprego parcial: até minha cabeleireira não abre mais 5 dias por semana.  E no entanto sua clientela é francesa.

Mercados Russo e Chinês & aumento de preços

A bandeira da economia está a meio mastro e as empresas sob perfusão. Essa situação deve durar até o fim da guerra da Ucrânia, ou até o momento que os mercados Russo e Chinês possam voltar a visitar a França ou ainda até depois das eleições presidenciais. Vai saber…

O fato é que devido ao dispositivo de desemprego parcial, assim como a incerteza perante ao Covid-19, nada foi realizado em termos de valores e contratos durante dois anos.

Porém, uma coisa é certa, para quem voltou a funcionar, foi necessário ajustar seus preços, custos ou quadro de colaboradores em função das eventuais perdas. Em alguns casos, quem vem paga por aqueles que não vem.

Novo normal, novas contratações e penúria de profissionais

Com a crise do Covid, assistimos igualmente uma mudança radical no quadro de funcionários.

Pessoas com altos salários foram substituídas. Atrasando assim tomadas de certas decisões, tais como novos valores e funcionamento de diversas atrações. Outros colaboradores quando chamados a voltar ao trabalho após dois anos inativos, já tinham mudado seus planos de vida e não integraram suas antigas empresas. Uma leva de contratações em todos os patamares das companhias e necessidade de formação se fez presente e ocorrem neste momento.

Pérolas do Turismo

Vou exemplificar, relatando uma situação real.

Realizei uma solicitação hoteleira como segue:

1 quarto QDP, 1 quatro TPL, 2 quartos DBL, 1 quarto SGL

A resposta chegou 5 dias depois com a seguinte pergunta: Para quantos passageiros?

São tantos questionamentos óbvios e respostas inusitadas que dão vontade de escrever uma rúbrica com tantas pérolas do novo normal no turismo.

Ainda quanto as contratações, vemos penúria em algumas áreas, como no transporte. E quem diz penúria de mão de obra, diz aumento de preços.

A questão sanitária desapareceu da mídia, mas não de nossas vidas

Lembrando também que a pandemia não acabou e os quadros de funcionários das empresas são constantemente afetados por contaminações e licenças de saúde. Gerando demora nas respostas.

Impostos

Colocar a sociedade sob perfusão com auxílios financeiros foi gentil por parte do Estado, mas não foi gratuito. As contas estão chegando em forma de aumento de impostos e taxas administrativas.

Guerra na Ucrânia e mais aumento de preços

Com a ocorrência da guerra na Ucrânia assistimos a uma inflação jamais vista e aumentos de preços em todos os setores. Gasolina, gaz, alimentos… nada escapou.

Impacto no cotidiano

Consequentemente, em nosso ramo aqui na França, muitos contratos estão sendo restabelecidos e recebemos mudanças diariamente por parte de fornecedores. (novos preços, novos cardápios, novas modalidades de serviço). E quem diz mudanças, diz também compreensão das mesmas, traduções de descritivos, cálculo de margens, ajustes, reflexão…

E tudo isso toma tempo!

E eu com estou nisso tudo? Preocupada, é claro, mas não desesperada.  

Afinal, the show must go on. E o que melhor para espairecer que fazer uma viagem?

As pessoas nunca desejaram tanto viajar!  

O que prova que dentre tantas novidades é possível encontrar fatores positivos. Quer mais?

  • (já virou lema de vida) Tudo isso é transitório.
  • Muitos dos novos profissionais contratados são jovens dinâmicos e lidam com informática como nunca antes no mercado.
  • O euro e o dólar estão abaixando.
  • E para terminar, Paris inicia (mesmo se um pouco aos trancos e barrancos) seu novo normal com muitas novidades e coisas boas a contar.

Veja algumas das novidades na Agenda Cultural de Paris. E deixe nos comentários como está sendo a volta ao normal para você.

Published by

Silvia Helena

Após breves passagens pela Faculdade Metodista de São Bernardo e Belas Artes de São Paulo, aos 18 anos fui estudar no Canadá, onde vivi durante 23 anos. Lá me formei em História da Arte pela Universidade de Montréal, estudei turismo no Collège Lasalle de Montréal e no Institut de Tourisme et Hôtellerie du Québec. Comecei minha carreira na área trabalhando em Cuba. Durante os anos vividos no Canadá, entre outras coisas, fui guia de circuitos pela costa leste e abri minha primeira agência de receptivo para brasileiros. Há 18 anos um vento forte bateu nas velas da minha vida me conduzindo até França. Atualmente escrevo de Paris, onde vivo e trabalho dirigindo a empresa de receptivo, LA BELLE VIE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *