Paris, Torre Eiffel

Agenda Cultural de Paris

Fique por dentro do que acontece na cidade em 2022. Em “Agenda Cultural de Paris” você encontra programas para todos os gostos e bolsos : moda, música, gastronomia, exposições, amostras, festivais e até um pouco de “far niente”.

Março e abril Nos parques e jardins

Far niente admirando as flores. Março e abril são caracterizados pela chegada das cerejeiras, magnólias e tulipas na cidade.

Até maio em Paris – moda & Pintura

Yves Saint Laurent

“O evento” da moda de 2022 celebra o 60º aniversário do primeiro desfile de moda do estilista Yves Saint Laurent em seis museus parisienses: o Centre Pompidou, o Museu de Arte Moderne de Paris, o Museu do Louvre, o Museu d’Orsay, o Museu Nacional Picasso – Paris e o Museu Yves Saint Laurent – Paris. 

Até 15 de maio https://museeyslparis.com

James Mcneill Whistler (1834- 1903),

OBRAS-PRIMAS DA FRICK COLLECTION, NOVA YORK Emprestado pelo Museu de Arte da Frick Collection em Nova York, cerca de vinte ou mais obras pintadas pelo artista americano James McNeill Whistler estão em exibição em Paris para o prazer do público francês e internacional. 

8 de fevereiro a 8 de maio Musée d’Orsay www.musee-orsay.fr

Far niente nos parques da cidade. Maio é também o mês de chegada das rosas no Palais Royal e outros jardins da cidade

de Abril a julho – arte e arquitetura

GAUDÍ

Pela primeira vez na França em 50 anos, uma exposição traça a carreira do artista e arquiteto catalão, considerado um dos mestres da arte nouveau. 

12 de abril a 17 de julho Musée d’Orsay www.musee-orsay.fr

Far niente à beira d’agua. Com as temperaturas clementes os parisisenses retomas suas atividades esportivas e de lazer ao ar livre na Beira do Rio Sena

Maio – História & CULINÁRIA

Reabertura do Museu De Cluny – Museu Nacional da Idade Média Paris

O local reabre suas portas após importantes obras de modernização, incluindo restauração dos edifícios, melhorias na acessibilidade, nova sinalização e redesenho dos caminhos dos visitantes… Uma oportunidade única de descobrir uma das coleções medievais mais importantes do mundo. 

12 de maio Musée de Cluny – Musée national du Moyen Âge Paris www.musee-moyenage.fr

TASTE OF PARIS

Sob a construção de madeira e vidro assinada Jean-Michel Wilmotte, cerca de cinquenta grandes chefes parisienses revelam seus pratos exclusivos e competem com criatividade para seduzir os paladares mais exigentes. 

12 a 15 de Maio Grand Palais Éphémère https://paris.tastefestivals.com


Paris em Junho – Sustentável & IGUALITÁRIO

WE LOVE GREEN

Nós Amamos Verde Juliette Armanet, PNL, Orelsan, Angèle, Phoenix e muitos outros artistas vão agitar o palco deste festival comprometido com o desenvolvimento sustentável.

2-5 de Junho Bois de Vincennes www.welovegreen.fr

GAY PRIDE

A Marcha do Orgulho (anteriormente Orgulho Gay) é um dos três maiores eventos ao ar livre da cidade de Paris, juntamente com a Maratona de Paris e a Paris Techno Parade. É um evento festivo e político que deseja mudar mentalidades e alcançar a igualdade para todos. O movimento reúne mais de 90 organizações diferentes, incluindo associações contra a LGBTfobia, para prevenção e combate ao HIV/Aids, bem como organizações de direitos humanos e partidos políticos.

25 de junho 14h00 partida da Igreja de Pantin


ATÉ julho 2022 – MUSICAL

HIP-HOP 360

Esta exposição explora a história do hip hop na França e celebra a cultura urbana em todas as suas formas.

Até 24 de julho, a Filarmônica de Paris https://philharmoniedeparis.fr

Far niente ao por do sol. Com os dias quentes de julho, o Por do Sol as 10h00 da noite no Rio Sena é um espetáculo

Julho e Agosto- Compras 🛒

PARIS MON AMOUR

A icônica loja de departamentos da margem direita do Rio Sena declara seu amor pela capital francesa ao celebrar os talentos “Made in Paris”. Em destaque moda, design, cultura e gastronomia. Para a ocasião a loja oferece animações, exposições e ofertas especiais. 

Julho e Agosto Galeries Lafayette


Paris em Agosto -Rock and Roll

Rock en Seine

Este ano o festival de rock de verão parisiense retorna não por 3, mas 4 dias! A formação de estrelas principais inclui Stromae, Tame Impala, Rage Against the Machine e os Arctic Monkeys. 

25-28 de agosto Domaine nacional de Saint-Cloud. www.rockenseine.com


em setembro – Design, techno & BRASILEIRA

Paris Design Week

Criadores e artesãos se empossam de galerias de arte, instituições culturais, showrooms e hotéis da capital francesa para celebrar o design em toda a sua diversidade. 

Setembro Tout Paris www.maison-objet.com

TECHNO PARADE

O Techno Parade of Paris é um encontro de música eletrônica que recebe cerca de 400.000 pessoas por ano. Dezenas de carros alegóricos compõem o desfile e são seguidos por milhares de frequentadores de festivais nas ruas da capital. Data à ser estabelecida

LAVAGE DE LA MADELEINE

A maior festividade brasileira em Paris. Inspirada na Lavagem das escadarias do Senhor do Bonfim, de Salvador, adornada com flores e vestida de branco, a procissão bate o pavimento parisiense em um ambiente musical e bem-humorado para terminar seu percurso na Igreja da Madeleine onde é realizado um culto ecumênico. Músicos brasileiros e ile-de-France se unem para fazer a capital francesa pular e dançar.


Paris em Outubro-Balada noturna

Nuit Blanche

Em outubro, a arte contemporânea está sob os holofotes em Paris! Como parte do Nuit Blanche, a Cidade Luz conta com artistas atuais assim que o sol se põe. Para sua nova edição, um passeio noturno cheio de surpresas o espera nos quatro cantos da capital: obras monumentais, instalações leves, experiências sensoriais… À noite é uma criança.

Início de outubro em Paris – data não anunciada


Novembro em Paris-artesanato

PARISLOCAL

Com base no sucesso de sua 1ª edição, o evento que celebra a excelência e o know-how dos artesãos parisienses e Île-de-France, criadores e comerciantes está de volta, para o deleite dos visitantes e moradores. 

Meados de Novembro https://parislocal.parisinfo.com de Paris


Dezembro em Paris- é natal!

É mês de atividades natalinas. A cada ano a capital francesa se anima com mercadinhos, pistas de patinação, luzes e muitas decorações. Mas não somente Paris, toda a França se ilumina com a chegada das festas natalinas. Um dos meus momentos preferidos na França. Saiba mais 


Como você mesmo pode ver, atividades não faltam. (Como diria Rita Lee: agora só falta você!) E qual seria seu mês e atividade preferidos?

Published by

Silvia Helena

Após breves passagens pela Faculdade Metodista de São Bernardo e Belas Artes de São Paulo, aos 18 anos fui estudar no Canadá, onde vivi durante 23 anos. Lá me formei em História da Arte pela Universidade de Montréal, estudei turismo no Collège Lasalle de Montréal e no Institut de Tourisme et Hôtellerie du Québec. Comecei minha carreira na área trabalhando em Cuba. Durante os anos vividos no Canadá, entre outras coisas, fui guia de circuitos pela costa leste e abri minha primeira agência de receptivo para brasileiros. Há 18 anos um vento forte bateu nas velas da minha vida me conduzindo até França. Atualmente escrevo de Paris, onde vivo e trabalho dirigindo a empresa de receptivo, LA BELLE VIE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *