Crise energétIca na França

CRISE ENERGÉTICA OU O QUE O TURISTA NÃO VERÁ, MAS QUE VOCÊ PRECISA SABER

Se você está lendo este texto, existe uma grande chance que você trabalhe no ramo do turismo.

Então quero contar hoje para você, e também aqueles que não trabalham no turismo, como estão as “coisas” desse lado do Atlântico. “Coisas” que turistas que visitam a França felizmente não verão ou sentirão na pele, mas que estão acontecendo.  

“Coisas” que a pessoa que está “atras das cortinas”do espetáculo chamado viagem, aquele que é não somente o consultor, mas também o mais novo “Google Search” do seu cliente, aquele que informa, vende, acompanha e faz até mesmo o serviço pós venda precisa saber.  

Enquanto os dirigentes deste mundo brincam de War na Ucrânia estilo reality show sacrificando vidas de maneira selvagem ao invés de conversar como seres humanos racionais, o continente europeu se prepara para enfrentar as consequências dessa barbaria.

O aprovisionamento de combustíveis fosseis e carburantes para a Europa ficou completamente desestabilizado desde a invasão da Ucrânia pela Rússia. A sobriedade energética, que já vinha sendo promovida pelos ecologistas, agora virou palavra de ordem.

Sobriedade energética – medidas para passar pela crise

Macron convida empresários e a população a cortar despesas de eletricidade em até 10%

Para sanar a situação encadeada pela guerra na Ucrânia e o corte de aprovisionamento de gás Russo para a Europa, uma série de medidas têm sido adotadas :

Aumentos de preços: as faturas de eletricidade estão aumentando (o gerúndio virou moda aqui também, nada é estável, tudo está em andamento). Alguns prestadores de eletricidade já anunciaram aumentos de até 70% a seus clientes.  

Controle consumo residencial: Quando muitos franceses reclamaram dos novos contadores elétricos instalados nos últimos anos pelo estado foram chamados de “complôtistas”. Agora todo mundo está assombrado com do poder o estado em controlar, variar e até interromper a distribuição energética para seu lar caso você ultrapasse certo consumo diário. Temperatura máxima autorizada em residências 19°.

Cortes de eletricidade e comunicações móveis: todos os cidadãos podem sofrer cortes de eletricidade se a demanda se tornar maior que a oferta. Essa medida é parte do princípio do « délestage tournant » ou “derramamento de carga rotativa” evocado em 1º de setembro pela Primeira Ministra Elisabeth Borne. Esses cortes de energia (e, portanto, antenas de rede) se necessários afetarão certas áreas do país, alternadamente. Neste caso, serviços como hospitais, polícia ou administrações serão poupados.

Cortes serviços telefônicos: Operadoras de serviços celulares temem ser afetadas pelos cortes de energia e serem obrigadas a interromper seus serviços. Como parte do esforço para economisar , as operadoras telefônicas de celulares já começaram a colocar algumas frequências  em modo espera durante as noites. 

Empresas e o Estado devem diminuir gastos: apagar placas luminosas entre 1h e 6 da manhã, diminuir aquecimento durante horários de fechamento…Enfim, cada setor tem suas recomendações.

Muitas empresas estão optando por enviar seus funcionários de volta para o Home Office. A empresa diminui seus custos, o funcionário não gasta recursos energéticos em transporte.

O governo está investindo em soluções, fazendo campanhas e conta com a mobilização popular para que nenhuma situação emergencial ocorra. Veja o vídeo detalhado abaixo:

Você encontra mais detalhes sobre a crise energética na França no artigo do Le Figaro

A crise energética, o mal estado das usinas nucleares, o investimento e imposição musculosa do estado em favor de carros elétricos ou híbridos (gasolina-eletricidade) nos últimos anos, acentuam a impressão geral que a “coisa aqui”está no mínimo séria.

O impacto se traduz em aumentos substanciais de preços em bens de consumo básicos e menos básicos. Comer, se aquecer, se locomover, estão mais caros neste momento.

Não vou falar aqui das greves, (como a da Total e refinarias que já dura 12 dias ou sobre a greve dos controladores aéreos), manifestações ou movimentos sindicais. O que importa ao visitante se mais de 15% das estações de gasolina do país sofrem penúria do ouro negro?  

O Francês e Paris face à crise energética.

Junta-se a essa situação a penúria de mão de obra, a falta de certos colaboradores experientes nas empresas, a seca do verão e a má colheita…

Mas se o turista não verá nada disso, o que importa ao leitor a penúria de eletricidade, petróleo, gases propano e butano, de mostarda, de óleo ou de picles na terra da gastronomia?

Para quem vende ou visita o destino França isso não faz “quase” nenhuma diferença. O turista, felizmente, nunca vê nada disso. Nem durante a segunda guerra mundial a frenesi parisiense parou !  Mesmo porque, brasileiro já sabe que com crise ou sem crise a vida segue.

O que os olhos não VÊM o bolso sente

Chambord 215 000 mil euros de conta de eletricidade em 2022, o dobro do valor de 2021.
No entanto, os castelos do Vale do Loire manterão as iluminações de Natal, para evitar a perda de visitantes.

Porém, a única “coisa” que o vendedor e o visitante verão a partir desse outono europeu será o aumento substancial de preços* . Podemos ( a França) manter as boas aparências em tudo, mas na hora da nota, alguma diferença os agentes de viagens e os visitantes vão notar.


Nota *Aumento Substâncial de Preços -Inflação na França

Ao final de setembro de 2022, a inflação foi de 5,6%, discriminada da seguinte forma: ••• – Energia aumentou 17,8% – Alimentos aumentaram 9,9% – Serviços aumentaram 3,2% – Produtos manufaturados aumentaram 3,6% – O tabaco aumentou 0,3%

fonte (france-inflation.com)


Direto de Paris eleições 2022 em imagens

Que fique claro que esta postagem não é uma propaganda ou ato de proselitismo. Meu desejo é mostrar para você querido leitor como se passaram as eleições presidenciais 2022 em Paris.

Eu, pessoalmente, nunca fiquei tão feliz em esperar 4h00 em uma fila, sob nuvens cinzas e chuva, tendo comido somente um sanduíche porcaria e sonhando com um vendedor de hot-dog. Sim, apesar da longa espera para votar, eu estava feliz. Como é bom exercer seu direito democrático!

E como vocês podem ver nas imagens, os brasileiros que escolheram a terra que tem como lema liberdade, igualdade e fraternidade para viver também estavam felizes.

Longe das tensões e sem medo 77,5% dos eleitores votaram em Lula para presidente e 13,7% Bolsonaro. As roupas e acessórios vermelhos eram tendência entre a maioria dos eleitores que aguardaram horas para votar. No total, em Paris, 7.520 votaram no candidato do Partido dos Trabalhadores e 1.335 no atual presidente. Votos nulos e brancos somaram 161 (1,6%).

A contagem das eleições 2022 em Paris terminou por volta das vinte horas, hora local. Diga-se de passagem, meus amigos ficaram impressionados com a nossa tecnologia e rapidez.

Tendo isso dito, deixo vocês com as imagens:

link Short Eleições Presidencias Brasil 2022 Youtube

Direto da IFTM Top Resa

Direto da IFTM Top Resa-Enquanto no Brasil acontecia a ABAV, aqui em Paris entre os dias 20 e 22 de setembro 2022 acontecia a feira IFTM Top Resa, o mais importante encontro francês para profissionais do turismo.

Durante essa edição, mais de 200 expositores de diferentes destinos, operadoras, transportadoras e outras empresas de turismo representando 1700 marcas acolheram em torno de 35 000 visitantes para compartilhar suas últimas novidades e trocar ideais, apresentando as tendências no setor.

 IFTM Top Resa Quem estava presente

IFTM Top Resa é a feira múltipla que engloba turismo de lazer e negócios, turismo para grupos, assim como FIT e Mice.

Para apresentar uma oferta heterogenia de empresas e marcas a feira foi dividida em 11 aldeias e 9 áreas expositivas:

● La Destination France:
a área reunia os atores da indústria turística francesa em todos os mercados (Lazer, Negócios, MICE e Grupo).
● A Vila das Operadoras de Turismo:
Cerca de 60 operadoras de turismo francesas estavam presentes na feira.
● A Vila dos Cruzeiros: Em um cenário com atmosfera marítima, empresas de cruzeiro, mar e rio apresentavam sua oferta para destinos variados.
● A Vila Start-Up: Criada em parceria com o Welcome City Lab, esta vila com aproximadamente 40 Start Ups foi o polo dedicado à inovação e ao futuro do turismo na feira.
● A Tech Zone: esta vila reuniu todos os “players techno” do evento.
● O Business Club: zona dedicada à operadores de viagens de negócios e viagens Mice,  grandes redes de agências de viagens, companhias aéreas, TMC (Travel Management Companies), redes de hotéis ou locadoras de veículos.
● A Vila dos Influenciadores:
um lugar para trocas de ideias, onde expositores encontravam influenciadores e a partir das 17 horas acontecia um cocktail para promover o bate papo entre convidados.
●  Le Village des Parcs: expositores presentes todos os anos na feira, os parques temáticos tinham como alvo quatro viagens de lazer, viagens de negócios, MICE e turismo em grupo.
● The Coach Village: Em parceria com a FNTV, esta vila acolhia transportadores terrestres no interior da “aldeia ou vila ” Destino França e estava organizada em torno de um grande espaço de co-working.

O Village Montanha localizado na área do Destino França, a aldeia da Montanha reunia hotéis, restaurantes, empresas de aluguel de áreas de esqui e estações de esqui.

● Áreas Geográficas: África, Américas, Ásia & Pacífico, Caribe, Europa & Mediterrâneo, Oriente Médio, Oceano Índico, Generalistas, Parceiros

Zonas de conferências

Uma programação intensa de conferências e muitos espaços dedicados a reuniões favoreceram as trocas de ideias sobre 8 temas selecionados pelos organizadores: Atratividade, Viagens de Negócios, Digital, Turismo e Economia Sustentáveis, Evolução de Mercado, destino França, MICE e Atualidades.

O Metaverso, o papel das redes sociais, turismo inclusivo, eco mobilidade foram alguns dos temas tratados.  

IFTM Top Resa – Quem não estava presente?

Eu fui convidada pela IFTM Top Resa, com apoio da cadeia hoteleira Originals, Human Hotels & Resorts e do Oficio de Turismo da Normandia para participar da programação de Hosted Byers e pude verificar quão dinâmica e animada estava a feira e seus participantes.

Para minha grande surpresa o Brasil não estava presente. Ué, o mercado francês não é um mercado importante para o Brasil?

De fato, o destino Brasil optou por uma iniciativa conjunta da Embratur e empresas privadas e fez um evento de apresentação seguido de cocktail e jantar com menu francês no chiquérrimo e emblemático florão da hotelaria francesa Le Maurice dia 14 de setembro. Diga-se de passagem: segundo uma participante que encontrei na feira, o evento foi julgado um “pouco” ostentatório, mas os participantes ficaram todos muito felizes em comer no Le Maurice.  

Felizmente para nosso turismo internacional Visit Rio e o Estado do Ceará estavam presentes no evento.   

No Village France, a Borgonha também resolveu não estar presente e promover um evento na Torre Eiffel na sala Gustave Eiffel na noite do 20 de setembro.  Como eu tinha um convite para um encontro com os responsáveis pelo Oficio de Turismo da Normandia na mesma noite, dei uma passadinha por lá rapidinho e não fiquei para encher a cara e degustar da excelente gastronomia borgonha.  Saudei fornecedores, fiz excelentes contatos e fui.

Tendências

Um mundo novo, pós Covid, apresenta novas possibilidades e trás questionamentos. De maneira geral, os participantes da Top Resa pareciam muito felizes em poder mostrar “os atributos de seus destinos e produtos” novamente e medir a temperatura do mercado. Ninguém se dizia particularmente satisfeito de seus resultados, mas, apesar dos pesares demonstrávamos todos (expositores e visitantes) grandes esperanças.

Na “aldeia” França os fornecedores se mostravam felizes com os resultados junto ao mercado francês, mas dizem esperar um aumento da clientela estrangeira.

A presença massiva de Ofícios de Turismo e prestadores de serviço de inúmeras regiões francesas apresentando atividades ligadas ao enoturismo e a natureza tais como trekking, passeios de bicicleta, equitação reforçam a tendência de turismo ecológico e sustentável.

Dentre os Ofícios de Turismo Francês se destacavam:

  • A região Normandia, mostrando que além do Monte Saint-Michel, o norte da França oferece destinos religiosos como Lisieux, as praias do desembarque, paisagens de tirar o fôlego como as falésias de Etretat, lugares propicios para equitação, caminhadas e descoberta da natureza;
  • A região do Vale do Loire com uma oferta extremamente elaborada, unindo castelos, enologia, agricultura local, e mobilidade incluindo bicicletas, barcos e helicópteros;
  • A região da Aquitaine, que além de Bordeaux e suas zonas produtoras de vinho mostrou que suas praias, dunas e cultura local tem muito à oferecer aos visitantes.

Entre os muitos fornecedores franceses presentes na IFTM Top Resa uma ideia parecia fazer unanimidade: a vontade de tirar o turista de Paris e ter a oportunidade mostrar o que a França tem de melhor!