Fortalecer a prateleira de serviços

Depois da divulgação dos resultados de vendas das agências associadas Abracorp, em 28 de janeiro, cada um de nós deve ter analisado as planilhas com realismo, senso crítico e atenção aos sinais suscitados pelos números. Mais que o resultado em si e o peso dos valores absolutos, o balanço traduz efeitos da retração econômica no formato e no volume de viagens corporativas, com impacto sensível na movimentação aérea. Se a retração das vendas totais das agências associadas Abracorp em 2015 foi de 2,3% em relação a 2014, temos de prestar atenção para o necessário ajuste às tendências detectadas.
Uma delas chama a atenção. No agrupamento de seis atividades denominado ‘Outros Serviços’, na referida pesquisa de vendas da Abracorp, o faturamento geral cresceu 11,9%. Saltou de R$ 905.294.156 para R$ 1.013.085.750. Todas apresentaram resultado positivo – exceto Transfers, que caiu 11%. Os percentuais de crescimento das outras cinco atividades foram verificados em Eventos (5,7%); Cruzeiros (16,6%); Seguro Viagem (15,4%); Pacotes (37%); e Demais Serviços (13%). 
Diante desse quadro, tudo indica que as agências associadas Abracorp vão engrossar suas apostas no mercado promissor do segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions). Com a alta do dólar, os destinos nacionais passam a ter papel preponderante para a alavancagem de viagens domésticas. Existe boa infraestrutura em capitais e cidades de porte fora do eixo Rio-São Paulo, para a realização de eventos pequenos, médios ou grandes. Fortaleza é um dos destaques nesse contexto, em que as agências associadas Abracorp tem um amplo espaço para ampliar portfólio e conquistar novos mercados.
O turismo de negócios tem peso indiscutível para a economia das cidades que se prepararam para isso. Gera aumento na ocupação dos hotéis, alavanca o comércio, impulsiona bares, restaurantes e o mercado de entretenimento. Vemos crescer os investimentos em centros de convenções para a realização de feiras, congressos, entre outros. Quando realizados em períodos de baixa temporada, são eventos que contribuem para manter aquecido o setor hoteleiro. E nós, as 30 agências de viagens corporativas Abracorp, temos de nos preparar mais e mais para oferecer os melhores produtos ao cliente, nas melhores condições possíveis

Rubens Schwartzmann.

 

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