Depois da divulgação dos resultados de vendas das agências associadas Abracorp, em 28 de janeiro, cada um de nós deve ter analisado as planilhas com realismo, senso crítico e atenção aos sinais suscitados pelos números. Mais que o resultado em si e o peso dos valores absolutos, o balanço traduz efeitos da retração econômica no formato e no volume de viagens corporativas, com impacto sensível na movimentação aérea. Se a retração das vendas totais das agências associadas Abracorp em 2015 foi de 2,3% em relação a 2014, temos de prestar atenção para o necessário ajuste às tendências detectadas.
Uma delas chama a atenção. No agrupamento de seis atividades denominado ‘Outros Serviços’, na referida pesquisa de vendas da Abracorp, o faturamento geral cresceu 11,9%. Saltou de R$ 905.294.156 para R$ 1.013.085.750. Todas apresentaram resultado positivo – exceto Transfers, que caiu 11%. Os percentuais de crescimento das outras cinco atividades foram verificados em Eventos (5,7%); Cruzeiros (16,6%); Seguro Viagem (15,4%); Pacotes (37%); e Demais Serviços (13%).
Diante desse quadro, tudo indica que as agências associadas Abracorp vão engrossar suas apostas no mercado promissor do segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions). Com a alta do dólar, os destinos nacionais passam a ter papel preponderante para a alavancagem de viagens domésticas. Existe boa infraestrutura em capitais e cidades de porte fora do eixo Rio-São Paulo, para a realização de eventos pequenos, médios ou grandes. Fortaleza é um dos destaques nesse contexto, em que as agências associadas Abracorp tem um amplo espaço para ampliar portfólio e conquistar novos mercados.
O turismo de negócios tem peso indiscutível para a economia das cidades que se prepararam para isso. Gera aumento na ocupação dos hotéis, alavanca o comércio, impulsiona bares, restaurantes e o mercado de entretenimento. Vemos crescer os investimentos em centros de convenções para a realização de feiras, congressos, entre outros. Quando realizados em períodos de baixa temporada, são eventos que contribuem para manter aquecido o setor hoteleiro. E nós, as 30 agências de viagens corporativas Abracorp, temos de nos preparar mais e mais para oferecer os melhores produtos ao cliente, nas melhores condições possíveis
Rubens Schwartzmann.
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