Hilton São Paulo Morumbi

Hilton Morumbi tem novo compromisso com sustentabilidade

O Hilton São Paulo Morumbi é um dos meus hotéis de grandes redes favoritos na capital paulista. Quartos bastante confortáveis, amplos (e charmosos) espaços públicos, serviço super afinado. Tem vistas lindas da cidade, inclusive a partir da espetacular piscina do penúltimo andar, e agora o Hilton Morumbi tem novo compromisso com sustentabilidade – e programação especial para a Páscoa!

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

Cada vez que me hospedo ali é sempre uma hospedagem redondinha, agradável, sem estresses de nenhum tipo. O buffet de café da manhã é excelente e, nos dias de tempo firme, tomar café no pátio exterior ao restaurante principal é uma delícia. O Caffé Cino, anexo ao lobby, é também excelente ponto para eventuais reuniões de trabalho ou mesmo hotel office.

Estive hospedada pr ali mais uma vez neste começo de 2023 e cada estadia está ficando mais interessante: o Hilton São Paulo Morumbi, comprometido a aumentar investimentos em impacto social e compensar a emissão de carbono, passa agora a participar do programa “Mais é Mais”, projeto da Hilton presente em diferentes hotéis da rede no Caribe e América Latina que beneficia grupos. E, para quem se hospedar neste próximo final de semana, a hospedagem será literalmente mais gostosa, já que o hotel criou uma programação especial de Páscoa.

LEIA TAMBÉM: Serandipians confirma crescimento global do turismo de luxo

.

Hilton São Paulo Morumbi
Hilton São Paulo Morumbi. Foto: Divulgação

.

HILTON MORUMBI TEM NOVO COMPROMISSO COM SUSTENTABILIDADE: O que é o programa “Mais é Mais” da Hilton Hotels

O programa “Mais é Mais” prevê que, ao reservar um grupo de acomodações em qualquer propriedade participante, o cliente ou empresa em questão pode triplicar o impacto positivo do seu evento com compensação das emissões de carbono segundo monitoramento da plataforma Lightstay; doação financeira para uma organização sem fins lucrativos da comunidade local, à escolha do contratante; e benefícios em alimentos e bebidas, entretenimento ou experiências de bem-estar para os participantes do grupo.

A doação financeira para ONGs será equivalente a 3% da receita do grupo e pode ser direcionada para a ONG Gerando Falcões ou para a ONG Mais Unidos. E, como benefícios, os grupos podem escolher entre welcome drinks, degustação de cafés com barista, música ao vivo ou aulas de alongamento, dentre outras opções.

As opções do Mais é Mais para estadias no Hilton São Paulo Morumbi são válidas para novos grupos com reservas efetuadas até 31 de dezembro de 2023 e realizadas até 30 de dezembro de 2024.

VEJA AQUI informações sobre disponibilidade e valores do Hilton São Paulo Morumbi

LEIA TAMBÉM: Hotelaria precisa ser mais sustentável e inclusiva

.

.

Programação especial de Páscoa para a família toda

Para hóspedes e visitantes que estiverem no Hilton São Paulo Morumbi neste próximo final de semana, o hotel criou uma programação especial para o feriado de Páscoa, pensando sobretudo em celebrações familiares. Durante o feriado prolongado, o Espaço Kids terá programação infantil especial durante todos os dias e o hotel oferecerá diversas outras atividades para curtir em família ou com amigos.

As atividades especiais acontecem deste esta sexta-feira santa até o domingo e inclui churrasco de frutos do mar (R$170 por pessoa), música ao vivo, happy hour, buffet de feijoada com open bar (R$160 por pessoa), workshop de ovinhos de Páscoa, degustação de espumantes harmonizados com chocolate, Happy Sunset na piscina com DJ, até as 21 e brunch especial de Páscoa (R$260 por pessoa). As refeições são todas abertas também para não hóspedes, mediante reserva.

LEIA TAMBÉM: Como é se hospedar no Hilton São Paulo Morumbi

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

.

Acompanhe o Hotel Inspectors também no Instagram @HotelInspectors, no facebook @HotelInspectorsBlog e no Twitter @InspectorsHotel.

.

.

Saint James Paris

Duas pérolas Relais Chateaux em Paris

Com um portfólio de mais de 550 hotéis em 63 países, a Relais & Châteaux se estabeleceu internacionalmente como uma das principais marcas hoteleiras do mercado de luxo. As charmosas propriedades desta associação de hoteleiros, chefs e donos de restaurantes podem ser encontradas dos vinhedos de Napa Valley às ilhas Seychelles. Sou fã de muitas delas, inclusive, da Espanha à Córsega. E neste março tive o prazer de conhecer duas pérolas Relais&Chateaux em Paris.

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

O Saint James Paris e o Relais Christine são duas adoráveis propriedades na capital francesa – que não poderiam ser mais diferentes entre si. Ainda assim, se assemelham no alto padrão de serviços, na discrição e na alma verdadeiramente parisiense. No texto de hoje, conto detalhes da linda hospedagem nos dois hotéis neste março.

LEIA MAIS: Virtuoso divulga novas tendências de viagem para 2023

.

.

Uma jóia chamada Saint James Paris

Parte castelo, parte propriedade familiar, o Saint James Paris é o único hotel-château e uma verdadeira jóia da hotelaria parisiense. Com arquitetura primorosa e impecáveis jardins mantidos por Xavier de Chirac, essa propriedade irretocável do portfólio Relais&Chateaux é talvez a mais discreta da capital francesa: ocupa uma mansão do século XVIII na elegante Rive Droite, bem no arrondissement mais exclusivo de Paris, o 16ème.

A localização, completamente alheia às muvucas turísticas da cidade, é um verdadeiro trunfo: é ali, com arredores genuinamente residenciais, de parisienses sendo parisienses dia e noite, que o pequeno castelo foi totalmente redesenhado por Laura Gonzalez para se adaptar aos desejos do viajante de luxo do século XXI. Mas vale saber: quando a gente quer dar um tempo no sossego, a Champs-Elysées, o Arco do Triunfo e o Trocadéro estão a apenas uma caminhada de distância.

A propriedade mantém também o Bellefeuille, o restaurante com uma estrela Michelin do chef Julien Dumas, e mais de 400 metros quadrados de um charmoso spa Guerlain. O café da manhã à la carte é conciso, mas um dos mais saborosos e caprichados, servido no próprio Bellefeuille. E tem ainda um delicioso bar-biblioteca, terraços e gazebos deliciosos.

LEIA TAMBÉM: A hospitalidade em alto mar dos cruzeiros Azamara

.

São apenas 22 quartos e 26 suítes, todos eles planejados como quartos de hóspedes do castelo, cada um com seu layout e decoração únicos, mesclando com maestria toques art déco e contemporâneos, padrões geométricos com flores, veludos com parquets. Com muito espaço. excelente equipe de governança e amenidades Guerlain, é claro.

Cápsulas de café, chás e água filtrada servida em adoráveis garrafas de vidro antigas são gratuitos para todos os hóspedes. E possuem também algumas das melhores “good night amenities” da cidade, de frutos secos cobertos de chocolate Esprit Gourmand a tabletes e bombons Angelina.

O Saint James Paris traz novidades nesta primavera europeia: acabou de lançar novos apartamentos em uma villa separada, localizada quase ao lado da propriedade. Os hóspedes deste novo espaço têm acesso a todos os serviços do Saint James Paris.

Seja no hotel ou na nova villa, uma delícia amanhecer todos os dias longe da muvuca turística, em um bairro majoritariamente residencial, desfrutando de instalações e serviços compatíveis com um hotel palácio – mas com tarifas muito mais amigáveis.

LEIA TAMBÉM: Esqui nos Alpes: ainda dá tempo!

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

.

.

O charme discreto do Relais Christine

Para quem faz questão de se hospedar no frisson dos bairros mais turísticos de Paris, o charmoso Relais Christine é uma verdadeira residência parisiense – e um pequeno oásis de tranquilidade, instalado em uma ruela de Saint-Germain. Dali, bastam cinco minutos de caminhada para chegar à Pont Neuf, por exemplo, ou a alguns dos cafés mais famosos da cidade.

Como uma elegante casa de família, o Relais Christine também foi repaginado por completo pela decoradora Laura Gonzalez e também fez parceria com a Guerlain para seu spa, charmosamente instalado no subsolo, com ares de cave, com direito a abóbadas do século XIII. O ótimo serviço de concierge já estabelece contato com o hóspede antes mesmo da chegada ao hotel e o check in é convenientemente feito de maneira virtual.

São apenas 48 quartos e suítes, cada um com decoração e layout exclusivos – mas todos com muitas antiguidades, veludos e banheiros em mármore Carrara. Alguns deles têm charmosas janelas-balcão e todos contam com amenidades Diptyque, água, café e chá cortesia.

Como não possui restaurante, o café da manhã – em estilo buffet – é servido nos diferentes pequenos salões que compõem o lobby-lounge da propriedade, no térreo. É ali também que fica um bem simpático honesty bar: cada hóspede se serve do que quer, quando quer, anota o consumo em uma ficha do local e faz os acertos correspondentes no check out. Um baita achado no coração de Paris.

Clique aqui para conferir valores e disponibilidade em ambas propriedades parisienses.

.

Saint James Paris
Um dos carros da Blacklane utilizados nos transfers em Paris. Foto: Mari Campos

.

Dicas para Paris

Nesta estadia em Paris, usei mais uma vez os excelentes serviços de transporte da Blacklane para os trajetos entre hotel e aeroporto e também para o deslocamento entre os hotéis. A Blacklane oferece serviços de transfers executivos (tanto para viajantes quanto consultores e agências de viagem) em carros luxuosos e muito confortáveis, com motoristas super profissionais e pontuais (e facilmente acessíveis via Whatsapp), sem qualquer stress ou cobrança extra nas viagens – mesmo que os trajetos levem muito mais tempo que o previsto. Recomendo muito.

Também usei, como sempre, o chip internacional da O Meu Chip durante toda a viagem. Uso esse chip em todas as minhas viagens internacionais (há opções para o mundo inteiro) e o cupom MARICAMPOS dá pelo menos 15% de desconto em qualquer chip da marca Troco o chip ainda no avião (há opções de chip físico e eSIM, à escolha do cliente), assim já pouso literalmente conectada. E tenho internet ilimitada disponível durante toda a viagem, além de minutos para chamadas telefônicas, se quiser. Dá para espiar os chips e valores neste link aqui.

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

.

Acompanhe o Hotel Inspectors também no Instagram @HotelInspectors, no facebook @HotelInspectorsBlog e no Twitter @InspectorsHotel.

.

.

Azamara Pursuit

A hospitalidade em alto mar dos cruzeiros AZAMARA

Sou e sempre fui fã de cruzeiros de pequeno e médio porte. Cada nova oportunidade de viajar por alguma região do planeta por via marítima me agrada profundamente, seja conhecendo destinos pela primeira vez ou revisitando destinos queridos. E cada chance de conhecer novos navios e novas armadoras também me é extremamente prazeroso. Em fevereiro último, pude finalmente conhecer a hospitalidade em alto mar dos cruzeiros Azamara, navegando em um de seus quatro navios: o Azamara Pursuit.

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

Foi com o Azamara Pursuit que naveguei por 16 dias em um itinerário Buenos Aires-Buenos Aires, visitando destinos da Argentina, Uruguai e, majoritariamente, Brasil. A Azamara Cruises é uma operadora de cruzeiros upscale bastante informais, que tem navios de médio porte, para cerca de 700 passageiros (neste meu cruzeiro éramos exatamente 639 viajantes a bordo).

Seus navios são mais antigos, construídos ainda na década de 1990. Mas são bastante confortáveis em geral, com alta proporção de staff por hóspede e com boa relação espaço por passageiro. A companhia é famosa também por sempre incluir pernoites em alguns portos de escala de suas viagens e por suas “AzAmazing Evenings”, um grande evento externo em um dos destinos do cruzeiro (um por viagem) para o qual todos os passageiros são convidados. 

Na minha viagem, um cruzeiro cuja grande estrela era uma longa escala de 3 dias no Rio de Janeiro em pleno Carnaval, a Azamazing Evening foi um excelente espetáculo sobre a história do Carnaval no belo Teatro Solís, em Montevidéu, numa deliciosa noite de verão.

LEIA TAMBÉM: Novos cruzeiros de luxo e ultra luxo em 2023

.

.

Azamara: cruzeiros upscale com ótimas inclusões

A Azamara Cruises tem roteiros por quase todo o mundo, anualmente tem navios viajando pela América do Sul e é representada no Brasil pela R11 Travel. No começo da pandemia, a armadora foi vendida pelo Royal Caribbean Group para a Sycamore Partners. Seus outros navios são Azamara Quest, Azamara Journey e Azamara Onward.

A armadora, distante tanto dos cruzeiros de luxo quanto dos cruzeiros de massa, foca muito num nicho de passageiros que costumam ser viajantes frequentes e preferem cruzeiros em navios menores, ambiente bastante informal e com maior foco nos destinos visitados – e majoritariamente over 60s.

Suas escalas costumam ser bastante longas, mesmo quando não incluem pernoite, com o navio chegando cedo e frequentemente partindo apenas no comecinho da noite. No meu itinerário tivemos um pernoite em Montevidéu e dois no Rio, e escalas também em Santos, Ilhabela, Paraty, Búzios e Punta del Este.

Os cruzeiros upscale da Azamara não operam com tudo incluído nem se assemelham aos cruzeiros de alto luxo do mercado; mas todas as suas saídas têm algumas inclusões importantes, que dão bom balanço à relação custoXbenefício de seus itinerários. Seus navios possuem cabines internas, externas, externas com varanda e algumas suítes mais completas. Em todas elas, há banheiro privativo, quarto e uma pequena saleta com poltrona, mesinha e área de trabalho.

As cabines em geral são enxutas, com o básico, e com banheiros bastante pequenos. Então é altamente recomendável reservar uma cabine com varanda, o que faz bastante diferença na sensação de espaço ao longo da viagem. As varandas são simpáticas, com mesa e um par de cadeiras, excelentes para café da manhã e outras refeições in-room.

Não há minibar (mas o camareiro consegue agua com e sem gas e refrigerantes, se o passageiro pedir) nem facilidades de café/chá nas cabines; e somente as suítes mais luxuosas têm serviço de mordomo.

LEIA TAMBÉM: Virtuoso divulga novas tendências de viagem para 2023

.

.

Destaque para a gastronomia

Estão incluídas todas as refeições à bordo, exceto as realizadas nos chamados “restaurantes de especialidades” (Aqualina e Prime C, um italiano e uma steakhouse, que cobram US$35 de taxa de reserva por passageiro, por refeição). Não há noites formais a bordo e o código de vestimentas, mesmo para o jantar, é extremamente casual.

As inclusões se limitam a um restaurante formal à la carte, o Discoveries, cujo menu muda todo jantar; um grill à beira da piscina, o The Patio, cujo menu é sempre o mesmo e tem apenas pratos rápidos e sanduíches; e um restaurante buffet, o Windows Cafe, que tem parte do menu modificada a cada refeição.

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

O Discoveries abre para café da manhã e jantar à la carte, o The Patio abre para almoço e jantar com apenas snacks e pratos rápidos, e o Windows Café abre para café, almoço e jantar com buffet temático. Há ainda um gostoso e providencial café – o Mosaic Café – que serve o dia todo espressos, lattes, capuccinos e petiscos doces e salgados no deck 5, aproveitando o entorno da escadaria que leva à recepção. E o The Living Room também tem um micro buffet de “bites” praticamente o dia todo.

Há um providencial serviço de quarto incluído, disponível 24h por dia. Mas vale saber que o serviço de toalha de mesa no room service estranhamente funciona apenas para o café da manhã; no almoço e no jantar não é entregue nem jogo americano para a refeição.

A hora do jantar é quando encontramos o serviço mais caprichado a bordo, tanto no restaurante principal quanto, principalmente, nos restaurantes de especialidades. Os jantares foram todos realmente muito bons, há boa oferta de opções vegetarianas e o restaurante principal tem alguns pratos que estão disponíveis todas as noites, inclusive escargots.

Importante saber que o restaurante principal, Discoveries, é sempre bastante cheio e disputado (e às vezes um tanto barulhento) no jantar. Como não existem turnos para o jantar e funciona em sistema first come, first served, toda noite costuma ter filas bastante grandes em parte do horário – o ideal é ir logo que abre ou já mais próximo do final do horário de admissão. Já os dois restaurantes de especialidades, que trabalham obrigatoriamente com reservas prévias com hora marcada, encontrei sempre bastante tranquilos, pouco cheios e silenciosos.

LEIA TAMBÉM: Cruzeiros mais longos andam fazendo mais sucesso

.

.

Vários ambientes pensados para a socialização

Há diferentes bares a bordo (o Spirits, no deck 5, é de longe o melhor de todos eles, inclusive com os melhores bartenders), um pequeno mas satisfatório menu de room service gratuito e disponível durante todo o dia, e o menu de café da manhã na cabine é bastante completo e variado.

Estão incluídas para todos os passageiros, em qualquer tipo de cabine, diferentes bebidas durante as refeições e também ao longo do dia todo, mas limitadas a tipos e rótulos específicos de vinhos (8), espumante (1), destilados (9), coquetéis (20), cervejas (5), refrigerantes, água com e sem gás e cafés. As gorjetas estão sempre incluídas. 

Para o entretenimento, a clássica Trivia acontece todos os dias, mas não há cassino a bordo. O Cabaret Lounge recebe em algumas noites performances musicais e em outras vira cinema. Há uma pequena piscina com duas jacuzzis ao ar livre no deck 9, com uma grande área de solário. O navio conta também com academia e spa próprio, com tratamentos e serviços cobrados à parte, mediante agendamento. Eventuais jogos de bingo e degustações de vinhos, uísques etc são sempre cobrados à parte.

À noite, há diferentes ambientes com música ao vivo e todos os itinerários contam com uma White Night Party, um evento realizado no deck da piscina para apresentação da tripulação aos passageiros. É sugerido que todos usem branco, há banda ao vivo e um buffet especial para quem quiser jantar ali, al fresco.

Wifi, tours, transfers e quaisquer outros serviços são todos cobrados à parte. No entanto, há uma lavanderia self-service no Deck 7, de uso liberado e bastante bem-vinda (e disputada). O wifi a bordo é razoável, mas tem um custo alto: US$29.95 por dia (avulso) ou US$19,95 por dia para quem comprar o pacote para todos os dias da viagem.

Crianças são bem-vindas a bordo e havia algumas delas na minha viagem, sim; mas vale saber que não há kids club nem qualquer tipo de programação especial para elas.

Para embarcar em um cruzeiro da Azamara Cruises, é obrigatório estar 100% vacinado contra a Covid-19; além desse, não existem outros protocolos especiais a bordo e nem passageiros nem tripulantes utilizam máscaras em nenhum momento. Na minha viagem, o valor por passageiro com todas as inclusões acima descritas era a partir de US$2.990,00.

LEIA MAIS sobre hospitalidade em alto mar.

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

.

.

Acompanhe o Hotel Inspectors também no Instagram @HotelInspectors, no facebook @HotelInspectorsBlog e no Twitter @InspectorsHotel.

.

LK Design Hotel Florianópolis

A Florianópolis cheia de estilo do LK Design Hotel

Florianópolis passou por melhorias bastante interessantes nos últimos anos. O centro ganhou revitalizações significativas e surgiram novos e deliciosos espaços gastronômicos, como o Armazém Rita Maria e o Top Market Floripa. A rota gastronômica também se desenvolveu mais, a ponte Hercílio Luz reabriu restaurada (inclusive para pedestres e ciclistas), a Beira-Mar Norte ficou mais gostosa. E, além de tudo isso, é preciso destacar também a Florianópolis cheia de estilo do LK Design Hotel, uma propriedade hoteleira sem similar na cidade.

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

Localizado no ponto mais nobre da Avenida Beira-Mar Norte, o LK Design Hotel levou um novo padrão de hotelaria para a capital catarinense, completamente focado em estilo, conforto e altos padrões de serviço. O mais novo hotel de Florianópolis está não apenas cativando turistas de diferentes perfis como se integrando rapidamente ao dia-a-dia de moradores, que frequentemente tomam o espaço em seu restaurante e delicioso café-bar no lobby.

LEIA TAMBÉM: Como essências estão melhorando a experiência em hospitalidade

.

.

Florianópolis sempre à vista no LK Design Hotel

Com acomodações espaçosas e minimalistas, e que fazem excelente uso das vistas para a cidade ou a orla, com janelas de vidro que vão do chão ao teto, o LK Design Hotel oferece ainda enxovais Trousseau, amenidades L’Occitane, havaianas como chinelinhos de quarto e água cortesia em abundância. Os únicos downsides dos quartos são o fato das janelas não abrirem para ventilação externa e a ampla utilização de plásticos de uso único. 

Em algumas das categorias de quartos há também roupões e máquina Nespresso, com cápsulas cortesia, como prega a boa hospitalidade internacional. Há algumas suítes planejadas para estadias de famílias mais numerosas e/ou com crianças e ainda quatro suítes signature, com vistas ainda mais amplas para o mar, que foram assinadas pelo arquiteto Roberto Migotto.

Clique aqui para informações sobre valores e disponibilidade do LK Design Hotel

Dos 168 quartos às 5 salas de eventos, a decoração segue linha minimalista que privilegia matérias-primas e talentos nacionais, fazendo excelente uso da iluminação natural, sempre com o ambiente externo à vista. O café da manhã está sempre incluído nas diárias (e é aberto também para não hóspedes), com algumas simpáticas opções à la carte (ovos, avocado toast, tapiocas etc) disponíveis para completar o amplo buffet oferecido.

O adorável café-bar do lobby do LK Design Hotel, talvez o mais acolhedor espaço de toda a propriedade, também oferece, além da ampla carta de cafés, drinks e petiscos, “shots” saudáveis cortesia (como golden milk, por exemplo) para o hóspede começar bem o dia. 

LEIA TAMBÉM: Virtuoso divulga novas tendências de viagem para 2023

.

.

Gastronomia e serviços sempre afinados

O café da manhã é servido diariamente no restaurante Osli, sob comando do chef Felipe Silva. Vale a pena, estando ou não hospedado no hotel, se planejar para almoçar ou jantar ali também. O ambiente interno é bastante charmoso, há uma gostosa varanda ao ar livre e o menu é realmente muito bom, com destaque para os deliciosos pratos de burrata e polvo. Destaque também para o ótimo serviço de sommelier na casa. 

LEIA TAMBÉM: O novo boom do bleisure

A Florianópolis cheia de estilo do LK Design Hotel oferece ainda academia de alta performance com paredes de vidro (também com vista panorâmica para a cidade), e um disputado rooftop com bar, lounge e piscina no último andar – tudo com vista panorâmica para a cidade e o mar, é claro. O rooftop é bom de visitar seja manhã, tarde ou noite; mas especialmente bonito durante o por do sol.

Com inconfundível (e excelente!) fragrância criada especialmente para seus ambientes, o hotel é pet friendly e tem uma ótima equipe de concierges (incluindo um membro Clef d’or!) que é craque em sugerir programas e conseguir reservas especiais para os hóspedes, acertadamente disponíveis também por Whatsapp. 

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

.

.

Acompanhe o Hotel Inspectors também no Instagram @HotelInspectors, no facebook @HotelInspectorsBlog e no Twitter @InspectorsHotel.

.

.

Como essências estão melhorando a experiência em hospitalidade

Entrei no LK Design Hotel, em Florianópolis, na semana passada, e de cara exclamei: “nossa, mas que cheiro bom!”. De máscara e tudo, o perfume ambiente do lobby me chamou a atenção imediatamente. E cada vez que regressei ao hotel nos dias seguintes isso me trazia uma deliciosa sensação de familiaridade e aconchego. Afinal, todos temos memórias poderosas ligadas ao nosso olfato. E é muito legal testemunhar nestes últimos anos como os usos de essências estão melhorando a experiência em hospitalidade em geral.

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

Basta sentir um cheiro, um perfume para nos lembrarmos de alguém ou nos vermos momentaneamente transportados para outra época ou outro lugar. Odores desempenham papel importantíssimo na nossa opinião final sobre lugares, compras e experiências de todo tipo. Hotéis e pousadas nos mais diversos destinos, de grandes redes a pequenas propriedades independentes, perceberam o quanto os aromas podem potencializar a estadia de seus hóspedes – ou mesmo a simples visita de viajantes a seus restaurantes, bares e demais espaços públicos.

Seguindo os mesmos preceitos já adotados por grandes marcas de luxo – do consumo e da hotelaria também -, agora cada vez mais propriedades brasileiras estão investindo de maneira significativa na criação de memórias olfativas com parte importante da experiência de hospedagem. E, em muitos casos, com essências próprias que os hóspedes podem levar para casa.

LEIA TAMBÉM: O novo boom do bleisure

.

.

Os avanços do marketing olfativo na hotelaria

Desenvolver uma identidade olfativa correta – ou seja, eficaz – pode levar vários e vários meses de trabalho e pesquisa minuciosa. Seja para inspirar energia, relaxamento ou evocar aromas de verão, as essências ambientes criadas especialmente para hotéis e pousadas passaram a se preocupar em criar aromas personalizados para estreitar laços com seus hóspedes.

A ciência explica como os usos de essências estão melhorando a experiência em hospitalidade: as informações olfativas vão do nariz às áreas corticais, sendo capazes de despertar emoções e memórias mesmo sem nossa consciência. Sim, podemos ser influenciados por aromas específicos – positiva ou negativamente – e nem sequer perceber. É cientificamente comprovado que o ser humano responde aos aromas de forma bastante emocional.

Uma pesquisa realizada pela Universidade Rockefeller em Nova York concluiu que o ser humano é capaz de se lembrar de cerca de 35% dos odores que sente. Mas essa porcentagem cai para apenas 5% para a memória visual, e impressionantes 2% para a memória auditiva.

Estudos realizados pelo setor de consumo na Alemanha constataram que uma fragância é capaz de aumentar em mais de 15% o tempo de permanência de uma pessoa num mesmo local. Mais que isso: tem 15% mais influência sobre as decisões de compra no local.

Ganha cada vez mais espaço o marketing olfativo na hotelaria: a escolha do aroma perfeito, que seja realmente capaz de representar a propriedade – ou a marca -, tornar a experiência do cliente ainda melhor e mais confortável, estreitar o vínculo emocional entre viajante e hotel, e trazer boas lembranças quando, no futuro, ele sentir o mesmo perfume.

LEIA TAMBÉM: Tendências do turismo de luxo para 2023

.

.

Levando um pouquinho das férias para casa

Para os hotéis, as decisões geralmente se baseiam no que gostariam que os hóspedes sentissem ao entrar no ambiente – mas também procuram sempre relacionar essas sensações com o destino no qual estão inseridos, seja uma floresta ou uma grande cidade.

No Japão não é de hoje que diferentes companhias aéreas investem no marketing olfativo, e muitos de seus hotéis também historicamente tiveram essa preocupação. Na hotelaria de luxo, os hotéis palácio parisienses são craques nisso há muito tempo também. A rede Mandarin Oriental também sempre foi muito bem sucedida em desenvolver aromas bem específicos para seus spas.

Nas grandes redes, a Westin foi a primeira bandeira a ter um perfume exclusivo para seus hotéis, misturando chá branco, baunilha e madeira de cedro. A W Hotels depois criou também o seu, com flor de limão, louro e chá verde.

No sul do Brasil, a rede Casa Hotéis criou diferentes aromas para cada uma de suas propriedades, instaladas em Gramado e Cambará do Sul. E batizaram cada uma com nomes bem sugestivos: a Essência do Encontro, para os afetuosos espaços comuns da Casa da Montanha e do Petit Casa da Montanha; A Essência do Singular, para o belo Hotel Wood Gramado; e a Essência do Sublime para seu adorável Parador Cambará do Sul. Mais que isso: desenvolveram uma quarta essência, a Essência do Aconchego, para ser usada em todas as acomodações do grupo.

No caso do LK Design Hotel, o mais novo de Florianópolis, instalado em plena avenida Beira-Mar Norte, é inegável a influência do próprio litoral no aroma criado pela casa. Levei a essência para casa e fiz questão de deixar um pouquinho do litoral catarinense na minha sala de estar já na minha chegada.

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

LEIA TAMBÉM: As inaugurações hoteleiras mais esperadas de 2023

.

.

Acompanhe o Hotel Inspectors também no Instagram @HotelInspectors, no facebook @HotelInspectorsBlog e no Twitter @InspectorsHotel.

.

.