WTTC: 11 MOMENTOS DISRUPTIVOS NA HISTÓRIA DA VIAGEM E TURISMO

A história do turismo é realmente fascinante, particularmente, eu me perco muitas vezes analisando como essa cadeia se formou e se transformou ao longo do tempo. Para essa metamorfose existir, várias influências vindas de outras áreas acabaram afetando o mercado em si. Diversas pessoas ou ideias foram aplicadas de forma errada, já outras deram tão certo que hoje nem lembramos que um dia elas não existiam.

Acho que foi essa minha inquietação que fez com que eu me empolgasse tanto com um infográfico que vi no blog do World Travel & Tourism Council. Intitulado “11 Disruptive Moments in Travel and Tourism History”, ele traz diversos acontecimentos que realmente foram determinantes para o nosso mercado. São fatos que vão desde a criação das turbinas de avião, que fizeram com que as distâncias ficassem cada vez mais curtas, até a primeira vez que um pacote turístico foi vendido. Enfim, é muito importante que você leia o infográfico, apesar de ele estar somente em inglês, tenho certeza que não vai se arrepender.

Para não fugir muito da proposta da coluna Mindset, eu separei alguns casos apontados no infográfico que são ligados ao universo do Marketing e Branding. Vou colocá-los abaixo e discorrer sobre essas ideias:

1926 – O Guia Michelin começa a premiar os estabelecimentos com estrelas

Lançado em meados dos anos 1900 e existente até hoje, o guia, que começou mostrando os melhores hotéis e restaurantes de determinadas regiões é considerado um dos primeiros materiais de Branded Content. O material foi uma estratégia da empresa Michelin, que queria incentivar seus clientes a usarem mais o transporte via automóvel e, consequentemente, gastarem seus pneus. Atualmente, a publicação é referência para quem procura estabelecimentos com qualidade reconhecida, e tudo isso começou a ser evidenciado a partir de 1926, quando o guia passou a premiar os estabelecimentos com estrelas, que vão de uma até cinco.

1950 – Horizon Hollidays vende o primeiro pacote de férias

Atualmente os pacotes em agências são uma estratégia de venda que não nos imaginamos sem. Essa modalidade, hoje tão necessária, está inserida a tanto tempo em nossas negociações que, creio eu, quase ninguém se pergunta como tudo isso começou. Mas, pode não parecer, um dia ela não existia.

A primeira empresa a fazer isso foi a Horizon Hollidays, do Reino Unido. O primeiro pacote vendido começava com um voo fretado de Londres para a Córsega – e alojamento em tendas em uma praia – a Horizon criou o pacote de férias com tudo incluído. Inicialmente voltado para a classe média inglesa, os pacotes causaram um boom nos anos seguintes, especialmente no sul da Espanha.

Enfim, quis tirar esse dois pontos, pois creio que eles se encaixam bem nas estratégias de Marketing e Branding que sempre falamos aqui na coluna Mindset. No vídeo abaixo eu discorro um pouco mais sobre o tema e faço um desafio para o trade. É só dar o play.

Published by

Gustavo Ellero

Gustavo Ellero é Jornalista, especialista em Branded Content pela ESPM e acumula experiências em Marketing, Branding e Empreendedorismo. Fundou sua primeira empresa no ramo da comunicação em 2009, atualmente é co-fundador da INSANE Estratégia e Comunicação e co-fundador do portal de turismo Mochilaí. Em 2015, foi eleito o melhor profissional de conteúdo e o mais votado do Prêmio ABC da Comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *