PODE VENDER PELO WHATSAPP? DEVE, MAS COM CUIDADO!

Desde sua criação, em 2009, o Whatsapp tem sido uma importante ferramenta de comunicação para os brasileiros, que viram no aplicativo, também considerado uma rede social, uma alternativa para se comunicar, principalmente, sem custos adicionais. Além do Brasil, o app é extremamente popular na Índia e Indonésia, já nos EUA, por exemplo, país de origem da marca, ele quase não é conhecido.

Enfim, mas curiosidades a parte, meu intuito é falar sobre a utilização do aplicativo para vendas. O que acabou surgindo quase que naturalmente, ao longo da popularização da ferramenta de comunicação. Tornando-se essencial para muitos empreendedores, afinal, o app é gratuito, tornando o investimento baixo, limitando-se custos de equipe e serviços para qualificar sua utilização.

Para tentar ser mais prático, não vou basear meu discurso em motivos para você utilizar a ferramenta, mas dicas de como fazer da forma certa, afinal, como o próprio título já diz “Pode vender pelo whatsapp? Deve, mas com cuidado!”, pois se fizer errado pode trazer grande ônus ao seu negócio.

1 – Utilize um número profissional
Misturar questões pessoais com profissionais nunca deu muito certo (apesar que eu falar isso é um pouco contraditório, já que sou casado com minha sócia), mas quando falamos da utilização do Whatssapp, é importante ter um número/chip somente para sua atuação profissional, pois vai minimizar erros em envio de mensagem e confusão na hora de dar lido na conversa com o cliente ou no grupo da família.

2 – Lista de transmissão
A forma de comunicação mais recomendada é a utilização das listas de transmissão, pois permite que você converse unitariamente com o seu público. Muitos microempreendedores acabam fazendo uso de grupos, mas não são indicados pelo fato de os usuários facilmente perderem o foco da conversa e sua empresa ficar em segundo plano.

3 – Conteúdo que seja relevante
Além de falar sobre os seu produtos ou serviços é muito importante criar algumas jornadas de conversa que ofereçam informações interessantes para as pessoas envolvidas, sempre voltada para a sua área de atuação. É importante lembrar, nada de ficar mandando corrente, “bom dia” isolado, “feliz dia das mães” para quem não é mãe, entre outros.

4 – Segmentar a lista de transmissão
Calma, se você nem entendeu direito o que é uma lista de transmissão, não se desespere com esse tópico. quando digo que deve-se segmentar, que dizer que você precisa criar mais de uma lista, com pessoas que sejam do mesmo grupo. Por exemplo: clientes ativos, clientes inativos, pessoas que demonstraram interesse e não compraram e por aí vai.

5 – Whatsapp integrado com outros pontos de comunicação
Não adianta nada você ativar um canal via “Whats” se você não informar em seus outros pontos de comunicação que ele está funcionando, portanto, como toda eu já falei em outros artigos, os pontos de contato da sua empresa precisam ser convergentes, eles devem conversar entre si e se complementarem.

Além desses toques que acabei de dar, no vídeo abaixo eu falo sobre o que não fazer. O que pode arruinar a utilização do Whatsapp como seu ponto de comunicação. Vamos lá, é só dar o play.

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Gustavo Ellero

Gustavo Ellero é Jornalista, especialista em Branded Content pela ESPM e acumula experiências em Marketing, Branding e Empreendedorismo. Fundou sua primeira empresa no ramo da comunicação em 2009, atualmente é co-fundador da INSANE Estratégia e Comunicação e co-fundador do portal de turismo Mochilaí. Em 2015, foi eleito o melhor profissional de conteúdo e o mais votado do Prêmio ABC da Comunicação.

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