Como engajar meu time em torno de um propósito?

Em meu último texto, abordei muito o tema causa e, consequentemente, qual é o propósito que move uma marca. E, falar de propósito tem se tornado cada vez mais necessário hoje em dia, afinal, mais que uma forma de diferenciar seu negócio no mercado e impactar seu consumidor, é o que move a instituição em torno de algo que vai muito além do serviço ou produto que oferece e do “frio” resultado comercial e financeiro.

Porém, o propósito não deve ser visto somente como uma construção colocada em um slide de apresentação ou um post que vai para a rede social. Ele deve refletir o espírito da instituição, o que move, a cada dia, não só seus fundadores ou líderes, mas toda a equipe. Afinal, uma empresa é feita de pessoas, portanto para ter uma marca pulsante, deve-se ter um time que realmente acredita e vive essa diretriz.

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Mas, isso não é fácil, então vou colocar alguns pontos que acho relevantes para engajar o time em torno de um propósito.

  • Transparência: o propósito da marca precisa ser verdadeiro, pois da mesma forma que seu consumidor não acredita em empresas mentirosas, sua equipe não vai “levantar a bandeira” de algo que eles sabem que não condiz com a realidade.
  • Comunicação: toda pessoa precisa entender e se identificar com o contexto social no qual está inserida a instituição em que participa, para que sua atuação faça sentido.
  • Inspiração: os líderes precisam ser os primeiros agentes mobilizadores de um time. Se a liderança é falha, o time é falho. Portanto, é extremamente necessário que quem está à frente da equipe, seja inspiracional e leve o propósito na “ponta da lança”.
  • Colaboração: um time precisa ser colaborativo, e isso se aplica a todo seu universo e cadeia, portanto, condutas individualistas não devem ser toleradas. E isso se aplica à fixação do seu propósito, pois ele deve ser feito e disseminado de forma colaborativa por todo o time.

Além disso, ações de “contaminação” (que são atividades de impacto) devem ser realizadas com todos na organização, assim como a manutenção dos valores,  atributos e propósito da marca.

Seguindo a conduta acima, tenho certeza que você terá um time que vai sempre acreditar naquilo que a marca prega e busca, pois mais do que uma imposição, estamos falando de um reconhecimento. Assim que as pessoas se reconhecem no propósito, a estadia delas na empresa passa a fazer todo o sentido para suas vidas e isso é realmente sensacional. Mas, faço mais uma vez um alerta importante: a transparência precisa ser levada ao extremo, afinal não existe engajamento dentro de mentiras.

Espero que tenham gostado do tema de hoje, vamos continuar nossa conversa. Deixem um comentário ou entrem em contato. Até a próxima.

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Gustavo Ellero

Gustavo Ellero é Jornalista, especialista em Branded Content pela ESPM e acumula experiências em Marketing, Branding e Empreendedorismo. Fundou sua primeira empresa no ramo da comunicação em 2009, atualmente é co-fundador da INSANE Estratégia e Comunicação e co-fundador do portal de turismo Mochilaí. Em 2015, foi eleito o melhor profissional de conteúdo e o mais votado do Prêmio ABC da Comunicação.

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